Keyrus Planejamento de Colheita chega ao mercado para reduzir custos e maximizar resultados no agronegócio

Salvador, 12/07/2021 – O setor agrícola ocupa papel de destaque na economia brasileira, e busca ajustar receitas e custos para garantir crescente rentabilidade do negócio. O emprego de um sistema mecanizado eficiente é fundamental para os players deste segmento.

As agroindústrias, em especial as usinas, realizam o seu dimensionamento de estrutura mecanizada (caminhões, colhedoras e tratores) com o auxílio de planilhas que, além de serem alimentadas manualmente por usuários, costumam ser baseadas em informações de eventos passados. A imprecisão deste método pode levar a perdas substanciais para as empresas.

Para mudar este cenário, a Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, anunciou o lançamento de uma solução de Enterprise Performance Management (EPM), Keyrus Planejamento de Colheita, que otimiza a estrutura mecanizada das companhias e reduz o impacto operacional.

Desenvolvida em plataforma Anaplan, a solução possibilita planejamento e controle de eventuais ociosidades, atendendo o plano macro dos equipamentos agrícolas e facilitando a análise de indicadores operacionais, com estimativas de impacto ao final da safra. Também fornece os melhores cenários para a formação de frentes de colheita, proporcionando visibilidade do real potencial de colheita.

“A ideia é reduzir custos olhando qualidade, produção e todos os indicadores de processo. Keyrus Planejamento de Colheita traz a utilização mais eficiente dos equipamentos e consequente melhor performance para o negócio”, afirma Garnier Silva, Diretor de EPM da Keyrus para a América Latina.

A solução também faz análises simples, porém muito úteis. “Por exemplo, a idade média dos equipamentos, que é fundamental, pois se uma máquina mais antiga para de funcionar em uma frente de colheita, poderá comprometer todo o abastecimento da usina”, comenta Silva.

Outra funcionalidade importante é a mescla de equipamentos em frentes distintas, equilibrando suas médias de idade e os indicadores de operação. “Assim, se uma colhedora mais velha tem um problema, a frente não para de colher, experimentando apenas redução na operação, que poderá ser pouco sentida”, observa Silva. “A gestão semanal e mensal é feita de forma eficiente, com impactos importantes no decorrer da safra”.

Keyrus Planejamento de Colheita tem aplicação em agroindústrias que fazem a gestão de colheita em operações realizadas em fazendas próprias ou de terceiros, com equipamentos sob a gestão da companhia, próprios ou locados. O principal público da ferramenta é composto por gestores de planejamento agrícola, gestores de operação e gestores de manutenção. Mais informações sobre o produto podem ser obtidas em www.keyrus.com.br.

Últimas notícias