Orange vai desenhar e projetar infraestrutura de TIC baseada em nuvem para nova cidade inteligente do Egito

Salvador, 03/03/2021 – A Orange Business Services, empresa de serviços digitais nativos de rede, anunciou que vai projetar e construir um novo data center para fornecer serviços em nuvem para a ‘Nova Capital Administrativa’ do Egito. O projeto será implementado em colaboração com a Orange Egypt, que fornecerá a infraestrutura e os serviços necessários, após sua nomeação como contratante principal do projeto pela Administrative Capital for Urban Development (ACUD) – proprietária e desenvolvedora da nova cidade inteligente.

O projeto ACUD foi concebido como uma cidade inteligente e sustentável localizada a 45 quilômetros a leste do Cairo, em um local greenfield, cobrindo uma área total de 700 quilômetros quadrados no meio do caminho para a cidade portuária de Suez. De acordo com os planos, será a nova capital administrativa e financeira do Egito, abrigando os principais departamentos e ministérios do governo, além de embaixadas estrangeiras, com uma população de cerca de oito milhões de pessoas.

A ACUD já definiu um plano mestre para a cidade inteligente e sustentável com base em cinco pilares principais: segurança, conectividade, integração, digitalização e replicabilidade. A estratégia de TIC será um componente essencial no cumprimento da visão da ACUD, e o novo data center totalmente seguro será, também, a pedra angular dessa nova cidade.

Os serviços oferecidos pelo data center estão planejados para iniciar dentro do cronograma, no primeiro semestre de 2021, apesar dos desafios da pandemia do Covid-19. Depois de implementado, a Orange Egypt também vai administrar e operar o data center para hospedar e executar serviços inteligentes para o setor privado, bem como para os cidadãos da nova cidade, por cinco anos. Os serviços de cidade inteligente a serem suportados incluem gerenciamento de tráfego, gerenciamento de serviços públicos inteligentes (como eletricidade, abastecimento de água e gás), vigilância por vídeo e serviços de construção inteligente. Também estão incluídas soluções inovadoras, como nuvem sob demanda para empresas e serviços triple-play para residentes.

“A Orange Business Services está especialmente satisfeita por ter sido selecionada como o parceiro digital confiável para este projeto visionário e transformador. O Cairo não é apenas uma das maiores e mais antigas cidades da antiguidade, mas também a maior cidade do norte da África. Construímos uma vasta experiência no desenvolvimento de grandes projetos de cidades inteligentes em todo o Oriente Médio e especialmente no GCC, por meio de nosso centro de excelência de cidade inteligente em nossa sede regional em Dubai. A Orange opera no Egito há décadas, e nosso conhecimento e compreensão do meio ambiente nos permitirá adaptar totalmente o projeto da infraestrutura às necessidades da nova cidade”, disse Sahem Azzam, vice-presidente da Orange Business Services para o Oriente Médio, a África e a Turquia.

“Além de investir em projetos de cidades inteligentes, que a Orange se distingue por sua experiência nas áreas de soluções digitais e cidades inteligentes fornecidas pela Orange Business Services, também fornecemos muitos serviços para o setor de cidades inteligentes por meio de várias parcerias – com destaque para a Nova Capital Administrativa, onde o novo data center está sendo construído. Há a previsão de que seja um dos maiores centros do mundo árabe e da África, com investimentos de mais de US$ 135 milhões (cerca de R$ 730 milhões), e visa aprimorar os dados e hospedar todas as plataformas de cidades inteligentes da Capital Administrativa de forma segura e integrada”, acrescentou Hisham Marhan, diretor de linha de negócios corporativos da Orange Egypt.

A Orange tem experiência substancial como principal integradora de sistemas e fornece isso com a conveniência de uma única equipe e uma “abordagem de balcão único”. A Orange Business Services vai aproveitar seus 20 anos de experiência no fornecimento de serviços críticos em nuvem em todo o mundo. A empresa também vai aplicar sua experiência global e regional no projeto e construção de redes de cidades inteligentes, desenvolvidas por meio de seu centro de excelência em cidades inteligentes em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“O que deu a vantagem à Orange é a expertise, assim como as equipes locais e internacionais que ela possui, que a qualificam para prestar esses serviços com alta eficiência, bem como para gerenciar e operar esses projetos de acordo com os padrões internacionais”, finalizou Mahran.

Últimas notícias