Empresas de saúde podem melhorar gestão de operações com soluções unificadas de segurança

Salvador, 19/09/2022 – O setor de assistência à saúde está sob crescente pressão – especialmente nos últimos dois anos. O Bureau of Labor Statistics dos EUA, por exemplo, informou que os profissionais de saúde EUA sofreram um aumento de 249% nas taxas de danos à saúde e doenças em 2020. Isso foi intensificado pelo aumento das regulamentações de compliance, escassez de colaboradores, requisitos de proteção à privacidade do paciente e ameaças à cybersegurança, que vem sobrecarregaram os recursos.

“Trabalhar com um sistema de tecnologia inovador projetado para esse tipo de ambiente pode ajudar. Uma solução de segurança física unificada e aberta, melhora as operações do dia-a-dia, para que as equipes possam trabalhar de forma mais inteligente – aprimorando a experiência do paciente e mantendo pessoas, edifícios e até mesmo dados seguros”, afirma José Castro, Gerente Comercial da Genetec Brasil.

Isto é possível porque ao unificar seus sistemas as equipes de segurança de hospitais, clínicas e laboratórios deixam de receber centenas de alarmes falsos todos os dias, o que consome uma quantidade significativa de tempo. “Os alarmes falsos podem ser reduzidos com a unificação devido a concentração de alertas, sistemas de controle acesso e feeds de vídeo em uma única plataforma. Com isso, os profissionais de segurança têm seu tempo liberado para se dedicar às questões mais estratégicas e críticas, contribuindo com informações úteis para outras áreas operacionais, algo benéfico inclusive para melhoria da experiência do paciente”, diz Castro.

Conheça quatro aspectos que contribuem para aperfeiçoar a experiência do paciente

Além de acompanhar a segurança do local para colaboradores e pacientes, um sistema unificado, como o Genetec Security Center, oferece insights para que a empresa aprimore a experiência dentro e fora de suas instalações.

Gestão de estacionamentos

Fora de suas instalações, o reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR) pode rastrear e gerenciar estacionamentos e o fluxo de tráfego de veículos. Isso ajudará colaboradores a estacionar somente nas vagas designadas, sem prejudicar o estacionamento de pacientes e vice-versa. Quando combinado com videomonitoramento, o ALPR ajuda a identificar desistências inesperadas de pacientes ou investigar atividades suspeitas de veículos. Isso proporcionará segurança extra pacientes, visitantes e colaboradores, além de otimizar os estacionamentos.

Melhoria do fluxo

Torna possível gerenciar estações de chamadas à enfermagem e regras de estacionamento a partir de uma única interface, aproveitando sistemas de controle de acesso e vídeo, novos ou existentes. A unificação desses sistemas de segurança ajuda a identificar e alertar os gargalos do tráfego de pedestres, para que sua administração possa melhorar o fluxo de tráfego.

Monitoramento de ocupação de quartos

Dentro das instalações, a equipe de segurança pode monitorar o uso e a disponibilidade de quartos, enquanto mantém a privacidade do paciente, usando máscara de privacidade na câmera no quarto. Isso aumenta a agilidade no atendimento aos pacientes, ajudando a equipe a acomodar aqueles que estão aguardando quartos disponíveis de forma mais eficiente.

Check-ins remotos de pacientes

É possível utilizar os intercomunicadores de vídeo dos quartos para check-ins rotineiros de pacientes, o que dá a enfermeiros e médicos a capacidade de interagir de forma mais ágil e eficiente. Isso porque permite que se converse com os pacientes, confirmando visualmente suas condições e determinando as necessidades de cuidados, o que evita desperdícios de equipamentos de proteção individual (EPI).

“O resultado é que colaboradores e pacientes se sentem mais empoderados e mais bem atendidos. Além disso, do videomonitoramento ao controle de acesso, as soluções unificadas para a saúde possibilitam que a equipe se concentre naquilo que é realmente importante – cuidar dos pacientes”, ressalta Castro. Afinal, um ambiente organizado, seguro e eficiente pode simplificar os procedimentos, melhorando a satisfação geral e a segurança do paciente.

Últimas notícias