Softtek adota plataforma metaverso para comunicação interna

Salvador, 03/03/2022 – Transpor barreiras físicas é o tema da vez. Seja através dos novos hábitos sociais gerados pela pandemia da Covid-19, ou pelos avanços tecnológicos, a proximidade virtual nunca esteve tão presente.

A realidade virtual já é discutida há bastante tempo – sobretudo no setor de games – mas, teve sua popularidade catalisada através do anúncio da adoção do metaverso pelo Facebook, atual Meta. O metaverso nada mais é do que um ambiente virtual que simula a realidade, onde é possível interagir com outras pessoas através de avatares.

Atualmente, o metaverso virou ambiente de negócios. A Bloomberg Intelligence calcula que a oportunidade de mercado para essa tecnologia pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) até 2024.

A Softtek, multinacional líder no setor de T.I. na América Latina, adotou há um ano a plataforma de realidade virtual Virbela no intuito de prover um ambiente de integração para seus colaboradores, de diversas localidades.

Pioneirismo digital

Uma das primeiras empresas no Brasil a adotar a tecnologia, a plataforma utilizada pela Softtek para comunicação entre seus funcionários conta com diversos ambientes entre escritórios, auditórios e espaços de lazer, e tem atualmente mais de 6 mil usuários com perspectivas de integrar todos os 15 mil funcionários da empresa em breve.

A plataforma é 100% personalizada, e possibilita diferentes níveis de acesso para cada colaborador.

“Diante da virtualização dos escritórios e da incursão de ambientes híbridos, as empresas enfrentam o desafio de gerar espaços de convivência, conversa e integração com seus colaboradores. O metaverso poderia ser a resposta à pergunta: como manter o sentimento de pertença e interação social em um mundo virtual?”, comenta Luis Revilla, Chief People Officer na Softtek.

Mais próximos do que nunca

Um dos destaques da plataforma são os eventos virtuais. A empresa, inclusive, já realiza eventos integralmente virtuais, como o Galatea sem Fronteiras, uma imersão cultural baseada na Plataforma Cultural da companhia, com dois dias de atividades.

Além dos eventos institucionais, a plataforma possibilita a realização de programas de lazer em grupo, como torneios de futebol.

“Devemos aproveitar as oportunidades que a evolução tecnológica nos trouxe, rompendo as fronteiras para os talentos. Graças à tecnologia, podemos ter pessoas do Brasil, México, Espanha e Índia no mesmo auditório virtual. Criar grupos de trabalho aproveitando as ideias de todos, oferecer espaços para que eles se conheçam, se integrem e gerem canais de colaboração. Para a Softtek, um de seus pilares fundamentais é a colaboração, graças à tecnologia e à plataforma metaverso, eliminamos essas fronteiras, e hoje mais do que nunca, somos uma empresa Global”, conclui Luis.

Últimas notícias