IBM planeja lançar modelos e capacidades de IA generativa no watsonx

Salvador, 14/09/2023 – A IBM anunciou os planos para os novos modelos baseados em IA generativa e melhorias que chegarão ao watsonx, a plataforma de IA e dados que oferece um conjunto de recursos projetados para ajudar as empresas a escalar e acelerar o impacto da IA. Dentre as melhorias, estão a prévia técnica do watsonx. governance, a incorporação de novos serviços de dados de IA generativa ao watsonx. data e a integração planejada dos modelos básicos do watsonx. ai em softwares e produtos selecionados de infraestrutura.

Os novos modelos de IA generativa da IBM e de terceiros que chegam ao watsonx. ai incluem:

•  Modelos da serie IBM Granite: os modelos Granite utilizam a arquitetura “Decoder”, que permite que os grandes modelos de linguagem (LLM) atuais prevejam a próxima palavra em uma sequência para ofrecer suporte às tarefas de processamento empresarial de PNL. A disponibilidade está prevista para o terceiro trimestre de 2023.

•  Modelos de terceiros: a IBM oferece o modelo de 70 bilhões de parâmetros Llama 2-chat da Meta e o StarCoder LLM para a geração de códigos em watsonx. ai na IBM Cloud. A novidade já está disponível ao mercado.

A IBM estabeleceu um processo de treinamento para os modelos com foco nos princípios de confiança e transparência – que vai desde a rigorosa coleta de dados até a checagem dos pontos de controle para garantir a implementação responsável de informações, modelos de IA e aplicações de governança, análise de riscos, mitigação de viés e conformidade.

O anúncio da IBM também inclui a implementação de novos recursos à plataforma watsonx.

Watsonx. ai:

•  Tuning Studio: ainda no terceiro trimestre de 2023, a IBM planeja lançar a primeira integração do Tuning Studio, que incluirá o recurso de ajuste rápido – uma maneira eficiente e de baixo custo para os clientes adaptarem modelos básicos às exclusivas tarefas com dados corporativos.

•  Synthetic Data Generator: no início deste mês, a IBM lançou seu gerador de dados simétricos que ajuda usuários na criação de conjuntos de dados tabulares artificiais, a partir de dados customizados ou esquemas internos personalizados. Com isso, os usuários poderão extrair insights para treinar modelos de IA com risco reduzido e, assim, acelerar a tomada de decisões e diminuir tempo de lançamento das aplicações ao mercado.

Watsonx. data:

•  IA generativa: a IBM planeja utilizar capacidades de IA generativa do watsonx. ai no watsonx. data para ajudar usuários a descobrir, aumentar, visualizar e a refinar dados para IA por meio de uma experiência de autoatendimento, orientada por uma interface de conversação em linguagem natural. A previsão técnica é que a novidade esteja disponível no quarto trimestre de 2023.

•  Capacidade de banco de dados vetorial: a IBM planeja integrar recursos de banco de dados vetorial ao watsonx. data para suportar casos de uso de geração aumentada do watsonx. ai. A disponibilidade também está prevista para o quarto trimestre deste ano.

Watsonx. governança:

•  Modelo de governança de risco para IA generativa: durante a visualização técnica, os clientes poderão explorar recursos para a coleta e documentação automatizadas de modelos com detalhes de governança de risco, permitindo que os interessados acompanhem as métricas relevantes em dashboards do fluxo de trabalho corporativos de IA.

“Como evolução atual da plataforma watsonx, poucos meses após o lançamento, estamos aqui para apoiar os clientes em todo o ciclo de vida da IA”, disse Dinesh Nirmal, vice-presidente senior de Produtos da IBM Software. “Como parceira de transformação, a IBM colabora com os clientes para ajudá-los a dimensionar a IA de forma segura e confiável, oferecendo apoio desde a definição dos elementos fundamentais às estratégias de dados, até o ajuste de modelos de uso específico no negócio e a colaboração na governança de modelos que vão além disso.”

O IBM watsonx também será complementado por um conjunto de assistentes de IA projetados para ajudar os clientes a dimensionar e acelerar o impacto da IA com dados confiáveis em uma variedade de casos de uso como:

•  Modernização de aplicativos: os produtos IBM watsonx Code Assistant, que serão lançados ainda neste ano, usarão modelos básicos customizados para transformar códigos e gerar recomendações para desenvolvedores. Recentemente, a IBM anunciou duas soluções de código assistido por IA para ajudar desenvolvedores: watsonx Code Assistant para Z e watsonx Code Assistant para Red Hat Ansible Lightspeed.

•  Suporte ao cliente: o IBM watsonx Assistant ajudará a oferecer soluções consistentes e inteligentes de atendimento ao cliente com a IA conversacional. Por exemplo, o IBM Support Insights Pro, que deverá estar disponível ainda em setembro, utilizará o watsonx Assistant para ajudar clientes a encontrar insights na infraestrutura de TI de vários fornecedores para avaliar proativamente os padrões de suporte e a remediar riscos, proporcionando maior disponibilidade e segurança.

•  RH e talento: o IBM watsonx Orchestrate vai ajudar os profissionais de RH na automatização de tarefas repetitivas, de alto atrito e processos de back-office, como agendamento de entrevistas ou publicação de novas vagas por meio de uma interface de conversação.

A IBM também planeja incorporar as inovações do watsonx. ai em seu software de nuvem híbrida e produtos de infraestrutura, incluindo:

•  Automação de TI inteligente: em preview técnico na próxima semana, produtos de automação de TI, como Instana e AIOps Insights, incluirão recursos de Remediação inteligente, incorporando modelos básicos de IA generativa do watsonx. ai para ajudar profissionais de TI com o resumo de incidentes e sugestões de fluxos de trabalho que ajudem a implementar soluções rapidamente.

•  Serviços de desenvolvimento para watsonx: Para ajudar a simplificar e acelerar a capacidade dos desenvolvedores de aproximar os recursos do watsonx dos dados de negócio em cargas de trabalho IBM Power for SAP, durante o primeiro trimestre de 2024, está previsto o lançamento do SAP ABAP SDK para watsonx. Com isso, os clientes que usam IA por inferência de dados em sistemas Power poderão implementar algoritmos de IA em seus dados e transações mais sensíveis.

Últimas notícias