Iron Mountain se reinventa para impulsionar a Transformação Digital

Conhecida globalmente por serviços de armazenamento e gerenciamento de informações, a Iron Mountain se reinventa para apoiar as empresas rumo à Transformação Digital

Salvador, 11/11/2021 – Há 70 anos, seria difícil acreditar na previsão de que uma empresa especializada em guardar documentos se tornaria líder global em gestão da informação e simplificação de processos, com um portfolio de mais de 225 mil clientes em 58 países. Esse foi exatamente o caminho percorrido pela Iron Mountain, que adotou a palavra “transformação” como chave e, depois de transformar seu negócio, hoje é parceria de empresas no mundo todo que percorrem suas próprias trajetórias de reinvenção.

História marcada por vanguardismo

A história da Iron Mountain é marcada pela constante busca por oferecer o que há de mais moderno em soluções de gestão de informações para seus clientes. Na década de 1960, poucos anos após a sua fundação, a empresa passa a armazenar em seus cofres a obra “Boating on the River Epte”, de Claude Monet. Já nos anos 70, a Iron Mountain continua em sua jornada de crescimento com a aquisição de mais uma unidade subterrânea e a inauguração de sua primeira unidade de armazenamento acima do solo, em 1978.

Sempre na vanguarda de soluções tecnológicas, a empresa se torna a primeira companhia de gerenciamento de registros a utilizar códigos de barra para registrar seus ativos, inaugurando o uso de uma tecnologia que seria largamente difundida pelo mundo e utilizada até os dias de hoje. Os anos 90 são marcados pela abertura de seu capital na bolsa americana e a expansão para mais 46 países, com receita anual de 100 milhões de dólares.

Já nas décadas de 2000 e 2010, a empresa inaugura novos segmentos e promove parcerias marcantes, como a digitalização do arquivo presidencial da biblioteca JFK e o armazenamento de US$ 200 milhões em gravações inéditas do Prince.

Reinvenção digital

Ao longo dos 70 anos de experiência no armazenamento e proteção de informações e ativos das maiores empresas do mundo, a Iron Mountain se notabilizou por sua grande capacidade de inovação, estando sempre à frente do mercado e acompanhando as mais marcantes evoluções tecnológicas.

Atenta à cada vez mais acelerada corrida pela Transformação Digital nas empresas, a Iron Mountain expandiu seu portfólio de soluções e hoje atua em todas as “etapas” deste processo, do físico ao digital, atuando na custódia de informações e ativos, gestão de arquivos, e dados, destruição segura, auxílio na redução de custos de armazenagem, no cumprimento de legislações, na administração de riscos e na utilização de valores gerados por suas informações, com soluções em nuvem e baseadas em tecnologia de IA e Machine Learning.

Forte presença no mercado brasileiro

Novas regulamentações no Brasil, como a LGPD, tornaram o cenário de gestão de dados e informações ainda mais complexo, e a necessidade de se ter um parceiro confiável e experiente no segmento ainda maior.

Nos últimos dez anos, a Iron Mountain comprou nove empresas, ajudando a ampliar e consolidar seu portfolio no mercado brasileiro, com soluções do físico ao digital. Hoje, são quase50 unidades em sete estados e Distrito Federal, que atendem mais de quatro mil clientes, entre empresas de segmentos, porte e níveis de maturidade digital distintos e em diferentes estágios da Transformação Digital.

Olhar para o futuro

Apesar do avanço no segmento de soluções digitais – que representou 40% dos novos projetos da empresa em 2020 – ainda há uma grande margem de crescimento neste setor.

Segundo pesquisa da ABDI e FGV, 66% das Médias e Pequenas Empresas (MPEs) estão nos níveis 1 e 2 de maturidade digital. Já de acordo com estudo da Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital, enquanto 30,5% estão atualmente desenvolvendo uma estratégia e apenas 1,9% dos entrevistados não possuem planos para isso.

“Setenta por cento dos clientes da empresa no Brasil estão no início da jornada de Transformação Digital, ou seja, começam a digitalizar ativos e simplificar alguns processos, mas ainda estão distantes de utilizar todo o potencial da gestão de informações a seu favor, como a geração de dados para apoiar decisões de negócio e ampliar vantagem competitiva”, explica Orlando Souza, presidente da Iron Mountain Brasil.

Para os próximos anos, a empresa deseja ampliar sua atuação nos segmentos de Gerenciamento de Dados em Nuvem, Serviços de Digitalização, Restauração e Migração de Mídia e Automação de Processos.

Últimas notícias