Abrint lança proteção a ataques cibernéticos para provedores regionais

Salvador, 16/04/2023 – A segurança de rede é uma preocupação constante na vida dos Provedores de Internet. Pensando nisso, a Abrint anunciou, na quinta-feira (13), um novo benefício para os seus provedores associados: o serviço de Mitigação de Ataques DDoS.

A Abrint passa a oferecer aos seus associados, através do parceiro Huge Networks, um serviço de Scrubbing Center, isto é, a entrega de tráfego limpo ao associado sob ataque. Desta forma, o provedor associado passa a contar com uma proteção para momentos de emergência, reduzindo expressivamente os danos causados na operação e permitindo a continuidade da prestação dos serviços aos consumidores finais.

Além disso, a Abrint passa a divulgar aos associados cartilhas com boas práticas de segurança cibernética, bem como explicações sobre como se preparar para utilizar o serviço. Com isso, a Abrint dá mais um passo importante em prol do desenvolvimento dos provedores regionais, trazendo soluções concretas e acessíveis para aumentar a segurança da internet no Brasil.

O que é um ataque DDoS?

Os ataques de rede distribuídos (conhecidos pelo acrônimo em inglês DDoS, de Distributed Denial of Service), são um tipo de ataque cibernético que tenta sobrecarregar os recursos de rede com um grande volume de tráfego, com o objetivo de tornar os serviços indisponíveis aos usuários.

Todos os recursos de rede — como servidores de acesso e redes de transporte de dados — tem capacidade para atender um limite determinado de solicitações simultâneas. Quando o número de solicitações excede esses limites, os serviços prestados passam a sofrer com lentidão ou até mesmo impedimento total do funcionamento.

Nestes casos, o objetivo do ataque não é invadir os sistemas ou roubar dados, mas impedir o funcionamento do serviço ao enviar múltiplas solicitações simultâneas, uma espécie de spam sobre a rede de telecomunicações. Pode haver a solicitação de pagamento para interromper o ataque ou, em outros casos, apenas a tentativa de prejudicar os serviços e a reputação da empresa. Geralmente, eles são realizados por hackers, grupos de hackers ou organizações criminosas que desejam interromper ou prejudicar os serviços de um alvo específico.

Últimas notícias