Oracle EU Sovereign Cloud cumpre os requisitos europeus de soberania e privacidade de dados

Salvador, 21/06/2023 – A nova EU Sovereign Cloud já está aberta e ajudará as empresas nos setores público e privado em toda a União Europeia a ter mais controle sobre os requisitos de soberania e privacidade de dados. A Oracle EU Sovereign Cloud, uma das primeiras ofertas de nuvem projetada para cumprir o cenário regulatório da União Europeia, oferece aos clientes os serviços e recursos disponíveis nas regiões de nuvem pública da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), além de manter os mesmos preços, suporte e acordos de nível de serviço (SLAs, service level agreement) para executarem todas as cargas de trabalho. A iniciativa está localizada na União Europeia, com suporte de time local e com operação feita por outras empresas, devidamente incorporadas à região. Parte da estratégia de nuvem distribuída da OCI, a EU Sovereign Cloud oferece uma nova opção para ajudar a atender aos requisitos regulatórios, complementando as estratégias de nuvem híbrida e dedicada.

A Oracle EU Sovereign Cloud é adequada às empresas que possuem negócios digitais em indústrias altamente regulamentadas. Os clientes que possuem dados e aplicações confidenciais ou com importância estratégica regional, assim como cargas de trabalho que precisem cumprir os requisitos de privacidade e soberania de dados da União Europeia, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) agora podem migrar para a nuvem. A EU Sovereign Cloud também ajudará os esforços de transformação digital em setores críticos, como saúde, serviços financeiros (incluindo bancos e seguros), telecomunicações e setor público, pois os dados hospedados dos clientes permanecem nos estados membros da UE e as regiões da nuvem são operadas exclusivamente por pessoal baseado na UE.

“O cenário tecnológico na União Europeia mudou drasticamente devido à crescente importância da proteção e localização dos dados, aumentando a demanda por soluções de nuvem soberana para armazenamento de dados confidenciais de forma segura e cumpram os regulamentos, como a RGPD”, Richard Smith, vice-presidente Executivo de Tecnologia, EMEA, Oracle. “O nosso objetivo é atender os clientes em qualquer ponto em suas jornadas na nuvem, com a Oracle EU Sovereign Cloud. A partir de agora, as indústrias altamente regulamentadas, junto a outros setores que exigem regulamentações específicas, podem acelerar suas estratégias de nuvem”.

Serviços e preços são os mesmos da nuvem pública da Oracle

A Oracle EU Sovereign Cloud, está disponível para clientes nos 27 estados membros da União Europeia e também globalmente, oferece mais de 100 serviços na nuvem com a nuvem pública da Oracle, sem cobrar a mais pelos recursos de soberania, além de contar com os mesmos SLAs de desempenho, gestão e disponibilidade. Os clientes da Oracle também têm acesso a outros programas de fidelidade, como o Oracle Support Rewards. E mais, o Oracle Fusion Cloud Applications Suite, disponível atualmente na EU Restricted Access (EURA), também tem planos de ser disponibilizado em breve na Oracle EU Sovereign Cloud.

A Oracle EU Sovereign Cloud também ajuda as empresas de indústrias altamente regulamentadas e os governos a usarem novos recursos de inteligência artificial (IA), como a IA generativa. As empresas enfrentam grandes desafios, como os requisitos regulatórios e de residência de dados, que inviabilizavam o uso de IA generativa. Por esse motivo, elas não podiam aproveitar a infraestrutura de AI presente na nuvem pública para desenvolver os modelos necessários. A solução traz os serviços e recursos oferecidos pela empresa em nuvem pública, permite que o setor público aproveite a infraestrutura de IA em uma nuvem que esteja alinhada aos requisitos de soberania e residência de dados da União Europeia.

