Tendências tecnológicas em arquitetura e decoração no mundo

Salvador, 24/09/2021 – Quando falamos de inovação em arquitetura e decoração, a gama de tendências que surge a cada momento é enorme. No entanto, uma delas parece ser fator comum em qualquer cenário, país ou época: a tecnologia.

Especialmente hoje, a tecnologia está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos, seja de cidades, casas, apartamentos ou escritórios. O objetivo principal é conferir não apenas funcionalidade e modernidade mas, principalmente, mobilidade, segurança e automação aos espaços.

Já na decoração, a tecnologia entra para inovar a rotina das pessoas, trazendo mais praticidade nas tarefas do dia a dia, e aliado a uma estética futurista e minimalista.

Um exemplo de tendência atual do uso da tecnologia nesse setor é a realidade aumentada. Com esse recurso, é possível testar cores, texturas e objetos nos mais diversos ambientes antes mesmo de comprar os móveis e decorar o local.

Isso, por consequência, confere mais autonomia para que as pessoas inovem ambientes por conta própria e aproxima ainda mais os clientes dos profissionais da área

Outra tendência tecnológica do segmento são os aplicativos de celular que simulam ambientes permitindo, por exemplo, que qualquer um meça distâncias, calcule alturas e visualize a disposição de móveis e objetos de decoração em um determinado local. Tudo isso para otimizar a criação de arquitetos e design de interiores.

Já a impressão 3D, que também é outra tendência no cenário mundial, possibilita a criação de móveis personalizados e até mesmo de acessórios funcionais, como panelas e cadeiras.

Casas inteligentes e sustentáveis

Além de tudo isso, está em voga hoje em dia o conceito de casa inteligente, que une estética, funcionalidade, sustentabilidade e tecnologia. E o melhor exemplo vem da Holanda.

O site especializado em décor holandês Sweetest Home identificou, por exemplo, que casas e prédios de Amsterdam receberam interruptores de luz com desligamento automático, medidores inteligentes de energia e lâmpadas de LED de consumo ultra baixo.

Além disso, o país também tem investido em materiais de construção mais ecológicos. E, nessa pegada, o setor de arquitetura e design de interiores também está cada vez mais conectado com o uso dos painéis solares.

Mesmo que não seja novidade no ramo, com os movimentos crescentes de proteção ao meio ambiente, esse conceito de sustentabilidade tem se aliado à tecnologia para se tornar um recurso mais acessível e presente nas cidades e nos lares.

Tanto é que, entre as tendências da arquitetura para 2021, estão as telhas solares que geram eletricidade para casas e edifícios e, ao mesmo tempo, atuam como parte da cobertura do telhado.

Últimas notícias