Oracle disponibiliza a próxima geração do Oracle Autonomous Data Warehouse

Salvador, 06/04/2021 – A Oracle anuncia um conjunto de melhorias inovadoras para o Oracle Autonomous Data Warehouse, o primeiro e único armazenamento de dados em nuvem autônomo do setor. Com este lançamento, a Oracle vai além de outras ofertas de nuvem, transformando o armazenamento de dados em cloud para realizar o carregamento, transformação e limpeza de dados, modelagem de negócios e o machine learning em uma experiência intuitiva para analistas de dados, cientistas de dados e usuários de negócios. Como resultado, a solução capacita organizações de todos os tamanhos – do menor ao maior – a obterem significativamente mais valor de seus dados, resultados mais rápidos, acelerar insights e melhorar a produtividade, reduzindo custos com administração zero.

Os aprimoramentos mais recentes do Oracle Autonomous Data Warehouse fornecem uma plataforma de dados única construída para que as empresas entendam, transformem, armazenem e governem todos os dados para executar diversas cargas de trabalho analíticas de qualquer origem, incluindo sistemas departamentais, data warehouses corporativos e data lakes.

“O Oracle Autonomous Data Warehouse é o único totalmente autônomo em nuvem hoje”, disse Marcos Pupo, vice-presidente sênior de Cloud da Oracle América Latina. “Com esta próxima geração de armazenamento de dados autônomo, fornecemos um conjunto de ferramentas fáceis de usar e sem códigos que capacitam os analistas de negócios a serem cientistas de dados, engenheiros de dados e desenvolvedores”.

Esse público também se beneficiará de uma nova modelagem de gráficos de autoatendimento e análise de gráficos. Para capacitar os desenvolvedores a construir aplicativos baseados em dados, a Oracle oferece o Oracle APEX (Application Express) Application Development , uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de low code construída diretamente em seu armazenamento de dados na nuvem, bem como serviços RESTful, que torna mais fácil para qualquer aplicativo moderno interagir com os dados do warehouse. Ao contrário dos bancos de dados de finalidade única e isolados de outros fornecedores na nuvem, a solução oferece suporte para requisitos de vários modelos, cargas de trabalho e multilocatários – tudo em um único mecanismo de banco de dados convergente moderno – incluindo documento JSON, operacional, bancos de dados e serviços analíticos, gráficos, ML e blockchain.

Inovações no Oracle Autonomous Data Warehouse

A versão mais recente inclui muitas inovações, não apenas um amplo conjunto de recursos que tornam mais fácil para analistas, cidadãos cientistas de dados e desenvolvedores de linha de negócios aproveitarem o primeiro e único armazenamento de dados em nuvem autônomo do setor, mas também apresenta recursos que fornecem análises mais profundas e integração mais estreita com data lake. Os principais recursos incluem:

• Ferramentas de dados integrados: Os analistas de negócios agora têm um ambiente simples de autoatendimento para carregar dados e disponibilizá-los para sua equipe. Eles podem carregar e transformar dados de seus laptops ou da nuvem simplesmente arrastando e soltando. Além disso, é possível gerar modelos de negócios automaticamente; descobrir rapidamente anomalias, outliers e padrões ocultos em seus dados; e entender as dependências de dados e o impacto das mudanças.

• Oracle Machine Learning AutoML UI: Ao automatizar etapas demoradas na criação de modelos de machine learning, a AutoML UI fornece uma interface de usuário sem código para ML automatizado, que aumenta a produtividade do cientista de dados, melhora a qualidade do modelo e permite que até mesmo não especialistas aproveitem o machine learning.

• Oracle Machine Learning para Python: Cientistas de dados e outros usuários de Python agora podem usar a linguagem para machine learning em seus dados de data warehouse, aproveitando totalmente os recursos paralelos de alto desempenho e mais de 30 algoritmos de machine learning nativos do Oracle Autonomous Data Warehouse.

• Oracle Machine Learning Services: DevOps e equipes de ciência de dados podem implantar e gerenciar modelos nativos no banco de dados e modelos de classificação e regressão no formato ONNX fora do Oracle Autonomous Data Warehouse. Ainda é possível utilizar análises de texto cognitivas. Os desenvolvedores de aplicativos têm terminais REST fáceis de integrar para todas as funcionalidades.

• Suporte a gráficos de propriedades: os gráficos ajudam a modelar e analisar relacionamentos entre entidades (por exemplo, um gráfico de rede social). Os usuários podem criar gráficos em seu armazenamento de dados, fazer consultas usando PGQL (linguagem de consulta de gráfico de propriedade) e analisar gráficos com mais de 60 algoritmos de análise de gráfico na memória.

• Graph Studio UI: O Graph Studio baseia-se nos recursos de gráfico de propriedade do Oracle Autonomous Data Warehouse para tornar a análise de gráfico mais fácil para iniciantes. Inclui a criação automatizada de modelos gráficos, notebooks, visualização integrada e fluxos de trabalho pré-construídos para diferentes casos de uso.

• Acesso contínuo a Data Lakes: O Oracle Autonomous Data Warehouse estende sua capacidade de consultar dados no armazenamento de objetos Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e em todos os armazenamentos de objetos em nuvem populares com três novos recursos de data lake: consulta fácil aos dados no Oracle Big Data Service (Hadoop); integração com o Catálogo de Dados OCI para simplificar e automatizar a descoberta de dados no armazenamento de objetos; e processamento de escalabilidade horizontal para acelerar as consultas de grandes conjuntos de dados no armazenamento de objetos.

Últimas notícias