Oracle disponibiliza IA generativa para ajudar as empresas na adoção da tecnologia em larga escala

Salvador, 23/01/2024 – A Oracle anunciou hoje, no evento Oracle CloudWorld Tour, em Dubai, a disponibilidade geral do serviço Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Generative AI. Junto de novas inovações, que tornam mais fácil para as empresas tirarem proveito dos mais recentes avanços em IA generativa, a OCI Generative AI é um serviço totalmente gerenciado que integra perfeitamente grandes modelos de linguagem (LLMs) da Cohere e da Meta Llama 2 para abordar uma ampla gama de casos de uso de negócios. O serviço OCI Generative AI agora inclui recursos multilíngues que oferecem suporte a mais de 100 idiomas, uma experiência aprimorada de gerenciamento de cluster de GPU e opções flexíveis de ajuste fino. Os clientes podem usar o serviço OCI Generative AI no Oracle Cloud e no local por meio da Região Dedicada da OCI.

“O foco de IA da Oracle é resolver casos de uso de negócios do mundo real para permitir a adoção generalizada na empresa. Para fazer isso, estamos incorporando IA em todas as camadas da stack tecnológico, integrando IA generativa em nossos aplicativos e banco de dados convergente e oferecendo novos LLMs e serviços gerenciados, todos suportados por uma infraestrutura de IA rápida e econômica”, disse Greg Pavlik, vice-presidente sênior de IA e Gerenciamento de Dados da Oracle Cloud Infrastructure. “Em vez de fornecer um kit de ferramentas que requer montagem, estamos oferecendo um poderoso conjunto de serviços e recursos de IA generativa pré-construídos que trabalham juntos para ajudar os clientes a resolver problemas de negócios de forma mais inteligente e rápida”, completa Pavlik.

Simplificando a personalização de modelos de IA generativa

Para ajudar os clientes a resolver problemas de negócios focados em tarefas de geração de texto, resumo e semelhança semântica, os modelos mais recentes da Cohere e do Meta Llama 2 estarão disponíveis em um serviço gerenciado que pode ser consumido por meio de chamadas de API. Além disso, os clientes poderão incorporar IA generativa de forma fácil e segura em sua stack tecnológico, com segurança e governança de dados rígidas. Os clientes podem refinar ainda mais esses modelos usando seus próprios dados com técnicas de geração aumentada de recuperação (RAG), para que os modelos entendam suas operações internas exclusivas.

Agora em versão beta, o serviço OCI Generative AI Agents com um agente RAG combina o poder dos LLMs e da pesquisa corporativa criada no OCI Open Search para fornecer resultados contextualizados que são aprimorados com dados corporativos. Esse agente permite que os usuários conversem com diversas fontes de dados corporativos por meio de linguagem natural sem a necessidade de habilidades especializadas. As informações recuperadas são atuais, mesmo com armazenamentos de dados dinâmicos, e os resultados são fornecidos com referências aos dados de origem originais.

A versão beta inicial suporta OCI OpenSearch. Os próximos lançamentos oferecerão suporte a uma ampla gama de ferramentas de pesquisa e agregação de dados e fornecerão acesso ao Oracle Database 23c com AI Vector Search e MySQL HeatWave com Vector Store. A Oracle também fornecerá ações de agente pré-construídas em seu conjunto de aplicativos SaaS, incluindo Oracle Fusion Cloud Applications Suite, Oracle NetSuite e aplicativos do setor, como Oracle Cerner.

Incorporação de IA generativa em todas as soluções Oracle

A infraestrutura de IA líder da Oracle e o portfólio abrangente de aplicativos em nuvem criam uma combinação poderosa para a confiança do cliente. Ao integrar IA generativa em seu portfólio de aplicativos em nuvem, incluindo ERP, HCM, SCM e CX, a Oracle permite que os clientes aproveitem as inovações mais recentes em seus processos de negócios existentes. Além disso, a Oracle está incorporando recursos generativos de IA em seu portfólio de banco de dados para permitir que os clientes criem seus próprios aplicativos alimentados por IA. Com o Autonomous Database Select AI, os clientes podem acelerar o desenvolvimento de aplicativos ou criar novas soluções de negócios combinando seus dados corporativos privados com a produtividade e a criatividade da IA generativa.

Para ajudar os clientes a criar, treinar, implantar e gerenciar LLMs com bibliotecas de código aberto, como Transformers ou PyTorch da Hugging Face, a Oracle também está expandindo os recursos do OCI Data Science. O novo recurso OCI Data Science AI Quick Actions, que estará em beta no próximo mês, permite acesso sem código a uma variedade de LLMs de código aberto, incluindo provedores líderes como Meta ou Mistral AI.

Cotações de Clientes e Analistas

Alexandre Maioral, Presidente da Oracle no Brasil, explica a importância desta disponibilidade frente ao mercado brasileiro: “Nosso trabalho é impulsionar a transformação digital e a inovação no Brasil, principalmente por ser um dos países de maior potencial de utilização de IA na América Latina. Na Oracle, a Inteligência Artificial generativa é habilitadora e auxilia empresas a moldarem o futuro com criatividade, eficiência e visão estratégica, consolidando assim um novo horizonte de oportunidades inexploradas.”

“Com as notícias de hoje, a Oracle está trazendo IA generativa para as cargas de trabalho dos clientes e seus dados, não pedindo aos clientes que movam seus dados para um banco de dados vetorial separado”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo Worldwide Artificial Intelligence and Automation Research Practice and Global AI Research Lead, IDC. “Com uma arquitetura comum para IA generativa que está sendo integrada em todo o ecossistema Oracle, desde seu banco de dados autônomo até aplicativos Fusion SaaS, a Oracle está trazendo IA generativa para onde exabytes de dados de clientes já residem, tanto em data centers em nuvem quanto em ambientes locais. Isso simplifica muito o processo para as organizações implantarem IA generativa com suas operações de negócios existentes”, finaliza Jyoti.

Últimas notícias