Data centers brasileiros: porta aberta a profissionais iniciantes e experientes

Por Rafael Garrido, Vice-presidente da Vertiv LATAM

Salvador, 26/07/2021 – A digitalização da economia brasileira depende do data center para seguir se expandindo. Os gestores dos data centers, por sua vez, lutam para contratar profissionais aptos a suportar a expansão do setor. Pesquisa divulgada em janeiro de 2021 pelo Uptime Institute revela que, em todo o mundo e até 2025, o segmento sofre com a falta de 300 mil profissionais aptos a trabalhar nas complexas funções que garantem a continuidade dos serviços oferecidos pelo data center. O mercado brasileiro de data centers acompanha essa tendência. Segundo relatório produzido em 2020 pela Associação das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (Brasscom) a partir de entrevistas com as 91 empresas de seu ecossistema, a área de TI e Telecom brasileira demandará, até 2024, 420 mil novos profissionais.

Quem deseja trabalhar no dinâmico mercado de tecnologia precisa manter-se atualizado sobre as principais inovações. Algumas das principais tendências do setor brasileiro de ICT Security são Cloud Computing, BigData/Analytics, Mobilidade e o uso crescente de Social Media.

Trata-se de uma jornada de contínua renovação do conhecimento, envolvendo treinamentos e certificações sobre tecnologias muito sofisticadas.

Aqui estão as certificações mais comuns para profissionais que estão iniciando sua jornada em data centers:

Profissional Certificado em Gestão de Data Centers (CDCMP)

O treinamento cobre assuntos fundamentais como gestão de data centers, bem como questões básicas de design, enquanto a unidade profissional recomenda tópicos de gestão (facilities, procedimentos) e estratégias de negócios. Outras certificações incluem Profissional Certificado em Design de Data Centers (CDCDP) e Profissional Certificado em Energia de Data Centers (CDCEP).

Profissional Certificado em Redes Cisco (CCNP) para Data Centers

Considerado por muitos na indústria de data centers como o padrão de ouro, ter uma credencial de Profissional Certificado em Redes Cisco (CCNP) para Data Centers é uma das certificações mais disputadas. É uma certificação ao alcance de candidatos que tenham de três a cinco anos de experiência em tecnologias da Cisco.

Profissional Certificado 5 em VMware – Virtualização de Data Centers (VCP5-DCV)

Os candidatos estudando para essa certificação devem conhecer em profundidade o Sistema de Nomes de Domínio (DNS), bem como dominar a arte de instalar, gerenciar e dimensionar ambientes VMware vSphere (é recomendado ter pelo menos 6 meses de experiência com tecnologias de infraestrutura VMware antes de fazer a avaliação para VCP5-DCV).

A extrema complexidade do ambiente do data center demanda, também, profissionais sêniores, pessoas aptas a explorar abordagens interdisciplinares, uma realidade nos data centers.

Engenheiro de Testes de Data Center

Tendo a tarefa de configurar ambientes para testar soluções de redes e de computadores dentro do data center, esse profissional expõe qualquer problema e identifica os principais fatores que contribuem para essa falha.

Técnico Ambiental e de Segurança de Data Center

Dando suporte e monitorando as várias atividades relacionadas ao meio-ambiente, à saúde e à segurança dentro de um data center, é sua responsabilidade investigar qualquer problema de segurança. Esse profissional é, também, o responsável por treinamentos ambientais.

Arquitetos de Infraestrutura

Responsáveis pelo design do data center, os arquitetos de infraestrutura em geral cuidam de todos os serviços de suporte como refrigeração e alimentação de energia – enquanto os gerentes de projeto garantem que todas as instalações sejam mantidas adequadamente.

Gerente de Data Center

Supervisionando a operação geral das instalações, é imperativo que os gerentes de data centers tenham uma grande amplitude de conhecimento sobre todas as coisas relacionadas ao data center – desde entender de redes e sistemas operacionais até conhecer os protocolos e processos certos.

Engenheiro Elétrico, P&D de Data Center

Trabalhando em uma equipe que ajuda a projetar e construir as tecnologias de software, hardware e de rede, seu papel como engenheiro de hardware o leva a desenvolver desde pequenos projetos até a fabricação em grande volume.

Planejador/Planificador de Manutenção do Data Center

Como planejador/planificador de manutenção do data center, esse profissional está envolvido na comunicação interna bem como em manter o contato regular com os clientes do data center. Ao planejar requisitos para clientes e gerenciar os ciclos de vida completos do projeto, garante a execução eficiente de vários processos de planejamento e agendamento. Uma de suas missões é melhorar as tarefas da manutenção preventiva.

Engenheiro de Sistemas de Controle do Data Center

Esse cargo normalmente requer ao menos 10 anos de experiência, bem como formação em infraestrutura crítica como automação industrial, sistemas SCADA e CLPs. Proporcionando suporte técnico para as equipes de engenharia e de operação, suas responsabilidades incluem resolver todos os assuntos relacionados aos controles elétricos críticos, além de resolver todos os problemas relacionados a gestão de fornecedores e compras.

A jornada de um colaborador de data center nunca é rotineira, exigindo o domínio de muitas competências. O setor brasileiro de data center continua se expandindo – inclusive internacionalmente – a cada dia. A extrema criticidade do ambiente exige profissionais muito experientes e com um alto grau de compromisso, pois o que afeta o data center, afeta o país. Quem se ajustar a esse perfil contribuirá para a transformação da nossa economia em 2021, e no futuro também.

Últimas notícias