Como o estresse pode afetar a queda de cabelo

Salvador, 13/10/2021 – O estresse pode estar ligado à queda do cabelo, uma vez que provoca o enfraquecimento do mesmo, que é conhecido como alopecia emocional. Geralmente, o estresse altera completamente a química corporal, desestabiliza o equilíbrio hormonal, irrita a pele e modifica o estado geral de saúde, inclusive do couro cabeludo.

Sabe-se que uma pessoa perde de 100 a 200 fios de cabelos por dia, dependendo da idade e do gênero. Porém, uma vez que mais cabelos que o normal são encontrados no travesseiro, roupas, banheiro e outros, um especialista deve ser consultado para descobrir o motivo da queda de cabelo que pode estar ligado tanto ao estresse quanto à ansiedade.

Tipos de alopecia que são gerados pelo estresse

Alopecia, considerada sinônimo de calvície, é diagnosticada em diferentes tipos e variantes, como alopecia causada pela genética, por danos ou malformações na estrutura capilar ou pelo estresse. As mais associadas ao estresse são:

● Alopecia areata
Há muitos fatores que podem causar alopecia areata, um desses fatores é o estresse.Este tipo de alopecia pode afetar tanto homens quanto mulheres, perdendo cabelo em áreas delimitadas, e com formato oval ou circular.

● Eflúvio telogênico
Este é o tipo mais comum de alopecia causada pelo estresse. Um nível elevado de estresse pode comprometer um grande número de folículos capilares. Depois de alguns meses, os cabelos afetados começam a cair ao escovar ou ao lavar o cabelo.

● Tricotilomania
Esta é a vontade irresistível de arrancar os cabelos, causada por tensão, ansiedade, estresse, tédio, frustração ou solidão.

É importante ressaltar que, ao controlar o estresse, pode-se evitar qualquer um dos tipos de alopecia mencionados acima, além de vários outros males à saúde física e mental. Portanto é de suma importância procurar ajuda profissional caso sinta que se enquadre em alguma das situações mencionadas.

Dicas para prevenir a queda de cabelo relacionada ao estresse

Algumas das dicas que podem ser seguidas para evitar a queda de cabelo, seja por estresse ou por outros motivos, incluem:

● Práticas para aliviar o estresse
Embora isto possa parecer difícil, a realidade é que diferentes tipos de terapia podem ser feitos para ajudar a evitar o estresse. É recomendável consultar um especialista como um psicólogo para descobrir que métodos podem ser usados para evitar o estresse e como lidar com ele.

● Lavar seu cabelo diariamente
Ainda que em muitos casos isso pode ser considerado negativo para a saúde capilar, para evitar a oleosidade é aconselhável lavar seu cabelo diariamente. Como esta prática é muito dependente da pessoa e do tipo de cabelo, é aconselhável consultar um dermatologista.

● Evitar enxágues e cremes de modelagem
A razão pela qual é recomendado evitar esses produtos é a presença de gordura na sua composição, que pode gerar dermatite seborréica, o que gera inflamação e resulta na queda de cabelo.

● Não aplicar remédios caseiros
Há alguns remédios que de fato podem ser uma boa opção, mas em muitos casos eles podem danificar mais o couro cabeludo do que beneficiá-lo especialmente quando contêm muita gordura.

● Consultar um dermatologista
Devido a tudo isso, é de extrema importância consultar-se com um dermatologista, principalmente para conhecer o tipo de cabelo, os tratamentos que podem ser usados, os produtos que podem ser usados e a melhor maneira de manter o cuidado. Além de diagnosticar se existe o risco de sofrer de algum tipo de alopecia.

Lembremos que o eflúvio telogênico pode ser tratado com sucesso, evitando assim a queda de cabelo. Portanto, no caso de reconhecer que está sofrendo de muito estresse e que a quantidade de cabelo perdido no travesseiro é maior do que o normal, recomenda-se consultar imediatamente um especialista para que o mesmo possa indicar o melhor tratamento o mais rápido possível. Recomenda-se usar a plataforma do doctoranytime para encontrar os melhores médicos especialistas.

Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.

Referências:
Como o estresse pode afetar a perda de cabelo. (2019). Google Docs.
Stress and hair loss: Are they related? (2019, April 5). Mayo Clinic.

Últimas notícias