Agência realiza tours virtuais na tentativa da sobrevivência

Salvador, 22/04/2021 – Desde o início da crise sanitária, vários setores da economia acabaram sendo prejudicados, e o turismo está entre eles, por conta das diversas restrições sobre o deslocamento de pessoas, seja entre cidades, estados ou países. Para sobreviver a esse período, as agências de viagens tiveram que encontrar alternativas – a empresária Patrícia Ribeiro, por exemplo, começou a promover tours virtuais tanto pelo Brasil quanto por diversos outros países do mundo.

De acordo com Patrícia, ela já realizou essas viagens virtuais por inúmeras cidades do Brasil e de alguns outros destinos internacionais famosos, como Itália e Turquia. Toda a experiência digital é feita por meio de videoconferência, onde os “turistas digitais” podem acessar fotos e vídeos, além de receberem explicações e curiosidades sobre os locais por um guia turístico, que torna toda a viagem em uma imensa imersão cultural. “O público que faz os passeios com nossa agência gosta de programas culturais, gastronomia, história, arte, então decidi oferecer estes modelos de tour virtual, para que eles possam adquirir conhecimento enquanto não podem fazer os passeios” diz Patrícia Ribeiro, dona da agência Próxima Saída Viagens.

Quem são os participantes?

De maneira geral, quem busca o serviço são pessoas com faixa etária acima dos 50 anos de várias regiões do Brasil – de acordo com seus comentários, essas pessoas amam a experiência virtual. Alguns desses turistas já estiveram pessoalmente em muitos dos locais do tour, e um deles chegou a dizer que a viagem virtual lhe fez sentir saudade do local por onde já havia passado. “Eu participo desses tours virtuais desde que começou a pandemia. Em março e abril eu fiz vários, depois continuei fazendo. Gosto muito. Eu faço todos os que eu posso porque é muito interessante. Nós aprendemos muito, ficamos sabendo de lugares legais que conhecemos e que queremos conhecer, fazemos uma seleção de onde queremos ou não conhecer. É muito importante! Quando vemos algo interessante, fazemos pesquisas a respeito, aprendemos bastante e adquirimos muita informação” afirma Silvia Kcnoll. Para ela, como não é possível sair livremente de casa, o passeio online é uma alternativa de entretenimento, e lhe dá pelo menos uma distração.

Outra usuária do serviço, a aposentada Yara Denise afirma que seu maior hobby é viajar, e dessa forma ela já conhece todos os continentes do planeta. Quando ela descobriu o tour online, passou a realizar as “viagens” todos os fins de semana, revisitando muitos dos lugares por onde já passou e revivendo ótimas lembranças, só que dessa vez do sofá de casa. E assim como o tour virtual, os melhores cassinos online também oferecem várias facilidades aos seus usuários, desde a possibilidade de ter acesso a um acervo enorme de jogos, como também várias promoções que otimizam a sua jogatina a somente alguns cliques de distância.

Como é realizado?

O passeio virtual é feito através de fotos e vídeos, com um guia local explicando todas as curiosidades e fatos daquela região. Geralmente os turistas são levados até locais históricos, onde os guias revelam fatos sobre a geografia, cultura, culinária, entre outras coisas do lugar. Muitos dos participantes das viagens alegam que a imersão impressiona, e que os guias são bastante competentes, dando explicações claras, também tirando qualquer dúvida dos usuários do serviço. Os guias também comentam sobre as viagens presenciais, mostrando todos os lugares que fazem parte do tour original, além de recomendar a melhor época do ano para visitar determinadas regiões, onde se hospedar, lugares para comer entre outros.

Então, enquanto as coisas não se normalizam e boa parte da população continua em suas casas, o passeio virtual se torna uma ótima alternativa de entretenimento para a população. Já para as agências e guias, essa é uma opção de renda viável em tempos difíceis. E nós continuamos na torcida para que logo não precisemos mais viajar somente pela tela do computador.

Últimas notícias