Quais reparos fazer no carro antes de vendê-lo?

Antes de vender um carro, alguns cuidados básicos devem ser levados em conta para atrair mais compradores, como uma limpeza geral e pequenos reparos.

Salvador, 25/06/2021 – A venda de um carro usado exige cuidados que vão bem além do que a documentação. Quem pretende vender o veículo precisa encontrar o local certo para fazer o anúncio, como na Karvi Brasil, um marketplace que compra e vende veículos.

Outra dica é realizar alguns reparos para aumentar a atração de potenciais clientes. Afinal, dificilmente você encontrará um comprador caso o automóvel esteja sujo, com arranhões ou amassados.

Mantenha o visual em dia 

Quando um cliente vê um veículo usado para comprar, o primeiro local analisado é a lataria. Por isso, faça pequenos ajustes caso o seu carro tenha alguns amassados ou riscos. Um funileiro de confiança pode dar conta do recado. Inclusive, o investimento tem retorno certo, pois um veículo melhor apresentado atrai mais gente interessada na compra.

Inclusive, você poderá vendê-lo pelo valor da tabela Fipe, tendo em vista que muitos veículos são desvalorizados justamente por problemas na manutenção e também no visual, ou seja, o conhecido martelinho de ouro pode trazer inúmeras vantagens ao seu negócio.

Além disso, a limpeza interna e a externa do automóvel devem ser priorizadas. Imagine um comprador entrando no carro todo animado e logo dá de cara com um estofado manchado ou com um mau cheiro, como de mofo. Certamente, a compra iria por água abaixo. Portanto, investir nesse quesito traz inúmeros benefícios na transação.

Vale a pena informar, ainda, que os pequenos ajustes têm preços acessíveis, e a grande maioria é feita com ferramentas simples, ou seja, o retorno é garantido.

Dê um talento na limpeza

A limpeza bem feita contribui imensamente para a venda de um carro usado. Além da lavagem propriamente dita, você deve priorizar ainda as rodas, carpetes, bancos, painel e todas partes de difícil acesso. Dessa maneira, o carro ficará um brinco, conquistando quem estiver interessado na compra. Portanto, não economize nesse ponto.

Faça revisões e vistoria

Na hora de vender um veículo usado, alguns detalhes precisam passar por um check-list. Entre eles, podemos citar o nível do óleo, a condição dos pneus, reparos nas suspensões e componentes internos, como velas de ignição e amortecedores. Quanto menos barulho tiver, melhor.

Vale a pena fazer o alinhamento e balanceamento do carro antes de anunciar a venda. Assim, quando o comprador der uma volta no test-drive, ele sentirá o automóvel rodando suave, sem trepidações. Inclusive, uma vistoria técnica ajuda na indicação de possíveis revisões, além de destinar uma garantia a mais ao comprador por meio dos selos de qualidade.

A dica é você se colocar no lugar de quem está em busca de um carro. Olhe analiticamente para o seu veículo e veja o que está bom e os fatores que necessitam de reparos. Se for preciso, peça para um amigo ou familiar verificar a condição do veículo, sinalizando o que deve ser melhorado.

Conte com uma plataforma digital

Atualmente, a tecnologia é uma parceira na venda de carros usados. Ao anunciar o seu veículo em uma plataforma de compra e venda de veículos, uma vistoria técnica será feita, destinando uma grande vantagem competitiva para você vender mais rápido o carro.

Dessa forma, o processo fica bem mais rápido, sendo vantajoso para ambas as partes envolvidas na negociação. Outra dica é nunca fazer reparos por conta própria, pois eles podem piorar o estado do carro, afastando os compradores. Afinal, um conserto mal feito pode ser analisado como um indicador de possíveis danos graves, ou seja, tenha cautela nesse momento e conte sempre com a opinião de um especialista.

Faça um polimento do automóvel e revitalize o acabamento. Assim, certamente a sua venda será bem-sucedida.

Últimas notícias