Vale Summit 2024 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco

Salvador, 07/05/2024 – O Vale do São Francisco, conhecido por sua exuberância natural e diversidade cultural, está se destacando cada vez mais no cenário empreendedor. Com histórias inspiradoras de sucesso e um forte impacto na economia local, empreendedores estão desbravando novos horizontes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Com seu clima favorável, solo fértil e avanços tecnológicos, o Vale se tornou um verdadeiro paraíso não só para o cultivo de frutas tropicais, mas para o desenvolvimento de diversas áreas da economia.

A Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá) – Gravetero é um exemplo claro desse potencial empreendedor a partir da inovação com produtos à base de umbu. Em 2016, por exemplo, nasceu a primeira cerveja de umbu do Brasil, hoje com 7 rótulos, o produto tem conquistado não apenas novos mercados, mas também promovendo a valorização dos produtos locais. O sucesso já rendeu uma collab com a Ambev quem tem ajudado nas vendas e na manutenção da qualidade do produto.

Segundo o coordenador comercial, Dailson Andrade Santos, a cooperativa tem se destacado como um modelo de empreendedorismo colaborativo e sustentável. “A Coopercuc é uma empresa estratégica para o desenvolvimento dos municípios do entorno, em especial Uauá, Canudos e Curaçá. A geração de renda em diversas propriedades rurais é a concretização que o empreendedorismo é real”, explicou.

Dos frutos para as flores! Tradicionalmente conhecida pela produção de frutas, a região do Vale do São Francisco tem diversificado a economia com a introdução da floricultura, oportunizando especialmente pequenos produtores, pois não há demanda de grandes áreas para cultivo.

“Existem vários exemplos de empreendedores que se destacam no setor referente às flores e plantas ornamentais, especialmente na comercialização do produto final. Esse consumo, como as flores de corte, direcionadas para decoração de eventos, artistas florais e funerárias; e plantas ornamentais, para o setor do paisagismo e jardinagem”, pontuou Beckmann.

Ela relatou ainda que alguns empreendedores, desde meados 2019, tem se colocado no mercado com a produção de rosas do deserto (produção feita em vaso) e despertado inclusive o turismo.

Mas não é só do agro que vive o Vale. Outro exemplo de empreendedorismo de sucesso é a Juliage, primeira indústria de dermocosméticos do Vale do São Francisco. Fundada por Juliana Martins, a empresa tem se destacado não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelo impacto positivo que gera na economia local.

“Através de nossa clínica, escola, indústria, e linha de cosméticos, criamos oportunidades de emprego, incentivamos a formação de empreendedores, e fomentamos o desenvolvimento econômico. Com programas como o ‘Conversa com Ju’, enfatizamos a importância da mentalidade empreendedora, liderança e gestão, capacitando mulheres a sustentar suas famílias e alcançar a independência financeira através da revenda de nossos produtos e outros empreendimentos”, explicou Juliana Martins.

Com uma linha diversificada de produtos e um compromisso com a sustentabilidade, a Juliage tem conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e até internacional.

“Para o futuro, a Juliage tem planos ambiciosos de expansão. Queremos estabelecer clínicas de estética nos principais estados do Brasil, além de pulverizar nossa linha de cosméticos por todo o território nacional e expandir nossa presença no mercado europeu, onde já iniciamos com uma licenciada em Portugal”, celebrou Martins.

Todas essas iniciativas e muitas outras serão destaque no Vale Summit 2024, um evento que reunirá empreendedores, investidores e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades do empreendedorismo e inovação no Vale do São Francisco. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio em Juazeiro, Bahia.

Segundo uma das idealizadoras do evento, a CEO e fundadora da Casa das Arretadas, Luana Trindade (foto principal), o evento visa catalisar uma mudança de paradigma, transformando a percepção da região de uma economia predominantemente agrícola para um pólo de inovação tecnológica dinâmico e diversificado. “Queremos ser referência não somente na FRUTICULTURA, mas em DIVERSOS SETORES DA ECONOMIA”, concluiu.

SERVIÇO
Evento: Vale Summit 2024
Quando: 16 e 17 de maio
Local: Univasf de Juazeiro, Bahia
Inscrições: https://valesummitbr.com.br/

Últimas notícias