Agibank lança Bot50+ para atendimento do público maduro

Salvador, 23/12/2020 – Com a presença da tecnologia no dia a dia, os idosos passaram cada vez mais a integrar o time dos usuários de smartphones, o que incentivou as empresas a adaptarem seu atendimento para esse público. Seja por meio de um canal digital ou aplicativo exclusivo, estar acessível é um grande diferencial.

Foi pensando nesse público que a startup Ubots, especializada em soluções de relacionamento digital, desenvolveu dois chatbots para o Agibank. Eles já estão auxiliando na automação de respostas às dúvidas de clientes acima de 50 anos, por meio de vídeos explicativos. O projeto, divulgado para poucos clientes, foi desenvolvido em quatro semanas e leva o nome de Bot50+.

Detalhes do projeto

O projeto consiste em orientar a jornada do cliente nas dúvidas mais comuns. Para isso, foram criados tutoriais em vídeos, além da montagem do fluxo de menus. Também fazem parte do escopo a gravação de vídeos em que os próprios colaboradores foram os atores, o que foi fundamental para trazer humanização para o Bot50+.

De acordo com o CEO da Ubots, Rafael Souza, os robôs virtuais atuam por meio do WhatsApp, para solucionar dúvidas referente à concessão de crédito e sobre outros temas, como, ver o extrato, consultar saldo, pedir a segunda via do cartão, pagar a fatura e realizar transferências e saques. “O passo a passo é enviado no formato de vídeo para que o cliente possa ver, de forma ilustrada, como realizar a ação que está com dúvida naquele momento”, explica.

A linguagem simples e objetiva está entre os diferenciais neste tipo de atendimento. Isso porque em alguns casos a resposta para a dúvida é mais longa e o atendimento no formato de passo a passo é bem compreendido por esse público mais velho, segundo Souza. “Cada vez temos mais pessoas acima de 50 anos interagindo com as tecnologias, o que nos faz pensar e desenhar fluxos de atendimento que os atendam de maneira integral”, comenta.

A nova solução faz parte do programa Agibank Facilita e tem como objetivo alavancar a alfabetização digital e financeira desse público, utilizando um canal que já faz parte da sua rotina. A primeira versão foi disponibilizada para um número restrito de clientes, em um projeto piloto que deve ser expandido futuramente. Até o momento, os atendimentos estão com uma avaliação média entre 4,7 e 5 estrelas.

Últimas notícias