Congresso Sucesu 2022: Como a Transformação Digital e Comportamental impacta aceleração do ESG

Salvador, 2810/2022 – Após dois anos sem edições presenciais, o Congresso SUCESU Bahia 2022 inciou o primeiro dia de atividades, na terça-feira, 26 de outubro, com aproximadamente 650 congressistas ocupando todos os espaços de interação do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, para aprimorar conhecimentos sobre ESG: Tecnologias para Uma Sociedade Mais Sustentável.

Na palestra de abertura, o especialista em Transformação Digital e Inovação, ex-diretor do Tinder para a América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal, Andrea Iorio, trouxe elementos para pensar sobre Interconectividade e Efeitos de Rede, Real Time, Big Data, Exponencialidade e Inteligência Artificial, dentro da temática: Como a Transformação Digital Pode Acelerar o ESG.

“A tecnologia é um grande facilitador em frentes diversas. É preciso entender que ESG é um impactante do negócio, não apenas um assunto de tecnologia, mas um grande meio para uma transformação mais profunda. As pessoas estão cada vez mais empoderadas e não esperam nada menos do que a verdade. Portanto, as empresas precisam inovar rumo à personalização da jornada do cliente e uma transformação comportamental. Em um contexto mais amplo, a somatória de micro ações em ESG pode impactar globalmente com o envolvimento de países chave na implantação de um protocolo de redução de emissões de carbono, por exemplo”, contextualizou Iorio.

Pessoas hiperconectadas x Exponencialidade

Vamos imaginar como seria se cada interação humana fosse avaliada em tempo real, onde a cada nota dada você recebe outra, ao interagir com pessoas ou organizações. A narrativa pode parecer enredo de ficção, mas, na verdade já vivemos esse cenário na atualidade, no qual o poder de escolha está nas mãos das pessoas, com cada vez mais acesso a informação, hiperconectadas, geradoras de conteúdo e dados que analisados e sequenciados em algoritmos pautam decisões para o desenvolvimento de organizações mais humanas, que buscam fazer a diferença na sociedade.

“Quando olhamos para dados percebemos que quanto mais dados temos sobre nossa relação com o cliente, melhores decisões de sustentabilidade vamos tomar. As pessoas estão cada vez mais propensas a gastar com produtos sustentáveis. ESG não é uma jogada de marketing, mas traz impactos positivos para todos”, explica o especialista.

Estudo realizado pela IBM Institute for Business Value aponta que 40% dos consumidores avalia que os fatores de impacto ambiental são mais importantes do que custo, conforto e conveniência não apenas no momento de escolher uma marca, mas também no processo de escolha de um novo emprego e o meio de transporte.

Total Experience

O Congresso contou com duas mesas redondas no primeiro dia. O diretor de Engenharia de Software do Mercado Livre para América Latina, Thiago Oliveira, o CIO da Defensoria Pública da Bahia, Thales Almeida e o CIO da Le Biscuit, Rodrigo Spillere trouxeram suas experiências no varejo e na justiça cidadã por meio da temática: Total Experience + Inteligência Artificial e Machine Learning.

“Sem histórico de dados não tem como criar algoritmo, nem mensurar satisfação do cliente. Então, estamos falando de ESG, mas no fundo falamos de pessoas, de gerar a melhor experiência para o usuário”, pontuou Oliveira.

O presidente da SUCESU Bahia, Yuri Araújo reafirmou a atualidade do tema ESG no presente contexto organizacional.

“Quando se fala em um programa de sustentabilidade usando os pilares de meio ambiente, governança e social, lidamos com ações que podem ou não ser suportadas por projetos de tecnologia. O objetivo do Congresso é fazer a relação entre os dois temas: ESG e Tecnologia da Informação, como os projetos de TI dão suporte à implementação desses programas e os impactos nos projetos de tecnologia. Hoje entendemos que ESG é um diferencial de mercado, mas em um futuro próximo talvez seja um requisito obrigatório nas empresas”, ressaltou Araújo.

Leia Também:

Congresso SUCESU 2022: Positivo Tecnologia investe em desenvolvimento sustentável e nos segmentos corporativo e governamental

VS DATA participa pela primeira vez do Congresso SUCESU trazendo o conceito Data Fabric

Congresso SUCESU 2022: TeleData apresenta soluções sustentáveis alinhadas às práticas de ESG

Últimas notícias