Projetado e operacionalizado sobre a privacidade e soberania de dados na União Europeia

As novas regiões de nuvem soberana operam sob um conjunto abrangente de políticas e governança com os serviços existentes da OCI para residência de dados, segurança, privacidade e conformidade. Essas políticas incluem uma estrutura para dados e soberania operacional, incluindo como a OCI armazena e gerencia o acesso aos dados e como o acesso aos dados de entidades fora da UE é tratado. Os data centers da Oracle EU Sovereign Cloud estão localizados na União Europeia (Frankfurt, Alemanha e Madrid, Espanha), são de propriedade e operados por pessoas jurídicas da União Europeia pertencentes à Oracle, incorporadas na região, com operações e suporte ao cliente restrito a pessoal baseado na UE.

A Oracle EU Sovereign Cloud se baseia nos programas de conformidade existentes do Oracle Cloud que permitem que os clientes demonstrem adesão aos regulamentos regionais e do setor. Ela também se alinha com os regulamentos de monitoramento da UE e as orientações que limitam as transferências de dados para fora da UE (como o Tribunal de Justiça para a decisão Schrems II da UE e o Conselho Europeu de Proteção de Dados).

Além disso, a extensa rede da OCI de mais de 85 parceiros OCI FastConnect globais e regionais oferece conectividade dedicada às organizações para Oracle Cloud Regions e serviços OCI. A Digital Realty é o parceiro anfitrião para a localização da região EU Sovereign Cloud em Madrid, e a Equinix é o parceiro anfitrião para a localização regional em Frankfurt. Os parceiros FastConnect disponíveis no lançamento incluem Arelion, DE-CIX, Digital Realty, Equinix e InterCloud.

Arquitetura dedicada aumenta a segurança dos dados e fortalece a soberania

A Oracle EU Sovereign Cloud foi projetada para alta disponibilidade em cada região de nuvem e consiste em duas regiões para oferecer suporte a arquiteturas de recuperação de desastres dentro dos limites da UE. Cada região compreende três domínios de falha para ajudar a evitar o agrupamento de cargas de trabalho no mesmo hardware físico. Consequentemente, qualquer falha de hardware ou manutenção de hardware de computação em apenas um domínio de falha não afetará as instâncias localizadas em outros domínios de falha.

Com operações, suporte e políticas distintas da nuvem comercial da Oracle, a Oracle EU Sovereign Cloud ajuda a agilizar e simplificar a conformidade do cliente com as diretrizes e requisitos de soberania e privacidade de dados da União Europeia. Além disso, ao garantir que os dados do cliente permaneçam na União Europeia sem exigir configuração adicional do cliente por meio de ferramentas de política complexas, a Oracle EU Sovereign Cloud ajuda a acelerar as implementações do cliente enquanto reduz o risco.

Novo OCI Key Management Service com camada extra de proteção de dados ajuda a cumprir os requisitos de conformidade
Para ajudar os clientes a proteger ainda mais seus dados e atender aos requisitos de soberania de dados a OCI está lançando dois novos serviços de gerenciamento de chaves disponíveis em todas as regiões da Oracle Cloud, incluindo EU Sovereign Cloud: OCI Dedicated Key Management Service e OCI External Key Management Service.

O OCI External Key Management é desenvolvido em parceria com o Thales Group e permite que os clientes criptografem seus dados usando chaves de criptografia criadas e gerenciadas pelo cliente fora da OCI. Essas chaves de criptografia sempre ficam sob custódia do cliente e nunca são importadas para a OCI, permitindo que os clientes movam cargas de trabalho regulamentadas para a OCI que exigem controle sobre o armazenamento físico de chaves fora da nuvem. O OCI Dedicated Key Management oferece aos clientes controle sobre suas chaves de criptografia usando um Módulo de Segurança de Hardware (HSM) dedicado e de locatário único, provisionado na OCI

Clientes, parceiros e analistas dão as boas-vindas à Oracle EU Sovereign Cloud

“Ter acesso a serviços de nuvem com data centers localizados e operados na UE, atualizados e suportados por residentes da região mantendo o isolamento de regiões de nuvem fora da UE, é uma parte importante da nossa adoção da nuvem. Isso abrirá portas para adotar soluções IaaS, PaaS e SaaS na Finlândia”, disse Jarkko Levasma, CIO, diretor-geral e Ministro de Finanças do Governo da Finlândia.

