TIM ativa rede 5G Standalone em Recife, Fortaleza e Natal

Salvador, 05/09/2022 – A TIM ativa nesta segunda-feira, dia 5, sua rede 5G Standalone, que opera na frequência de 3,5GHz, em mais três capitais brasileiras, conforme liberação da Anatel: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN), totalizando 15 cidades brasileiras com o sinal do chamado 5G puro. Em todo o Nordeste já são cinco capitais com 5G, contando com João Pessoa (PB) e Salvador (BA), ativadas em julho e agosto, respectivamente. A cobertura inicial chega a 65 bairros nas três novas capitais, com ampliação gradativa dos bairros cobertos, de acordo com a evolução da demanda. O número de antenas é pelo menos duas vezes maior que o mínimo exigido pelas normas do leilão, em cada cidade.

Brasília foi a primeira a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a TIM iniciou o serviço de 5G já com cobertura em 100% dos bairros.

“O Nordeste é estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Hoje temos a maior cobertura 4G da região e vamos ter também a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo de início nas capitais pelo menos o dobro da cobertura mínima exigida. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Em Fortaleza, o 5G SA da TIM começa abrangendo 31 bairros, como Meireles, Aldeota, Papicu, Damas, Vila União, Jardim América e Itaperi, entre outros. Já na capital pernambucana, serão beneficiados, inicialmente, 19 bairros, com a meta de alcançar todos da cidade ainda neste ano. Em Natal, a rede de quinta geração chega a 15 dos 36 bairros da capital potiguar. (Veja lista dos bairros de cada cidade abaixo)

Nos três estados, a TIM está presente em 100% dos municípios com o 4G, o que representa antecipação da meta nacional de chegar a todas as cidades do país com 4G até 2023. “A ativação do 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que vem preparando sua infraestrutura de rede para a chegada desta quinta geração com a expansão da cobertura 4G para 100% dos municípios nordestinos”, diz Talento.

Novas experiências para o consumidor

Com velocidades de navegação até cem vezes maior que na rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação. Essa característica vai transformar completamente a experiência em grandes eventos, como partidas de futebol no Maracanã, o Réveillon de Copacabana e os desfiles das escolas de samba na Sapucaí.

A primeira oportunidade de conhecer o potencial da nova rede é o Rock in Rio Brasil 2022, maior festival de música e entretenimento do mundo, que começou em 2 de setembro. A TIM, patrocinadora oficial do evento, terá 100% de cobertura 5G na Cidade do Rock, além de realizar diversas ativações para aproximar a tecnologia das mais 700 mil pessoas que passarão por lá. A operadora estima que cerca de 10% do tráfego de rede durante o festival já aconteça na quinta geração, o que será importante para monitorar e acompanhar o comportamento do consumidor.

O 5G também deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos pilotos com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.

Pioneirismo no 5G

A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

Últimas notícias