Compras de final do ano: consumidores buscam por segurança digital e experiências personalizadas

WSO2 aponta que a demanda por soluções digitais que promovam percepções de valor ao usuário são um diferencial

Salvador, 16/12/2023 – De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de Natal, em 2023, devem ter um aumento de cerca de 5% – o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%. Com este cenário de crescimento nas vendas, aspectos como a experiência do cliente no ambiente digital e a preocupação com a segurança digital são cada vez mais relevantes.

“Sendo uma das pontes entre as empresas e seus públicos, as soluções de gerenciamento de identidade e acesso de clientes (CIAM) são essenciais para aumentar as possibilidades de conversão, engajamento e fidelização, já que atuam de forma profunda nos sistemas para identificar cada usuário, autenticar cada passo de sua navegação e permitir que ele tenha uma experiência segura”, comenta Fernando Arditti, gerente geral e VP da WSO2 na América Latina.

Os consumidores têm grandes expectativas para suas interações online, seja em casa ou no trabalho. Por isso, as empresas estão focando mais do que nunca em plataformas para criar e gerenciar de forma mais eficaz APIs que transmitam dados essenciais de forma segura para boas experiências digitais. Uma das principais soluções de segurança é a de gerenciamento de acesso e identidade, parte integral para a proteção das informações de empresas e usuários.

Segundo o Relatório Global de CIOs de 2022 – Varejo, o setor enfrenta desafios significativos devido à explosão de dados e à complexidade das arquiteturas em nuvem. Ao mesmo tempo, no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou um total de dois milhões de tentativas de golpes, resultando em prejuízos estimados em cerca de R$ 2,5 bilhões, de acordo com a ClearSale, uma empresa especializada em soluções antifraude.

“O grande desafio é combinar segurança robusta para os clientes com experiências personalizadas e fluidas, bem como a um maior controle de informações pessoais. Dessa forma, a demanda por soluções digitais que promovam percepções de valor por parte do usuário, segurança digital e possibilitem que as empresas trabalhem na personalização de seus produtos são um diferencial”, complementa Arditti.

Últimas notícias