Globant apresenta relatório sobre uso da IA no mercado do entretenimento

Cinema, música e videogames apontam as vantagens do uso da Inteligência Artificial para a criação de conteúdo, traduções, análise de consumo e desenvolvimento de design e de melodias

Salvador, 11/09/2023 – Acompanhando as tendências de inovação, que coloca a Inteligência Artificial como uma das protagonistas entre os temas mais debatidos na área de tecnologia, a Globant, empresa de serviços de tecnologia digitalmente nativa, apresenta um estudo sobre o uso da IA no mercado de entretenimento.

O levantamento aponta que uma das principais funções da Inteligência Artificial é apoiar este setor com a redução de custos e maior retorno financeiro, além de impulsionar as produções por meio da contribuição ao trabalho humano.

De acordo com a pesquisa, cerca de 12% das organizações deste setor já introduziram a ferramenta nos projetos para a produção de conteúdo, trazendo vantagens em traduções, análises de consumo, desenvolvimento de design e criação de melodias.

Blogueiros que utilizam este recurso economizam, em média, 30% do tempo para escrever publicações. Além disso, o relatório também destacou que uma das maiores vantagens do uso da IA tem sido a automação de processos para melhorar a agilidade, como é o caso dos estúdios de televisão e cinema, que estão automatizando o desenvolvimento de conteúdo usando algoritmos de aprendizado de máquina (ML) e a Inteligência Artificial para gerar legendas, vídeos, áudios e processamento de linguagem natural (NLP), bem como realizar a análise de textos.

Este também é o caso das traduções, uma área conhecida por ser de alto custo e que, por muitas vezes, conta com um processo demorado de finalização. Atualmente, a IA já consegue criar histórias multilíngues automaticamente, ultrapassando fronteiras e revolucionando, assim, as formas de consumo. Já os produtores de conteúdos audiovisuais têm conseguido criar materiais cada vez mais especializados, com métodos de processamento de dados que lhes permitem compreender, analisar e antecipar as necessidades, as preferências e os desejos dos usuários.

Além de ajudar a aumentar a eficiência e a direcionar melhor qualidade, a IA também é responsável por manter um maior envolvimento com os clientes. Há uma previsão de que, até 2025, a Inteligência Artificial conduza 95% das experiências do cliente e 15% das interações globais de atendimento.

Outras indústrias, como a de videogames, também se beneficiam da integração de IA no design, teste, idioma e localização, a fim de melhorar a experiência do jogador analisando o comportamento de cada um para otimizar o design e equilibrar a mecânica do jogo, além de corrigir erros.

Em relação à música, a IA criativa é considerada uma das tecnologias mais disruptivas. Pesquisadores independentes e as principais empresas de tecnologia do mundo, como Google e ByteDance, desenvolveram mais de dez modelos de música com a ferramenta que permite aos usuários gerar faixas personalizadas em segundos. Com isso, espera-se que o mercado de IA generativa no segmento de música atinja US$ 2,66 bilhões até o ano de 2032.

Últimas notícias