Os benefícios do NaaS para o setor de saúde

Por Flávio Póvoa, Gerente de Engenharia de Sistemas da HPE Aruba Networking

Salvador, 31/10/2023 – O setor de saúde passou por uma transformação digital substancial na última década. Há mais dispositivos IoT no setor de saúde do que nunca e essa tendência não para de crescer. A TI enfrenta o difícil desafio de complexidades adicionais, incluindo a priorização dos investimentos em ferramentas digitais, tecnologia e análises.

Muitos departamentos de TI na saúde estão atualizando sua infraestrutura de rede para dar suporte a um modelo moderno, onde o atendimento presencial ao paciente é gerenciado digitalmente e no qual a telemedicina e a assistência médica domiciliar operam em sincronia. O objetivo é prestar um atendimento flexível, que atenda aos pacientes onde quer que eles se encontrem e que não sobrecarregue ainda mais as equipes médicas e organizacionais.

Existem muitos caminhos para avançar na transformação digital dentro dos cuidados com a saúde e certamente não é uma solução única para todos. Em todos os setores, a adoção da rede como serviço, ou NaaS, está acelerando, impulsionada pela demanda por novas tecnologias, flexibilidade financeira e eficiência de TI. Estes são três dos benefícios principais do NaaS na área da saúde:

1. Inovação
As organizações precisam modernizar continuamente a infraestrutura de rede para reduzir as despesas operacionais e minimizar os riscos, além de maximizar investimentos em tecnologia de rede. Há a necessidade de tomar uma decisão de compra que apoie suas necessidades atuais e, ao mesmo tempo, acomode as necessidades das quais ainda não estão cientes. NaaS é um modelo flexível baseado em assinatura que permite que as empresas de saúde entreguem casos de uso de forma mais rápida e fácil do que em um modelo CapEx tradicional. Investir em uma rede altamente flexível é a forma de aproveitar novos recursos para seguir inovando.

2. Escalabilidade
O NaaS garante que a infraestrutura de saúde esteja sempre pronta para dar suporte às necessidades da organização, seja adquirindo e implantando a tecnologia mais recente com mais rapidez e eficiência ou garantindo que a infraestrutura seja do tamanho certo e que atualizações possam ocorrer quando necessário para apoiar os resultados de negócios. O NaaS permite adicionar facilmente mais pontos de acesso e switches à assinatura dos clientes por meio de um simples pedido de alteração.

3. Flexibilidade financeira
O NaaS ajuda as organizações do setor de saúde a evitar o processo de aprovação de um orçamento (CapEx) complicado, rígido e demorado. Também proporciona maior flexibilidade e uma capacidade de gestão mais proativa, ao mesmo tempo que minimiza o capital de giro inicial. O modelo permite recursos de “pay-as-you-go”, com um melhor alinhamento entre gastos de rede e uso da rede, tudo com pagamentos mensais previsíveis. Dessa forma, as organizações de saúde podem acompanhar as mudanças nas necessidades de rede de uma maneira flexível, escalável e baseada no consumo.

Últimas notícias