Integração do CRM PipeRun com WhatsApp otimiza vendas por troca de mensagens

Salvador, 23/12/2020 – Aplicativo de troca de mensagens mais popular da internet e com 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp desempenhou um papel fundamental para a ativação da economia durante a pandemia. Em meio às medidas de distanciamento social, muitas empresas intensificaram o uso da ferramenta para se aproximar dos consumidores e realizar vendas. O desafio de qualificar e otimizar esse processo motivou o CRM PipeRun a criar uma extensão que faz a integração com o aplicativo.

A PipeRun Extension 2.0 passa por um período de testes em versão beta com 50 clientes B2B, totalizando mais de 500 usuários. No início de 2021, a startup gaúcha deve disponibilizar aos demais clientes a novidade — que permite, entre outras facilidades, criar e editar oportunidades de vendas pelo WhatsApp Business e Web.

A atualização prevê ainda o envio de mensagens padronizadas, conformidade com as regras do WhatsApp e upload de arquivos e links para assinatura eletrônica de documentos, entre outras funcionalidades. “É uma ferramenta de total apoio às vendas, que corrobora a padronização de dados do CRM”, destaca o Chief Marketing and Strategy Officer (CMSO) do CRM PipeRun, Fausto Reichert.

Atualização gratuita

Para o executivo, a Covid-19 foi determinante para a aceleração do processo. “A pandemia trouxe muitos clientes de menor porte para a PipeRun, empresas com quatro ou cinco pessoas nas áreas de vendas e pós-vendas, que passaram a utilizar o WhatsApp de forma desconectada do CRM. Isso não acontecia com as empresas maiores que já utilizavam ferramentas robustas de atendimento e totalmente integradas. Isso gerou problemas: CRM desatualizado e informações inconstantes com dados desestruturados, por exemplo. A dificuldade de comunicação com a pandemia foi muito grande, e o WhatsApp virou a ferramenta do time de vendas”, afirma.

A extensão 2.0 do CRM PipeRun estará disponível para todos os clientes e para a rede de mais de 400 parceiros da empresa a partir de 15 de janeiro. A nova versão não tem custo adicional. “É uma facilidade adicional que estamos entregando para todos clientes e parceiros, independentemente do porte da empresa”, celebra Fausto.

Processo de criação com o cliente

Segundo Reichert, a demanda por esse serviço surgiu dos próprios usuários da ferramenta. “Temos uma cultura muito forte de co-criação com os clientes e parceiros”, salienta. “Eles trouxeram várias ideias e exemplos de como usavam o sistema e compravam os números do WhatsApp Business. Então, buscamos uma solução para integrar ainda mais o CRM com o aplicativo, além de ampliar as integrações com ferramentas de atendimento omnichannel de parceiros.”

O engajamento dos clientes e o constante feedback fazem parte da rotina do PipeRun. “Vários clientes e parceiros, diariamente, trazem novas ideias de como a extensão pode atender outras soluções. Já temos algumas fintechs, consultorias, agências de marketing, empresas de software, de educação, de seguros que estão fazendo o uso da solução e enxergando também a possibilidade de integrar seus outros sistemas, fazendo uso das APIs”, destaca.

Um desses feedbacks é do diretor de vendas da DataSales, Luan Azevedo, que ressalta o aumento de produtividade, além da “alegria” para a equipe de vendas. “Nosso receptivo e abordagem é realizada 90% dentro do WhatsApp. Então ganhamos muito em agilidade e velocidade. O pessoal de vendas está super feliz, porque essa mudança automatizou muito nosso trabalho”, conta. “Ainda não conseguimos calcular o número exato de como isso se refletiu em vendas, mas esse crescimento é visível,” comemora.

Últimas notícias