Ranking internacional aponta Uberlândia como 11º melhor ecossistema de inovação do Brasil

Salvador, 03/06/2022 – Uberlândia foi destaque no ranking da StartupBlink, instituição, com sede em Israel, que avalia os melhores ecossistemas de inovação para startups no mundo. Em comparação ao levantamento feito em 2021, o município subiu três posições e assumiu o 11º lugar entre as cidades mais indicadas para a instalação e funcionamento de startups no país.

“É um indicativo de que estamos no caminho certo com nossas políticas públicas, bem como do profissionalismo dos empresários que compõe o ecossistema de nossa cidade”, afirma o prefeito Odelmo Leão.

Na classificação final entre as cidades brasileiras avaliadas, Uberlândia está à frente, por exemplo, de cinco capitais de estados: Belém (PA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Vitória (ES). O município ainda conquistou posições no ranking entre as cidades mais bem avaliadas da América do Sul. Agora, a segunda maior cidade do Estado saiu da 25ª posição no ano passado e subiu para a 21ª colocação atualmente.

“Temos voltado atenção e esforços para ampliar o relacionamento entre as startups dentro do nosso ecossistema de inovação. Essa rede de apoio possibilita o desenvolvimento crescente de todos os envolvidos nesse processo e auxilia o Município a criar diretrizes e políticas públicas na área. Buscamos criar um ambiente favorável para que a tecnologia prevaleça em prol, sobretudo, dos desenvolvedores”, informou a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Entre todas as localidades que possuem um ecossistema de inovação analisadas, São Francisco, nos Estados Unidos, é a primeira em todo o mundo. Já na relação de países, o melhor classificado é os Estados Unidos. O Brasil ocupa a 26º posição, com São Paulo sendo a cidade apontada como maior ecossistema do país.

Com o intuito de estimular o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, a Prefeitura de Uberlândia segue atuante na promoção de conexões e parcerias entre startups locais, visando possibilitar o desenvolvimento das empresas a partir do suprimento de necessidades do mercado de trabalho.

Referência

Em 2021, Uberlândia foi classificada como a cidade mais inteligente do Brasil, por meio de avaliação do ranking nacional de Serviços de Cidades Inteligentes. Foram analisados serviços ofertados à população como, por exemplo, cruzamentos com semáforos inteligentes, prontuários eletrônicos, lâmpadas de LED monitoradas por telegestão, informatização de serviços de saúde e educação, e digitalização dos serviços públicos.

No último mês de dezembro, a cidade conquistou também o título de primeira do país a fornecer conectividade 5G. Na prática, os usuários passaram a contar com navegações até 40 vezes mais rápidas do que a tecnologia anterior permitia, além de ganharem mais qualidade nas conexões.

Em janeiro deste ano, o prefeito Odelmo Leão, juntamente com a até então secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, tornaram o município pioneiro na utilização do metaverso na gestão pública. A primeira reunião de trabalho no ambiente de um órgão público, por meio de equipamentos da Meta/Facebook, foi feita com empresário local para tratar sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia na cidade e no Brasil.

Ações inovadoras

Entre as ações voltadas à tecnologia e ao ecossistema de inovação, em 2017, durante sua gestão, o prefeito Odelmo Leão assinou a redução do valor da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município, de 3% para 2%, em favor de empresas com base tecnológica.

Uberlândia conta, desde agosto de 2021, com o Polo Tecnológico Sul. Com uma área de 152.845 m², o espaço está localizado no bairro Gávea, e conta com 30 lotes destinados às empresas tecnológicas e outros dois que podem abrigar startups.

Já na 9ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022, a Prefeitura de Uberlândia destinou espaço em seu stand para a exposição de 17 startups locais com atividades e serviços ligados ao setor agro. Na ocasião, empreendedores puderam divulgar e fazer negócios com outros expositores e com visitantes da Feira.

Últimas notícias