Edge Computing, IoT e 5G pautam CIO Meeting da SUCESU-BA, em parceria com CHIP e Dell Technologies

Salvador, 27/11/2023 – Acelerando insights, probabilidades e bons presságios para o ano de 2024, que já está batendo à porta. Foi dessa forma que a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Bahia (SUCESU-BA) fechou com excelência o ciclo de eventos 2023. Em uma noite agradável, CIOs baianos dos setores público e privado participaram de um encontro diferenciado baseado no compartilhamento de conhecimento técnico de qualidade, networking de alto impacto, em um ambiente descontraído. Fórmula já consagrada pela SUCESU-BA desde a concepção do CIO Meeting, que nesta oportunidade abordou o tema: A Revolução do Edge Computing e a Convergência da IT e OT, apresentado pelos parceiros CHIP e Dell Technologies.

Apesentando portfólio com potentes soluções de infraestrutura, a Dell Technologies destacou exemplos de como as organizações estão cada vez mais digitais e potencializadas por dados, necessitando de suporte especializado da Dell em ambiente multicloud, explorando a inteligência artificial, aprendizagem automática, IoT e Edge Computing com a finalidade de auxiliar as corporações em seus processos de Transformação Digital.

“Desde 2019, a Dell Technologies investe em quatro novas vertentes de negócios: a primeira é a área de Telecom, para prover 4G e 5G junto às grandes e pequenas operadoras, a segunda é a área de Edge Computing, que anda muito junto com IoT, justamente para levar workload de grande importância para mais próximo de onde o dado é criado, a exemplo do varejo, do estacionamento do shopping, então a todo momento você pode ter um caso de uso que precisa de tecnologia na borda. A conectividade e baixa latência do 5G, por exemplo, vai ser essencial para você ter a qualidade de entrega desses dados, a tomada de decisão em tempo real, então, quanto menor a latência, melhor a qualidade daquela informação. A terceira é indústria. E a quarta e última área é a de Cidades Inteligentes, que também envolve a parte de sustentabilidade, ESG, Green IT, a exemplo da nossa fábrica em Hortolândia, São Paulo, onde temos um laboratório de indústria 4.0, onde recentemente terminamos a instalação dos paíneis solares, que vão gerar toda energia para a fábrica de uma maneira mais sustentável”, explica o Edge Solution, Product Line and Business Development Manager na Dell Technologies, Caio Candido.

Ainda segundo Candido, em 2024, a Dell investirá bastante em Inteligência Artificial, IA Generativa, na Conversação Generativa, nos robôs digitais, e na vocação de Salvador como centro regional de inovação “Isso tudo virá para o Brasil. Só em relação ao 5G, já temos mais de 10 laboratórios privados, com diversos institutos parceiros. Estamos no meio de toda essa inovação. Sem dúvidas, Salvador é uma das principais cidades dos país. Hoje, a Dell, junto com a CHIP, a Intel, e diversos parceiros que temos aqui na região Nordeste estamos trazendo bastante infraestrutura, pois isso é core, é vital. Sabemos o tanto que sofremos durante a pandemia. E hoje quando falamos de smart cities, cidades digitais, nós estamos basicamente fornecendo toda a infraestutura de tecnologia, trabalhando com as operadoras, com as empresas de energia elétrica, porque se você for pensar, os workloads de tecnologia são usados por trás de todos os cabos, todas as antenas. Então, toda a inteligência do negócio passa por nossos storages, switches e servidores. A ideia não é só prover essa infra de dados, mas com a melhoria da conectividade 4G e 5G consigamos criar novos casos de usos e soluções seguindo a cultura do povo baiano, entendendo os problemas para prover os recursos. A ideia é trazer as iniciativas de IA e casos de uso que estão dando certo em São Paulo, no México, no Chile, e por toda América Latina aqui para a região”, resume o executivo.

