Opera anuncia versão beta de novo navegador Web3 com carteira de Crypto integrada

Salvador, 19/01/2022 – Opera, a empresa por trás do popular navegador multiplataforma de mesmo nome, apresenta hoje seu “Crypto Browser Project”, oferecendo aos usuários acesso direto e sem atrito aos serviços Web3 com versões beta imediatamente disponíveis para Windows, Mac e Android.

A nova oferta beta atende aos cripto-nativos e aos cripto-curiosos, colocando o Web3 na frente e no centro da experiência de navegação. Com seu projeto de navegador de crypto, Opera pretende tornar mais fácil do que nunca a navegação em aplicativos descentralizados (dapps), jogos e plataformas metaverso para uma experiência cruzada mais perfeita. O navegador vem equipado com um agregador de notícias e dados, apelidado de “Crypto Corner” – um espaço dedicado com informações importantes, incluindo notícias sobre criptomoedas, preços de ativos de criptomoedas e taxas de gás, bem como eventos de criptomoedas, airdrops e até podcasts.

O navegador Opera já é conhecido como um dos navegadores de privacidade mais seguros do mundo, graças à seu VPN sem login e ao bloqueador nativo de anúncios e rastreadores. O navegador crypto integra esses mesmos padrões e serviços líderes do setor com um novo conjunto de recursos que tornam o uso da nova web baseada em blockchain tão simples quanto acessar a Web 2.

Isso inclui acesso direto a exchanges descentralizadas, NFTs baseados em Web3 e Dapps de jogos, bem como suporte integrado a Telegram e Twitter – permitido diretamente na barra lateral do navegador. Uma carteira não custodial integrada suportará o Ethereum na versão beta, mas em breve estenderá a interoperabilidade nas principais redes e sistemas de nomenclatura por meio de parcerias com Polygon, Solana, Nervos, Celo, Unstoppable Domains, Handshake, ENS e muito mais a serem anunciados.

A carteira suporta tanto tokens fungíveis ERC-20 quanto padrões não fungíveis, incluindo tokens ERC-721 com ERC-1155 chegando no primeiro trimestre de 2022. Também permite que os usuários comprem criptomoedas por meio de uma rampa integrada de fiat-to-crypto, além de facilitar trocas diretas de cripto-para-cripto. Os usuários também podem verificar o saldo de criptomoedas e o preço do gás e até acessar uma galeria NFT integrada.

Parcerias com soluções Ethereum Layer 2, como Polygon, entre outras, permitirão que o Crypto Browser Project de Opera resolva uma das questões mais cruciais associadas às tecnologias blockchain – os custos ambientais de realizar cada transação.

Para ilustrar, a rede Polygon consome apenas 0,00079 terawatts (TWh) de eletricidade por ano – várias ordens de magnitude abaixo do consumo de energia pelas principais redes blockchain Proof-of-Work (PoW) com média entre 35 a 140 (TWh) por ano.

Jorgen Arnesen, EVP Mobile da Opera, diz: “À medida que o interesse na Web3 continua a crescer, nenhuma das experiências de navegação na web oferecidas hoje são criadas para criar uma experiência perfeita e segura entre elas. O Crypto Browser Project de Opera promete uma experiência Web3 mais simples, rápida e privada para os usuários. Ele simplifica a experiência do usuário Web3, que muitas vezes é desconcertante para usuários comuns. Opera acredita que a Web3 deve ser fácil de usar para que a web descentralizada atinja todo o seu potencial.”

“Estamos lançando nossa versão beta para o mundo para obter feedback da comunidade de crypto e construí-la juntos para o futuro”, acrescentou Arnesen.

A necessidade de maior simplicidade de acesso à Web3 e uma melhor experiência do usuário é sublinhada pelas expectativas para o metaverso, que a PWC estima que adicionará US$ 1,5 trilhão à economia até 2030. Apesar desse crescimento extraordinário, a adoção em mercados vitais está atrasada, acredita-se que tecnologias de acesso complexas dificultam a integração de usuários comuns.

Últimas notícias