TÜV Rheinland oferece testes e certificação para dispositivos domésticos inteligentes

Salvador, 11/12/2022 – A TÜV Rheinland agora oferece testes e certificação para dispositivos domésticos inteligentes de acordo com o padrão de conectividade MATTER, desenvolvido pela CSA (Connectivity Standards Alliance). MATTER é o primeiro protocolo global que define um padrão único para conectar dispositivos e sistemas compatíveis entre si, possibilitando que a casa inteligente seja mais segura, confiável e fácil de usar.

“Os usuários querem ter dispositivos com uma operação intuitiva e que ofereçam o máximo de funcionalidade e desempenho”, diz Lourens Koopmans, especialista sênior em tecnologias sem fio da TÜV Rheinland. “Além disso, os aparelhos não devem funcionar apenas em uma rede específica, eles precisam se comunicar com os principais ecossistemas, de forma a que o consumidor possa escolher entre uma variedade maior de marcas”.

Melhores produtos graças a padrões únicos internacionais

Como resultado, os desenvolvedores indicam que os produtos certificados pela MATTER apresentam melhor conectividade e interoperabilidade – independentemente da marca ou plataforma, e menor consumo de energia por conta de uma melhor operação.

O novo padrão se conecta a redes Ethernet, Wi-Fi e Thread e utiliza Bluetooth de baixa energia para conectar dispositivos. Sobre a segurança, a CSA destaca que os dispositivos com certificação MATTER 1.0 são projetados para serem seguros usando tecnologia que garante quais são e de onde são antes de serem permitidos na rede, entre outras funcionalidades.

Protocolo deve ser padrão em 5 anos

Segundo a consultoria ABI Research, mais da metade de todos os dispositivos domésticos inteligentes serão entregues ao mercado com suporte MATTER nos próximos cinco anos.

A TÜV Rheinland conta com quatro laboratórios prontos para a nova certificação, onde produtos domésticos inteligentes novos e já disponíveis no mercado podem agora ser testados para requisitos MATTER 1.0, como conectividade, desempenho e interoperabilidade.

“Conhecemos os diferentes requisitos, normas técnicas e certificações em mais de 180 países”, diz Koopmans. “Nossos especialistas realizam uma ampla gama de testes e verificam os regulamentos de conformidade e documentação na respectiva região. Isso permite que os fabricantes entrem no mercado com mais rapidez e segurança.”

A TÜV Rheinland oferece testes e certificação MATTER 1.0 para seus clientes em todo o mundo através de um dos quatro laboratórios autorizados pela CSA em Lund, na Suécia; Seul, na Coréia; Yokohama, no Japão; e Shenzen, na China.

Panorama do mercado

Mais de 18 bilhões de dispositivos domésticos inteligentes estão em uso em todo o mundo. Especialistas estimam que esse número chegará a 27 bilhões até 2027: de lâmpadas e aspiradores de pó inteligentes a sistemas de monitoramento de estacionamentos nas Smart Cities.

No entanto, os requisitos e regulamentos locais para casas inteligentes são tão variados quanto suas áreas de aplicação. Por isso, fabricantes ou varejistas enfrentam dificuldades de importação e vendas – e consumidores sofrem com a falta de opções e com queda no desempenho de seus aparelhos.

Últimas notícias