Com tecnologia da Atos, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tiveram cibersegurança e acesso remoto a bilhões de pessoas

Salvador, 08/09/2021 – A Atos, líder global em transformação digital e parceira mundial de Tecnologia da Informação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, administrou e orquestrou os principais sistemas digitais de TI que ajudaram a realizar a Olimpíada de Tóquio 2020 e possibilitaram que bilhões de pessoas em todo o mundo acompanhassem as competições em tempos de Covid-19.

O escopo de responsabilidade da Atos nos Jogos Olímpicos abrange desde o gerenciamento de programas e operações e o desenvolvimento e hospedagem de aplicações essenciais até a integração digital, trabalhando lado a lado com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e outros parceiros de tecnologia, garantindo a entrega digital do evento.

Redução do impacto ambiental dos jogos

O cenário de tecnologia digital segura, descarbonizada e em rápida evolução traz inovação em cada edição dos Jogos Olímpicos e Tóquio 2020 foi um passo importante na transformação digital do evento.

Em linha com os próprios compromissos inovadores em relação ao Net Zero, a Atos está participando ativamente dos esforços globais para reduzir o impacto ambiental dos jogos, migrando todos os sistemas para a nuvem e dando o suporte para testes e ensaios de tecnologias-chave que funcionam remotamente e reduzem o número de servidores físicos necessários para os eventos.

Esse novo modelo de entrega permitiu diminuir o consumo de energia, a liberação de calor, a quantidade e o número de infraestruturas de hardware com uso intensivo de recursos, bem como limitando o número de funcionários que viajaram para a cidade anfitriã. A mesma tecnologia foi aplicada nos Jogos Paralímpicos.

“Nestes tempos sem precedentes, o apoio e a confiança dos nossos parceiros mundiais é mais importante do que nunca. Temos o prazer de trabalhar com a Atos, nosso aliado confiável em um período de grande transformação digital, para fornecer o ‘backbone’ digital e as principais plataformas digitais das quais dependemos para realizar os Jogos Olímpicos. Estamos muito satisfeitos em poder continuar contando com a Atos para apoiar o movimento olímpico e ajudar a levar o evento com qualidade a bilhões de pessoas em todo o mundo”, disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Tóquio 2020 em números

•  Todas as aplicações críticas foram hospedadas 100% na nuvem da Atos

•  400 mil credenciamentos emitidos (até 30% desde o Rio 2016) – o que também serviu como um documento oficial de entrada seguro na fronteira com o Japão

•  41.724 voluntários aceitos por meio do portal do voluntariado

•  339 eventos do programa olímpico com transmissão quase instantânea dos resultados para fãs, jornalistas e locutores

•  Bilhões de espectadores

•  200 mil horas de testes técnicos durante os preparativos – incluindo os primeiros métodos virtuais dos Jogos Olímpicos para completar os ensaios de tecnologia

•  Os servidores físicos foram reduzidos em quase 50% em comparação com as edições anteriores – operando de 250 servidores no Rio 2016 para pouco mais de 130 em Tóquio 2020

•  Recorde de tráfego para plataformas digitais olímpicas (+ 50% de usuários em comparação ao Rio 2016)

•  5 milhões de usuários do site olímpico oficial durante os primeiros dias dos jogos

“Os membros da equipe Atos são campeões nos bastidores e estou extremamente orgulhoso de seu trabalho árduo e dedicação”, disse Elie Girard, CEO da Atos. “Nós trouxemos conhecimento digital confiável e experiência de 30 anos para garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos. Ao se adaptar rapidamente à pandemia, a família Atos mostrou flexibilidade e alavancou sua experiência em segurança digital para permitir que fãs e todas as partes interessadas no mundo acompanhassem seus atletas favoritos – o que é uma conquista fantástica, já que o evento foi o mais conectado na história.”

A Atos forneceu soluções digitais críticas para Tóquio 2020, incluindo Games Management Systems que dão suporte ao planejamento e operações dos Jogos Olímpicos e Information Diffusion Systems, fornecendo resultados em tempo real para a mídia e todos os envolvidos com as Olimpíadas.

A empresa também garantiu toda a infraestrutura de TI, aproveitando sua experiência em cibersegurança digital e como um dos principais provedores de serviços gerenciados em todo o mundo. Seus serviços de segurança centralizados e baseados em nuvem incluem um Centro de Operações de Segurança (SOC), uma Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores (CSIRT), detecção e resposta de endpoint e serviços de avaliação de vulnerabilidade.

Como parte das inovações digitais do Tóquio 2020, a Atos também implementou tecnologia de computação de ponta, permitindo tempo de processamento reduzido, e desenvolveu o mais inovador Sistema de Controle de Acesso Avançado da história, que integra reconhecimento facial.

À medida que o cenário da tecnologia digital segura e descarbonizada evolui, as equipes da Atos reforçam o compromisso de levar inovação para as próximas edições dos Jogos e apoiarão o COI para Pequim 2022 e Jogos Olímpicos Paris 2024 – atos.net/en/olympic-games

Últimas notícias