Comércio, serviços e indústria foram os setores que mais investiram em digitalização em 2022

Pelo menos 52% das MPEs do comércio investiram em digitalização em 2022

Salvador, 29/08/2022 – Segundo levantamento realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 52% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do comércio investiram em digitalização nos primeiros três meses de 2022. No setor de serviços, esse percentual foi de 49%. Tanto o comércio quanto o setor de serviços registraram aumento de 15% nos investimentos em digitalização neste ano. Já no setor industrial, 40% das MPEs afirmam ter realizado investimentos na digitalização de seus negócios, sendo que 16% delas aumentaram os investimentos.

Segundo Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb, “a digitalização deixou de ser uma opção e se tornou extremamente importante para quem quer crescer e se destacar em seu segmento de atuação. Ela tem o poder de levar o seu negócio nos lugares mais remotos, mesmo que a unidade física esteja a quilômetros de distância”.

Dados de uma pesquisa realizada pela Locaweb, em janeiro deste ano, apontam que 62% dos casos de jornada de compra tem início no Google e 66% dos entrevistados disseram comprar na internet porque os preços são melhores.

“A digitalização da empresa é muito importante e é uma realidade que veio para ficar. Frente a isso, desenvolver um mindset digital é extremamente importante. Isso significa que será preciso começar a pensar em soluções que envolvam a tecnologia e pesquisar constantemente ferramentas de otimização de processos do dia a dia. Assim, teremos a chave para se conectar a novas oportunidades em um mercado emergente como o nosso”, argumenta a executiva.

Mas o que é a digitalização?

A transformação digital dos negócios envolve muito mais que tecnologia. E, por isso, os maiores benefícios têm a ver com as pessoas e a forma de fazer negócios. Muitas empresas pensam em transformação digital como um processo puramente tecnológico, como a implementação de sistemas e softwares, mas não é isso. Digitalizar é um passo essencial e indispensável, independentemente do tamanho do negócio. Porém, antes de investir em tecnologia, é preciso fazer uma revisão geral e derrubar mitos que só atrapalham o crescimento saudável e “pé no chão” que a tecnologia traz.

“A transformação digital muda tudo: a cultura da empresa, a forma como novos produtos e serviços são criados e oferecidos e até mesmo o jeito de vender. No primeiro trimestre de 2022, 40% das MPEs do setor industrial informaram terem realizado investimentos na digitalização de seus negócios, sendo que 16% delas aumentaram os investimentos. Entre as MPEs do setor da construção civil, 26% afirmam terem investido, sendo que 6% evoluíram seus investimentos na transformação digital. Isso mostra que a tecnologia tem cada vez mais ganhado espaço em todos os setores”, afirma Raquel.

Os dados demonstram que os micros e pequenos negócios brasileiros estão iniciando sua jornada para a transformação digital. Mas, ao comparar o comportamento das MPEs às das médias e grandes empresas, a pesquisa mostra também as dificuldades de empresas de menor porte em adaptar seus negócios à uma economia digital. “Essas empresas são fundamentais para a geração de emprego e renda. Responsáveis por 54% dos empregos no Brasil, elas representam 99% do total de empresas no país e geram 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Por conta disso, é essencial continuarmos investindo, estudando e buscando engajamento e conhecimento para a digitalização, uma vez que os benefícios desse novo mundo são incontáveis”, finaliza, Raquel.

Últimas notícias