Alteryx: Como a automação de análise de dados impulsiona o sucesso da McLaren Racing na Fórmula 1

Salvador, 13/06/2022 – A McLaren Racing, equipe de corrida sediada no Reino Unido que conquistou as principais honras da Fórmula 1 por quase 50 anos, conta com análises avançadas de dados para se manter na vanguarda. E encontrou um parceiro sediado com sede na EE.UU durante sua busca para capitalizar todas as vantagens de um esporte altamente competitivo. Em junho de 2021, a McLaren Racing anunciou uma parceria com a Alteryx na qual o provedor de tecnologia aplica capacidades avançadas de ciência de dados e ferramentas analíticas aos conjuntos de dados que a McLaren coleta. A parceria vai além do simples ajuste de carros velozes: as ferramentas Alteryx são cruciais em todas as atividades da equipe McLaren, inclusive no back office.

Um carro de Fórmula 1 contém cerca de 80.000 componentes e 90% deles serão substituídos durante a temporada de 23 corridas para otimizar. A análise dos dados associados a essas diversas partes permite que os membros da equipe correlacionem as vantagens de desempenho, com base em corridas reais e simuladas.

As análises avançadas de Alteryx sustentam a forma como a equipe combina dados do mundo físico, virtual e de corrida para obter os insights necessários para correr mais rápido, fornecendo vantagem competitiva por meio do poder dos dados. Além disso, a análise rápida de dados proporciona maior eficiência, possibilitando a construção do carro de corrida mais potente possível e superando o limite de custo.

Com mais de 20 finais de semana de corrida no calendário da F1, cada um gerando 1,5 TB de dados, a capacidade de coletar, processar e agir com base nesses dados é crucial. Os engenheiros e as equipes de TI da McLaren transformam bilhões de dados em estratégias vencedoras para seus pilotos.

A equipe pode fazer alguns ajustes em resposta às condições climáticas da pista em tempo real com simulação digital de gêmeos, juntamente com dados históricos da pista para acelerar o desenvolvimento em tempo real à medida que se preparam para cada corrida.

Durante essas revisões, os engenheiros procuram até mesmo as diferenças mais sutis entre as corridas, e as ferramentas de análise de dados são essenciais para detectar e explorar essas variações. A tecnologia Alteryx permite que os engenheiros prevejam o que pode acontecer em uma corrida por meio da Inteligência Artificial que simula cerca de 300 milhões de cenários diferentes.

Hoje, projetar, construir e pilotar um carro de F1 é um processo multidisciplinar de tremenda sofisticação, e os dados são cruciais, portanto, não analisar cada byte em um oceano de terabytes pode ser uma oportunidade perdida. Alteryx analisa 11.800 bilhões de pontos de dados em alta velocidade para simplificar o processo de design dos 80.000 componentes que fazem parte de um carro de F1, otimizar o desempenho durante a corrida e ajudar a equipe McLaren a melhorar a eficiência à medida que inova, testa e desenvolve seus carros para uma competitividade ideal.

Assim como nas corridas de F1, nas empresas, cada vantagem conta. A automação deve partir de uma base firme e sólida de trabalho prático com dados. As empresas devem começar pouco a pouco, construindo inteligência e visibilidade em todas as equipes e processos. Ao resolver microproblemas com regularidade e precisão, as equipes de dados podem começar a expandir suas atribuições. Fornecer aos gerentes de diferentes empresas informações regulares e precisas é uma maneira fundamental de alcançar uma cadeia de suprimentos orientada por dados. No entanto, essas informações devem ser precisas em todos os momentos para construir essa confiança e atingir a meta.

Últimas notícias