Automação de Processos Robóticos reduz custos e aumenta produtividade nas empresas

Salvador, 27/06/2022 – Otimizar custos e tempo, reduzir riscos e aumentar a produtividade da equipe com mais foco na atividade fim do negócio. Esses são os principais benefícios obtidos pelas empresas com a implantação da RPA (Robotic Process Automation), que é a Automação de Processos Robóticos. Essa tecnologia utiliza robôs de software para automatizar as tarefas rotineiras e repetitivas, normalmente executadas pelos colaboradores.

O gerente de Power Platform da BHS (empresa especializada em estratégias de TI), Bruno Chiriu, revela que o RPA permite à empresa liberar seus funcionários dos trabalhos repetitivos para se dedicarem às atividades mais estratégicas e que resultem em melhores resultados para os negócios. “Há tarefas, como conferências de cadastros, preenchimento de planilhas, envio de e-mails, realização de cálculos, extração de dados,emissões de documentos e notas e buscas de informações em plataformas, como o Linkedin e o Google, que podem ser realizadas pela tecnologia de RPA sem qualquer prejuízo para a corporação. Os robôs de RPA são ideais para executar tarefas repetitivas e padronizadas que ocupam muito tempo do colaborador”, acrescenta Chiriu.

O RPA estava sendo muito utilizado apenas por grandes empresas, mas é uma tecnologia que começa a se popularizar entre as corporações de médio e pequeno porte em função das demandas do mercado e da redução de custos. “Com as soluções da Microsoft, conseguimos oferecer o sistema com um valor acessível”, afirma o gerente da Power Plataform. De acordo com dados da consultoria Gartner, os investimentos das empresas, em todo o mundo, com a tecnologia RPA chegarão a US$ 2,4 bilhões até 2022.

Aplicação RPA

A BHS listou quais os processos de negócios que podem utilizar a tecnologia RPA. Eles precisam atender os seguintes critérios:

•  ROI: reduz custos de mão de obra, otimizando em até 40% do tempo com tarefas manuais.
•  Maior produtividade: garantia de entregas rápidas e mais confiáveis, afinal os robôs trabalham sem interrupção.
•  Redução de riscos: elimina a incidência de erros operacionais, como aquelas associadas ao erro humano e falhas de análise.
•  Foco no Core Business: os colaboradores estarão livres de tarefas repetitivas, podendo focar em melhorias e estratégias para impulsionar o negócio.

Últimas notícias