Move selecionará brasileiros para trabalhar na Europa

Sediada em Lisboa, a Move une forças no país usando a inteligência artificial para ampliar a atuação na busca por profissionais para a Europa

Salvador, 23/08/2023 – A Move, legaltech portuguesa que atua no segmento de mobilidade profissional e facilitação de internacionalização de executivos, anuncia três importantes parcerias no Brasil em recrutamento e seleção. O objetivo é aumentar a atração de profissionais brasileiros para expandir a carreira na Europa. Sediada em Lisboa, a Move é uma das líderes nos processos de nacionalização de descendentes de judeus sefarditas que imigraram da Península Ibérica para o Brasil. A startup também é especializada em transição profissional de brasileiros para Portugal.

A Move passa a atuar numa aliança com a Somos Hub, o Grow Group e a Hunting TI, empresas com vocação de HR Tech e forte atuação com novas tecnologias de inteligência artificial na identificação de talentos profissionais do mercado. “A pandemia acelerou o processo de contratação de profissionais estrangeiros ao redor do mundo e criou uma nova comunidade, a dos “work moovers”. Com isso, há muitas oportunidades para brasileiros, afirma Renato Martins, Ceo da Move. “Com as parcerias criamos uma plataforma irá nos impulsionar no mercado global de talentos”, destaca Martins.

“Atualmente contratar profissionais estrangeiros, principalmente nas grandes economias, tornou-se quase usual”, diz ele. “Isso sem nem falar da força do dólar em relação ao euro, que é uma clara vantagem competitiva. “As empresas americanas e europeias olham, agora, para os países da América Latina e Ásia, onde começam a recrutar talentos”, destaca.

Além disso, Portugal é dos países com maior taxa de emprego no setor das tecnologias, com mais que o dobro da proporção comparativamente aos demais mercados europeus, aponta o relatório Estado da Tecnologia Europeia, de 2022. Além da falta de profissionais qualificados em tecnologia, Portugal enfrenta escassez de mão de obra na rede hoteleira, que passa por período de expansão. Estima-se que faltem cerca de 50 mil profissionais na hotelaria. Haverá 115 novos projetos hoteleiros no país até 2024.

Conexão com grandes empresas – Para a Somos Hub a parceria traz perspectivas de crescimento nos negócios internacionais ainda neste ano. Entre os principais clientes da empresa estão o Carrefour, Cielo, Campari, Bunge, Stellantis (Fiat Chrysler, Peugeot e Citroën), Vale, entre outros. “O mercado de trabalho no Brasil está mais recessivo do que na Europa. Nós temos capacidade de oferecer oportunidades e talentos profissionais de alta qualidade para atender a demanda internacional”, afirma Bruno Cabrelon, diretor da empresa.

A Somos Hub recorre às tecnologias de inteligência artificial que facilitam a identificação dos profissionais mais adequados aos segmentos de mercado, mesmo em operações que exigem grande número de recrutamentos.

Carência de profissionais em Portugal – Estudo recente, o “Talent Shortgate Survey”, revela que Portugal é o quarto país com maior escassez de talentos no mundo. No Porto, o problema é mais acentuado, é no Norte que a oferta é mais elevada do que a procura. De acordo com a pesquisa, o Norte (89%) e o Grande Porto (87%) são as regiões mais afetadas. No entanto, a região Centro e a Grande Lisboa também enfrentam dificuldades nas contratações (ambas 83%). No Sul, a escassez de talentos é ligeiramente menos acentuada.

Nos setores de energia, indústria pesada e tecnologia da informação é maior a oferta do que a procura. Entre as competências mais procuradas pelas empresas estão a resiliência e adaptabilidade, seguidas pela capacidade de iniciativa e a autodisciplina.

O governo português criou uma nova modalidade de visto para facilitar a entrada de imigrantes da área de Tecnologia da Informação (TI). Chamado de Tech Visa, o programa faz parte da estratégia do país de captação e retenção de talentos fora da União Europeia, com objetivo de transformar Portugal em um hub tecnológico da Europa.

Os candidatos selecionados contarão com treinamento corporativo e cultural, adaptação de currículo, preparação para entrevistas e conhecimento das possibilidades legais e tributárias para expandir os horizontes da sua atuação profissional. Dentro da comunidade Move Your Work, que possui mais de 50 mil talentos, os candidatos terão acesso às oportunidades e às empresas portuguesas, que poderão divulgar vagas facilitando o “matching” entre as partes interessadas. O cadastramento de currículos pode ser feito em http://move.pt/talentos.

Últimas notícias