Peccin adota solução da eSales voltada para inteligência de dados da indústria alimentícia

Empresa gaúcha implantou a plataforma Colecta no início deste ano para ter mais controle e assertividade sobre a cadeia de suprimentos

Salvador, 03/01/2024 – Um dos segredos da tradicional fábrica de doces Peccin para seguir forte no mercado há quase 70 anos é a sua capacidade de se modernizar. O mais recente passo que a indústria de Erechim deu nesse sentido foi a incorporação da plataforma Colecta. Com objetivo de ter mais controle e assertividade sobre a cadeia de suprimentos, incluindo a previsão de demanda dos distribuidores, a empresa contratou o serviço da eSales no início de 2023 e já observa melhorias na sua operação.

Na avaliação da coordenadora de Inteligência de Vendas da Peccin, Daniele Senhori, havia muita dificuldade em se obter informações precisas e constantes dos seus 80 distribuidores. “Não tínhamos uma regularidade na captação destes dados, pois cada um nos passava o que tinha no momento, a maioria em informações colocadas em tabelas de Excel. Era tudo muito manual e desencontrado”, relata a gestora.

De acordo com o CEO da Colecta by eSales, Luciano Sager, a solução tem potencial para reduzir rupturas, em especial junto à indústria de alimentos, como é o caso da Peccin. “Estamos obtendo resultados de até 20% de redução de rupturas junto a alguns dos nossos clientes, porque, ao mitigar as lacunas entre oferta e demanda, a Colecta garante que os nossos clientes alcancem níveis mais altos de eficiência operacional e maior rentabilidade em todo ciclo de venda. Além disso, um valor fundamental para nós é a proximidade com indústrias e canais de venda. Assim, nosso time apoia os clientes no fortalecimento da relação com toda a cadeia de negócios”, explica.

O gestor destaca ainda que a plataforma permite a inclusão de diversos dados importantes para o negócio. “No caso da Peccin, que trabalha com cerca de 13 famílias de produtos, é possível controlar o estoque exato dos mais de 70 distribuidores, as vendas e os pedidos. Dessa forma, pode-se fazer um planejamento de produção, metas e bônus de forma automatizada e qualificada, sem falhas por processos humanos manuais, integrando toda a sua cadeia de vendas”, analisa Sager.

Após o processo de implementação na Peccin, os dados são incluídos de forma constante, ampliando o engajamento dos parceiros de negócio nos milhares de pontos de venda em que os produtos Peccin são comercializados e ajudando no desenvolvimento de campanhas de marketing baseadas em metas e incentivos. “Agora, todos os nossos distribuidores devem aderir à Colecta e pretendemos fazer alguns testes e obter resultados ainda melhores”, projeta Daniele.

Últimas notícias