A Huawei anuncia investimento de US$ 150 milhões para o programa de desenvolvimento de talentos nos próximos cinco anos

Presidente da Huawei, Liang Hua

Salvador, 09/07/2021 – A Huawei e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizaram em conjunto o fórum “Tecnologia e Sustentabilidade: Todos são Incluídos”. Representantes da Huawei, da IUCN, do Fórum Econômico Mundial, do Carbon Disclosure Project (CDP), da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) e do Singapore Institute of International Affairs discutiram o papel da tecnologia na promoção da sustentabilidade e na construção de um ambiente mais inclusivo e um mundo mais ambientalmente amigável.

No fórum, a Huawei também divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2020 e anunciou seu programa Seeds for future 2.0, por meio do qual a Huawei planeja investir US﹩ 150 milhões no desenvolvimento de talentos digitais nos próximos cinco anos. Este programa deverá beneficiar 3 milhões de pessoas. A Huawei também lançou sua docusérie Innovation: Blood, Sweat and Dreams, que homenageia os inovadores tecnológicos e preservacionistas.

Promover igualdade de acesso à educação e desenvolvimento de talentos

Na economia digital, os talentos digitais estão desempenhando um papel cada vez mais importante na promoção da transformação digital e do crescimento econômico, levando muitos a se perguntarem como podemos impulsionar a igualdade, a qualidade na educação e promover mão de obra digital mais qualificada.

A Huawei está empenhada em ajudar a desenvolver talentos digitais nos países nos quais opera. Em 2008, a Huawei começou a lançar programas de desenvolvimento de talentos, como bolsas de estudo, concursos de tecnologia e formação de habilidades digitais e, desde então, beneficiou mais de 1,54 milhões de pessoas em mais de 150 países. A Huawei investiu mais de US﹩ 150 milhões nesses programas.

Durante o fórum, o presidente da Huawei, Liang Hua, anunciou o Programa Seeds for The Future 2.0, dizendo: “as habilidades e a alfabetização digitais não são apenas a base para a economia digital; são também um direito humano básico definido pelas Nações Unidas. O Programa Seeds for The Future 2.0 faz parte de nossos esforços contínuos para desenvolver talentos, por meio do qual investiremos US﹩ 150 milhões nos próximos cinco anos e ajudaremos estudantes universitários e jovens empreendedores a aprimorar suas habilidades digitais. Este programa deverá beneficiar pelo menos mais 3 milhões pessoas”.

De acordo com um relatório de 2020 da UNICEF e da International Telecommunication Union (ITU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas com 25 anos ou menos ainda não têm conexão com a Internet em casa. Isso sem dúvida exacerbou a lacuna digital que assola muitos dos grupos mais vulneráveis ​​do mundo. Falando no fórum, a conselheira do Ban Ki Moon Center for Global Citizenship e ex-Diretora-Geral da UNESCO, Sra. Irina Bokova, destacou essa preocupação dizendo: “A exclusão digital afeta mais as mulheres do que os homens. As mulheres têm menos acesso à internet e essa lacuna está crescendo. As mulheres têm agora quatro vezes menos probabilidade de serem alfabetizadas digitalmente do que os homens e representam apenas 6% dos desenvolvedores de software. Serão necessários 170 anos para eliminar a lacuna econômica de gênero entre homens e mulheres”.

A Vice-Presidente Sênior de Assuntos Governamentais Globais da Huawei, Sra. Afke Schaart, também falou no evento sobre como as tecnologias digitais desempenharão um papel integral na promoção da inclusão e da igualdade, dizendo: “Em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2020, pode-se observar que a Huawei havia lançado programas como HUAWEI4HER e TECH4HER para ajudar as mulheres a melhorar suas habilidades em TIC e promover a igualdade de gênero em todo o setor”.

Dennis Pamlin, conselheiro sênior do Research Institutes of Sweden (RISE) e chefe da Iniciativa de Inovações Compatíveis com Zero Emissões Líquidas da Mission Innovation, destacou que a transformação digital reduziu muito o custo da educação e do acesso à informação, e as soluções digitais ajudarão a transformar os sistemas de educação em todo o mundo. O ensino online já se tornou o novo normal, criando novas oportunidades para os sistemas globais de educação.

Lidando com os desafios ambientais e permitindo o desenvolvimento verde

As mudanças climáticas e as questões ambientais estão se tornando desafios globais. Embora as emissões de carbono tenham apresentado uma redução no ano passado, devido à desaceleração econômica e aos lockdowns mundiais, este ano, as emissões estão se recuperando rapidamente à medida que as economias reabrem. Mudar para uma economia circular e alcançar o desenvolvimento sustentável é agora um objetivo comum para todos os países.

“O desenvolvimento verde e sustentável se tornou uma das principais prioridades das economias globais”, disse Liang. “A Huawei tem aproveitado sua vasta experiência em eletrônica e armazenamento de energia, bem como seu conhecimento técnico em 5G, nuvem e IA, para desenvolver seu negócio de energia digital e fornecer soluções de energia digital para diferentes setores. Em dezembro de 2020, os produtos e soluções de energia digital da Huawei geraram 325 bilhões de kWh de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​e economizaram um total de 10 bilhões de kWh de eletricidade. Esses esforços resultaram em uma redução de 160 milhões de toneladas em emissões de CO2”.

As tecnologias de TIC são facilitadores importantes da conservação de energia e da redução de emissões em outros setores. Estima-se que a redução nas emissões de carbono em outros setores habilitados por tecnologias de TIC será 10 vezes a quantidade de carbono emitida pelo próprio setor de TIC. Tao Jingwen, membro da diretoria da Huawei e presidente do Comitê de Desenvolvimento Sustentável Corporativo, disse: “A Huawei está comprometida em promover soluções verdes integradas de TIC para ajudar outros setores a conservar energia e reduzir as emissões. Estamos desempenhando um papel ativo na construção de uma sociedade com eficiência energética, de baixo carbono e amiga do meio ambiente”.

Em seu discurso no fórum, o Diretor-Geral da IUCN, Dr. Bruno Oberle, enfatizou o papel que as tecnologias digitais desempenham na promoção da biodiversidade e na proteção de espécies ameaçadas de extinção, dizendo: “Podemos encontrar um equilíbrio e uma harmonia entre os humanos e a natureza? Sim, acreditamos que sim, e a tecnologia pode ser uma parte importante da solução, podendo nos ajudar a enfrentar desafios globais, se usada de maneira correta e inteligente”. Desde 2020, a IUCN e a Huawei vêm trabalhado juntas no projeto Tech4Nature, que visa ajudar a gerenciar 300 áreas protegidas de forma mais eficiente usando tecnologias digitais.

Os Big Data também desempenharão um papel fundamental na verificação das emissões de carbono. Paul Dickinson, presidente executivo da organização de caridade ambiental CDP, destacou que as tecnologias digitais tornam rastreáveis ​​as pegadas de carbono e orientarão os setores no cumprimento de suas metas de redução de emissões de carbono.

Entre outros líderes setoriais presentes no fórum estavam o Diretor Executivo do Fórum Econômico Mundial, Dominic Waughray; Luis Neves, CEO global da GeSI; o Presidente do Instituto de Assuntos Internacionais de Singapura e ex-Presidente da Agência Nacional do Meio Ambiente de Singapura, Sr. Simon Tay; e o membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial, Sr. Sean de Cleene.

Link para o Relatório de Sustentabilidade Huawei 2020: huawei.com/en/sustainability/sustainability-report

Últimas notícias