Sinqia anuncia solução completa para Gestão de Recebíveis

Salvador, 19/07/2021 – A partir da aquisição da Fromtis, empresa líder em softwares e serviços para o segmento de fundos de investimentos em direitos creditórios, a Sinqia, principal provedora de tecnologia para o mercado financeiro, anuncia a criação de uma solução completa de Gestão de Recebíveis. Totalmente criptografada, a ferramenta é disponível em nuvem e nasceu para agilizar processos para gestores de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) utilizados por grande parte dos custodiantes do mercado.

Com a solução da Sinqia, os gestores poderão deixar as planilhas de Excel de lado e anexar as notas fiscais diretamente no sistema ou mesmo utilizar o layout do produto, tudo de forma prática e intuitiva. O usuário pode selecionar quais recebíveis quer gerar e inserir a taxa que desejar. Feito isso, o sistema calcula automaticamente qual é o ganho que o usuário terá naquela movimentação.

Todas as informações serão consolidadas em um único lugar, mesmo que existam fundos em custodiantes diferentes, comenta Edmar Pizzardo, diretor de Novos Negócios Sinqia Fundos. “É importante destacar que o sistema prevê todas essas informações consolidadas em um único local, gerando relatórios de acompanhamento, feito o conferido do que está sendo passado para os custodiantes e o que ele está enxergando como gerencial”, esclarece Pizzardo.

Hoje, por conta da Lei da Liberdade Econômica e as transformações que ela causará ao mercado nacional, é muito importante que as empresas tenham produtos inovadores que auxiliem na desburocratização de processos. Quem atua com FIDCs que definitivamente tem espaço para melhorias é justamente o momento de seleção e cessão de recebíveis.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está prestes a fazer alterações na Lei, e uma das grandes questões será a responsabilidade dos prestadores de serviços, com a possibilidade de os gestores serem cobrados a ter um espelhamento das informações da carteira do custodiante. Por isso, outro grande diferencial do sistema de Gestão de Recebíveis é que, como existe uma integração com o custodiante, além do espelhamento, a plataforma também pode enviar a cessão.

Éder Moura, gerente de sistemas Sinqia Fundos, explica que, nessa situação, o sistema automatiza operações com a importação do layout  já pré-definido ou importando o XML de nota fiscal.  Assim, ele trabalha essas informações, e vai refletir na tela em formato de dados. Sem esse espelhamento, o gestor acaba fazendo a verificação manual, que pode tomar tempo e estar sujeito a erros, ou ele encaminha o arquivo para o custodiante e precisará corrigir essas elegibilidades.

“O gestor pode fazer os inputs de ágio e a própria solução calcula taxa, valor presente e gera a cessão. Quando a cessão é gerada, o sistema pode importar diretamente, de forma automatizada, no custodiante”, esclarece Moura. Se nessa operação houver alguma divergência, esse problema será assinalado e corrigido facilmente.”No sistema de Gestão de Recebíveis da Sinqia também é possível gerar relatórios totalmente independente do custodiante, e isso traz maior autonomia, melhor gestão e flexibilidade sobre o fundo”, completa.

Últimas notícias