A evolução dos relógios inteligentes, o que é o Smartwatches

Salvador, 26/01/2021 – Muitos lançamentos simbolizam a evolução dos relógios inteligentes, mas alguns deles são considerados “marcos históricos” quando o assunto são os Smartwatches.

Mas o que é um Smartwatch?

Os Smartwatches são os famosos relógios inteligentes. São relógios, em geral, de pulso que apresentam recursos avançados e, atualmente, semelhantes à de computadores e smartphones.

Por exemplo: acesso a redes sociais e internet, recebimento e envio de mensagens de texto e voz, monitores de marcação de índices de saúde (coração, pressão arterial, etc). Também, acesso ao WhatsApp e a outros aplicativos de comunicação em tempo real, espaço para armazenamento de fotos, documentos e muito mais!

Trajetória da evolução dos relógios inteligentes

A seguir, você confere alguns dos marcos da evolução dos Smartwatches:

1977A Hewlett-Packard lança o modelo HP-01. Para a época, o protótipo pode ser considerado o primeiro relógio inteligente. Isso porque apresentava inovações como display de LED, recursos avançados e caneta digital para acessar o painel.

1982 A Seiko lança o Smartwatch Pulsar NL C01. Um relógio com tecnologia avançada para a época. Possuía 24 dígitos de informação e podia ser acoplado a uma impressora, além de ter memória expandida.

1984Mais uma vez, a Seiko sai na frente na evolução dos relógios inteligentes e apresenta o RC-1000. Um Smartwatch compatível com os computadores da época. Além disso, com 2 kB de memória RAM;

1990 – A Seiko lança o Seiko Receptor, o que representou um marco e tanto para os Smartwatches, com o Beep Watch. O modelo se desdobrava em um pager, assim influenciando os relógios que viriam mais para frente.

1998 – É lançado o Ruputer, um verdadeiro relógio-computador. O modelo vinha com um processador 16-bit e memória RAM de 128 Kb. Além disso, permitia criar códigos para acessar aplicativos.

Anos 1990 – A Samsung dá mais um passo para a evolução dos relógios inteligentes, com o modelo SPH-WP10. Foi o primeiro relógio do mundo a funcionar também como telefone – embora não tenha sido um grande sucesso de vendas.

Ano 2000 – a Citzen e a IBM lançam modelos de relógio inteligente: o WatchPad e o Linux, respectivamente. Os modelos apresentavam recursos superiores aos daqueles lançados nos anos 1990, como o SPH-WP10, da Samsung.

2004 – A Microsoft SPOT também contribui com a evolução dos relógios inteligentes. A companhia lança a plataforma SPOT (Smart Personal Object Technology). Esta, que possibilita transmissões de FM para atualização de dados diretamente nos relógios inteligentes dos assinantes dos serviços da Microsoft.

2009 – A Samsung apresenta o S9110 Watch Phone. Também, a Sony Ericsson, com os modelos de Smartwatches: Live View e Allerta InPulse. Modelos que permitiam, dentre as inovações, transferir dados de smartphones Android para os relógios.

2011 – Também contribuindo com a evolução dos relógios inteligentes, a Motorola e a Apple lançam, respectivamente, o WIMM Labs WIMM One e Motorola Motoactv e iPod Nano.

Os modelos se tratavam de versões com interface e interligação com smartphones com sistema operacional Android e iOS.

2012 – Foi a vez da Nike inovar. Neste ano, foi lançado o Nike + Fuelbands – um Smartwatch de pulso voltado para as práticas esportivas. Dentre os recursos: medidor de batimentos cardíacos, pressão arterial, queima de calorias e outros.

2013 A Samsung dá mais um passo para a evolução dos relógios inteligentes e lança o Galaxy Gear S. Um modelo de Smartwatch que foi o primeiro a ter conexão 3G.

Assim, dispensava o pareamento com smartphones.

2014 – Foi a vez da Motorola sair na frente, com o lançamento do Moto 360. Um Smartwatch com comando de voz, alertas, pesquisas no Google e muito mais!

Outros modelos semelhantes foram lançados também, como pela LG, pela Asus e pela Samsung.

2015 Continuando com a evolução dos relógios inteligentes a Apple apresenta o Apple Watch. Um aparelho superior, porém, que necessitava de um iPhone.

2020Já com tecnologias super avançadas, 2020 foi marcado por diversos lançamentos de Smartwatches. Entre eles:

•  Apple Watch 4

•  Apple Watch 5

•  Xiaomi Mi Band 3

•  Xiaomi Mi Band 4

•  Xiaomi Amazfit Bip

Portanto, percebemos que em 2021, a tecnologia desse relógio já está se expandindo para o Brasil, de forma rápida, graças aos influenciadores digitais, Youtube, sites como reino smartwatch e entre outros. Tais ajudam a levar essa modalidade a todos os brasileiros.

Últimas notícias