Geradora de energia obtém melhora operacional com SAP Business One

Através do ERP, Energimp passou a executar uma gestão ainda mais estratégica e eficiente

Salvador, 02/12/2023 – O Brasil é referência na geração de energias sustentáveis, principalmente, a eólica. No entanto, atender as particularidades que acometem o setor nos aspectos gerenciais não é, de longe, uma tarefa simples. Com o intuito de obter maior agilidade e eficiência, a Energimp, empresa geradora de energia eólica, adotou o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto foi realizado pela G2.

Fundada em 2000, a Energimp, possui 363 MW instalados e distribuídos em seus cinco parques eólicos, divididos nos estados do Ceará e Santa Catarina totalizando 242 aerogeradores no país. No entanto, à medida em que a companhia foi crescendo, as estratégias de ações foram mudando.

Diante disso, a geradora buscou implementar um sistema que atendesse todas as particularidades do negócio, bem como tivesse a capacidade de integrar na ferramenta os processos que envolvem o dia a dia da empresa, de forma ágil e eficaz.

Após pesquisas no mercado, a empresa implementou o SAP Business One, como explica Saulo Duarte (foto), coordenador de tecnologia da Energimp. “Escolhemos esse ERP pois, além de ser um software com uma alta reputação no mercado, também traz um amplo nível de organização e processos, isso tudo alinhado a um custo acessível que atende todos os processos e demandas de forma simplificada”, destaca.

Compreendendo a gama de funcionalidades que o sistema possui e o quanto mais poderia avançar, a Energimp identificou a necessidade de encontrar os parceiros certos nessa jornada. E, assim, escolheram a G2, consultoria SAP Gold Partner, para atualizarem o ERP para uma versão mais recente. “Para usufruir de uma gestão mais assertiva com o SAP Business One, entendemos que era necessário termos um apoio próximo de um time que nos ajudasse avançar. Neste aspecto, desde o início a G2 esteve disposta em nos dar esse suporte, o qual contribuiu para que sanássemos pontos de dificuldades e exercêssemos uma gestão de forma automatizada”, pontua Duarte.

Para Beto Vieira, CEO da G2, o projeto na Energimp é motivo de orgulho. “É gratificante para nós termos realizado esse trabalho na Energimp, e saber que auxiliamos a empresa a integrar as melhores práticas de gestão no dia a dia. Além disso, esse case é mais um importante exemplo do engajamento que a G2 tem em oferecer o que há de melhor para o setor de energia, bem como demonstrar o quanto o segmento pode avançar ainda mais por meio do SAP Business One”, enfatiza.

Após a conclusão do projeto, a Energimp vislumbra na prática os resultados. Dentre os ganhos, se destaca, principalmente, a automatização dos processos. Isso é, a empresa passou a realizar, em poucas horas, atividades que levavam dias e necessitavam da presença de mais de um colaborador. Essa melhoria reverteu para a companhia maior agilidade, segurança e aproveitamento do time, que automatizou tarefas burocráticas.

Com todas essas melhorias, a Energimp pretende avançar ainda mais. A empresa tem como meta ampliar a capacidade do SAP Business One na companhia, uma vez que a geradora tem o objetivo de expandir seu portfólio de serviços e o número de colaboradores. “Temos altas metas para o próximo ano, e sabemos que poderemos alcançá-las pois temos alinhados os nossos processos que nos dão total segurança para tomadas de decisões assertivas. Queremos ir em frente, investir ainda mais em recursos para nossa empresa para cada vez mais e consolidar nossa posição no mercado de energia, que segue em franca ascensão”, finaliza o coordenador de tecnologia da Energimp.

Sobre a G2:

A G2 entrega a melhor solução de gestão para empresas em crescimento em nuvem, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP, empresa alemã líder mundial no segmento. A companhia dispõe de ampla experiência em diversos mercados, como prestação de serviço, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia, comércio e outros.

Últimas notícias