Locaweb reforma escritório com foco na experiência do usuário

Salvador, 19/07/2021 – A Locaweb, empresa responsável por mais de 285 mil clientes, 340 mil sites hospedados, cinco milhões de caixas postais e 16 mil DEVs (desenvolvedores de software parceiros), apostou em novo conceito para reformar seu escritório: a experiência do usuário (mais conhecida em inglês pelo termo user experiencie ou pela sigla UX). O projeto, assinado pela AKMX, especializada em soluções de arquitetura corporativa, está localizado no bairro Vila Andrade, na capital paulista, em um prédio de três andares, com 3,7 mil metros quadrados divididos entre escritório e estoque.

Em seu livro “Ergodesign e arquitetura da informação”, Luiz Agner define o UX design como um conceito que busca algo que faça diferença na vida das pessoas por meio do engajamento e se encontra no meio da arte com a ciência, pois demanda raciocínio analítico e muita criatividade.

A obra cita, ainda, a definição da ISO (organização internacional para padrões e normas), para a experiência do usuário, que inclui “emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e todas as realizações que ocorrem antes, durante e depois do uso de um produto”.

“O cliente teve a consciência de que precisava de um espaço coerente com o que é a marca e que oferecesse mais qualidade de vida à equipe. Eles já estavam no prédio e, portanto, não teríamos que fazer apenas um arranjo espacial. Neste caso, os usuários são os próprios colaboradores. Era necessário que traduzisse o universo virtual criado pela Locaweb em seus ambientes, aproximando ainda mais os colaboradores à marca”, afirma diretora de projetos e sócia da AKMX, Denise Moraes.

Na AKMX, todos os projetos arquitetônicos partem do conceito neuro.bio.ux, criado pelo próprio escritório e que une neuroarquitetura (que estuda os impactos dos ambientes físicos ao bem-estar dos usuários), biofilia (resgatando aspectos associados a natureza) e UX, tendo a experiência e usabilidade do colaborador como base.

“Quando desenvolvemos o conceito do novo escritório, levamos em consideração que a Locaweb estava em um momento de aquisição de empresas e, portanto, muitos colaboradores migravam daquelas companhias. Para que soubessem onde estavam, criamos um ambiente com a cara da Locaweb, reforçando o sentimento de pertencimento e fortalecendo a marca como um todo”, afirma Erik Campos, arquiteto que assina o projeto.

As áreas colaborativas foram desenvolvidas com base nas metodologias ágeis e no conceito de coworking, com espaços para reuniões rápidas e atividades curtas em equipe, oferecendo multiplicidade de configurações para que as equipes possam trabalhar. A recepção traz as cores e formas inspiradas na marca da companhia, proporcionando personalidade em um ambiente com circulação de colaboradores, fornecedores e clientes.

“A gente viu que eles são apaixonados por programação e buscamos explorar essa linguagem, levando isso sutilmente na comunicação visual. Dividimos o espaço antigo em áreas onde teriam maior quantidade de colaboradores trabalhando paralelamente e criamos áreas de descompressão e de coworking, com o objetivo de estimular mais criatividade e produção de maior qualidade”, reforça Campos.

Últimas notícias