Como deve ser um currículo de profissional de TI?

Salvador, 29/11/2021 – Quem direciona a carreira para a área de tecnologia sabe o quanto é importante encontrar soluções que otimizem processos e proporcionem uma boa experiência de usuário. Esse mesmo raciocínio pode ser aplicado a um currículo de profissional de TI.

Por mais que o curriculum vitae seja um documento tradicional, também há espaço para inovação na hora de montar o seu CV — basta usar as técnicas certas para isso.

Para gerar uma ótima percepção sobre a sua candidatura com base em seu currículo, confira as dicas a seguir.

3 estratégias para otimizar um currículo de profissional de TI

Todos os currículos devem atender a um padrão que permita avaliar e comparar candidaturas. Mas isso não impede que você explore as seguintes estratégias para otimizar um currículo de profissional de TI:
● Escolher o modelo de currículo ideal
● Selecionar as palavras-chave ideais para a área de TI
● Usar a estrutura do CV a seu favor

A ideia é fazer com que a forma e o conteúdo do seu CV sejam um reflexo de sua eficiência e capacidade de sucesso no cargo oferecido, demonstrando que você pode ser a pessoa ideal para preencher aquela vaga em específico.

Acerte na escolha do modelo de CV

É muito prático usar um modelo de currículo pronto para editar, mas como saber qual a melhor opção? A dica é se basear em dois critérios: facilidade de leitura e formato adequado.

Para definir o layout mais apropriado, pense no que pode ser útil e atraente para quem vai avaliar seu documento. Responsáveis por contratações devem entender rapidamente quem você é, qual o seu objetivo e como você pode agregar valor à empresa ao desempenhar o seu trabalho. A organização visual e o espaçamento entre as informações contribuem para isso.

Quanto ao formato do currículo, você pode fazer sua escolha de acordo com o tipo de qualificação mais importante a destacar:
● O formato de currículo cronológico é recomendável para quem já tem uma boa experiência na área, pois permite uma identificação imediata da situação atual e uma análise da trajetória profissional a partir da lista de ocupações anteriores.
● O formato de currículo funcional é ideal para quem se formou recentemente ou tem lacunas no histórico profissional, já que nesse formato é possível começar pelas seções de Formação Acadêmica ou Habilidades.
● O currículo combinado valoriza o conjunto de habilidades/experiência/formação que tornam a candidatura única, combinando os formatos mencionados anteriormente.

Inclua as melhores palavras-chave

Um currículo de um profissional de TI pode (e deve) conter termos e expressões que façam parte do vocabulário do meio, mas sem exageros. Vale lembrar que o seu CV pode passar por dois processos bem distintos: os softwares de rastreamento automático de currículos e a pré-avaliação feita por analistas de RH e recrutamento que talvez não conheçam tão bem a terminologia específica da área de TI.

Faz diferença adaptar seu currículo para ser aceito pela inteligência artificial e também pela humana, usando palavras-chave de acordo com o perfil da vaga desejada. Estes são apenas alguns exemplos que você pode levar em conta na hora de montar seu CV:
● Big Data
● Gestão de inovação
● Segurança da informação
Adequação à LGPD
● Análise de BI (Business Intelligence)
● Cloud solutions (computação em nuvem)
● Desenvolvimento de aplicativos
● Monitoramento em tempo real
● Plataforma B2B
● Infraestrutura de dados

Aproveite melhor a estrutura do currículo

Para se destacar em relação a uma concorrência qualificada, você precisa construir um currículo que flua bem e mantenha o interesse de quem estiver avaliando o seu potencial. Por isso, explore ao máximo as possibilidades de valorizar sua candidatura dentro da estrutura do CV.

Uma boa ideia é subdividir a seção Habilidades do currículo para deixar bem claro o que você é capaz de fazer, como nos exemplos abaixo:

Habilidades Técnicas
● Linguagens de Programação: C++, Python, PHP, HTML, CSS
● Gestão de redes: configuração de servidores, monitoramento, resolução de problemas
● Segurança: administração de banco de dados, implantação e adequação a LGPD

Habilidades Gerais
● Liderança
● Comunicação interpessoal
● Gerenciamento de tempo

Lembre-se que um currículo de profissional de TI deve demonstrar organização, eficiência e facilidade de comunicação ao longo de todo o documento. Então, não deixe de incluir uma rápida declaração no campo de Objetivo do CV — incluindo um texto de 2 a 4 frases com foco na sua adequação ao cardo. Além disso, use o espaço da seção de Experiência Profissional para descrever suas atividades em cada emprego listado e citar exemplos palpáveis de suas conquistas profissionais.

Últimas notícias