De acordo com o estudo “Hype Cycle for Emerging Technologies, 2023”, do Gartner, a Inteligência Artificial generativa (IAgen) está posicionada no Pico das Expectativas Infladas, sendo projetada para produzir benefícios transformacionais dentro de dois a cinco anos. A IA generativa está incluída no tema mais amplo da IA emergente, uma tendência importante que está criando novas oportunidades de inovação. E a Dell está na vanguarda dos processos que movimentam a Indústria 4.0, que é o resultado da introdução de tecnologias – computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, robótica – em processos industriais, de forma a automatizar e conectar toda a linha produtiva.

Computação na Borda

A Dell Technologies entrega inovações sobre operações de edge e soluções de segurança. Com o Dell NativeEdge, uma plataforma de software de operações de borda, as empresas podem simplificar e otimizar implementações de edge seguras, onde os clientes podem simplificar as operações em milhares de dispositivos e locais da borda a Data Centers principais e multicloud.

De acordo com o CEO da CHIP, Marcos Rabelo, a parceria com a Dell está a cada dia mais fortalecida, o que traz segurança e respaldo nas operações com os clientes em toda a região Nordeste. “A CHIP e a Dell Technologies estão sempre buscando o caminho da inovação para trazer novidades para o mercado. E hoje com o advento do 5G, muitas soluções e aplicações podem ser viabilizadas, o que há bem pouco tempo não era possível. Notadamente, a Internet das Coisas (IoT) e o Edge Computing, que é a computação na borda fora do Data Center, demanda que se tenha uma infraestrutura de telecomunicação, de 5G, de WiFi, de tecnologias disrruptivas, porque os nossos clientes precisam que os equipamentos estejam onde as coisas acontecem, e tempo real: nas cancelas do estacionamento do shopping, no trânsito, em ambientes mais abrasivos. Neste contexto, a Dell tem um vasto portfólio de soluções para Edge Computing e IoT para a diferentes demandas e a CHIP atua fortemente na consultoria, projeto e desenho de soluções, além de operação assistida com monitoramento ativo”, afirma Rabelo.

A CHIP é parceira nível Titanium da Dell no Brasil, com foco na excelência e na expertise em soluções, e atua como uma Integradora de Soluções em Infraestrutura de Tecnologia da Informação, com atuação nacional especializada em Consultoria, Projetos, Implementação e Suporte para Datacenter. Oferecemos soluções abrangentes que incluem Hiperconvergência, Proteção de Dados, Storage, Servidores, Rede, Virtualização, Serviços e muito mais.

Para a CIO da Casa Civil do Governo da Bahia, Valéria Valverde, a realização de eventos como o CIO Meeting abre um leque de possibilidades para os profissionais de Tecnologia da Informação. “Vejo como uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento, pois precisamos nos atualizar diariamente com todas as opções existentes no mercado. Além do fato de estar junto a colegas e potencializar a troca de experiências, de forma que são muito importante iniciativas como essa da SUCESU-BA”, ressaltou a gestora.

Entre os participantes do encontro estavam representantes do Grupo LM, Seplan, A Geradora, Agerba, Casa Civil, Saeb, Semit e Sedur.

No último CIO Meeting do ano, a SUCESU-BA preparou um ambiente altamente instigante para recepcionar os CIOs: uma pista de corrida, no Kart Shopping Bela Vista. Pense em uma experiência sensorial diferenciada, combinando conhecimento e inovação técnica, ao networking, à agradável gastronomia, ao momento de descontração e união proporcionado pela competição automotiva, que terminou com quatro premiados, além dos sorteios de brindes aos presentes. Mais uma vez, a organização da SUCESU-BA superou-se no quesito inovação e acolhimento, que já se tornaram suas marcas registradas. Que venha 2024!

• Veja a Galeria de Fotos do CIO Meeting.

• Assista a Entrevista Exclusiva do TI Bahia com Caio Candido, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Dell Technologies.

• Assista a Entrevista Exclusiva do TI Bahia com Marcos Rabelo, CEO da CHIP.

Últimas notícias