“A Oracle é um dos parceiros estratégicos da Telefónica Tech e estamos colaborando em vários projetos de nuvem, apoiando a digitalização da economia”, disse María Jesús Almazor, CEO de segurança cibernética e nuvem da Telefónica Tech. “O compromisso da Oracle com a Espanha, lançando uma região em nossa geografia e sua estratégia de nuvem soberana em toda a Europa é uma notícia muito boa para nossos clientes em toda a UE, pois a soberania é fundamental para a digitalização dos setores regulamentados.”

“Na DXC, queremos parabenizar a Oracle pelo próximo lançamento da EU Sovereign Cloud. Esta iniciativa remove as barreiras para a adoção de serviços em nuvem por clientes que até agora não podiam adotar a nuvem, pois estavam sujeitos a restrições de conformidade rígidas no processamento de dados”, disse Jorge Pastana, diretor de alianças e desenvolvimento de negócios em nuvem da DXC Technology. “Com esta nova oferta, a Oracle facilita ainda mais o acesso a soluções seguras e de alta qualidade, permitindo que organizações privadas e públicas aproveitem ao máximo os benefícios da nuvem sem comprometer a integridade e confidencialidade das informações. É uma conquista notável que alimentará o avanço tecnológico e fortalecerá a confiança na era digital”.

“Este é um grande anúncio de grande significado para a aliança Oracle/Kyndryl e nos ajudará a alavancar a tecnologia de nuvem da Oracle. Ele removerá algumas das barreiras à adoção da nuvem pública por meio do conceito de nuvem soberana e cumprirá os regulamentos e a governança de dados”, disse David Soto, presidente da Espanha e Portugal da Kyndryl. “Na Kyndryl, acreditamos que este anúncio e nossa forte parceria nos permitirão ajudar nossos clientes e reforçar nossa posição como líder de mercado em gerenciamento de sistemas de missão crítica e serviços de transformação.”

“A IDC continua identificando um crescimento significativo no uso da nuvem pública para cargas de trabalho de missão crítica em todos os principais setores. Enquanto isso, as leis de proteção e outras regulamentações sobre conformidade não param de evoluir.” disse Rahiel Nasir, diretor de Pesquisa Associado de Práticas de Nuvem na Europa, IDC. “Tudo isso requer que as organizações tenham maior visibilidade e controle sobre os ativos de dados estratégicos em suas operações. Os serviços de nuvem soberanos, como Oracle EU Sovereign Cloud, foram projetados para dar às empresas maior controle e proteção de seus ativos de dados críticos. Eles também visam ajudar a cumprir regras de residência de dados e requisitos regulatórios, enquanto continuam a aproveitar ao máximo os benefícios da nuvem e da transformação digital.”

“Dados da Omnidia mostram que as organizações estão cada vez mais adotando uma estratégia estratégica de nuvem, como a infraestrutura multicloud. Essa abordagem está ajudando empresas em toda a Europa a digitalizar suas operações e impulsionar a inovação. Mas a ascensão do multicloud apresenta novos desafios para as empresas – especialmente setores afetados pelo aumento da regulamentação ou controle jurisdicional de dados”, disse Roy Illsey, analista-chefe da Omdia. “O Oracle EU Sovereign Cloud atende aos requisitos europeus de privacidade e soberania de dados em todos os 27 estados membros da UE e foi projetado para apoiar empresas em setores altamente regulamentados que cuidam de dados e aplicativos confidenciais, bem como cargas de trabalho que se enquadram nos requisitos de privacidade da UE.”

Crescimento exponencial da infraestrutura da Oracle Cloud

A nova EU Sovereign Cloud faz parte da estratégia de nuvem distribuída da OCI que pode atender às necessidades dos clientes com serviços de nuvem necessários aos locais necessários com desempenho flexível, segurança, conformidade e modelos operacionais. A Oracle fornece um conjunto amplo e consistente de serviços de infraestrutura de nuvem em 44 regiões de nuvem comercial e governamental em 23 países para atender a crescente base de clientes global. Atualmente, a OCI opera em 37 regiões comerciais e sete regiões governamentais, além das diversas regiões dedicadas e de segurança nacional.

Últimas notícias