Governo do Estado investe R$ 21 milhões para o fortalecimento da inovação nos municípios baianos

Programa Inova Cidade tem o objetivo de consolidar a ciência, tecnologia e inovação para fomentar o desenvolvimento econômico das cidades da Bahia

Salvador, 13/06/2022 – Apoiar ideias de ciência, tecnologia e inovação (CTI) para fomentar o desenvolvimento econômico das cidades baianas. Esse é o objetivo do Inova Cidade, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que conta com o investimento inicial de R$ 21 milhões. O programa foi apresentado aos municípios nesta segunda-feira (13) com transmissão pelo Canal do YouTube SectiBahia. O evento, que foi mediado por Mara Souza, secretária interina da Secti, contou com as presenças dos prefeitos Thiancle Araújo, de Castro Alves, Elmo Vaz, de Irecê, Antônio Mário Damasceno, de Itacaré, do diretor Geral da Fapesb, Luiz Araújo, e do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes.

Além do aporte financeiro, o Inova Cidade democratiza o acesso à inovação ao permitir que qualquer um dos 417 municípios baianos faça adesão à rede. A proposta permite que as prefeituras adequem suas legislações de forma a criar a Lei de Inovação da cidade e também seus respectivos conselhos municipais de inovação. Para facilitar a adesão dos municípios, Secti e Fapesb farão toda a curadoria do processo, oferecendo aos interessados uma minuta como modelo para a proposta de adequação das legislações de cada cidade.

A secretária Mara Souza falou sobre a importância do Inova Cidade para o futuro das localidades. “Esse é um programa para fazer com que os municípios se tornem cada vez mais inovadores. Ouvimos muito falar das cidades inteligentes, um conceito que às vezes assusta as pequenas cidades. No estado que temos 417 municípios, sendo que 80% deles têm menos de 20 mil habitantes, temos dificuldade que essas ações sejam internalizadas. Então, pensando nisso, nós planejamos esse projeto para facilitar a vida das prefeituras que têm interesse em começar o caminho rumo às cidades inteligentes”.

Para o diretor Geral da Fapesb, Luiz Araújo, a proposta é relevante por, dentre outras coisas, estreitar o laço dos municípios e das instituições. “Esse projeto traz uma oportunidade de maior envolvimento entre as prefeituras, as instituições de CTI e as universidades. Precisamos estimular esse relacionamento, porque são as prefeituras que conhecem as necessidades da sua comunidade e o pesquisador vai propor algo para melhorar a vida das pessoas”.

O programa tem o intuito de ajudar os municípios para que no futuro eles possam aplicar o conceito de cidades inteligentes. O prefeito de Castro Alves e presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (Fec Bahia), Thiancle Araújo, afirmou que a cidade já procura ser inovadora. “Buscamos fazer esse trabalho de inovação e cada vez mais precisamos de apoio para conseguir avançar. Por isso, parabenizo a Secti pelo o trabalho. Estamos à disposição para encontrar soluções inovadoras”, diz.

De acordo com o prefeito Elmo Vaz, Irecê é uma cidade que incentiva as práticas voltadas para as áreas de CTI. “Temos várias ações e tudo isso vai fomentando na nossa juventude essa ideia da tecnologia, da inovação e das ciências”. Já o prefeito de Itacaré, Antônio Mário, destacou uma ação inovadora do município. “Há tempos estávamos pensando o que fazer para acabar com a questão do lixo de Itacaré e dar dignidade às pessoas. Nos reunimos para elaborar um plano para resolver a situação e desenvolvemos o projeto ”Itacaré Cidade Verde Lixão Nunca Mais”.

A mesa também contou com a participação de Erika Azevedo, representante para América Latina da Connected Places Catapult, que fez uma apresentação sobre os conceitos de cidades inteligentes e resilientes. Todo o evento está disponível na íntegra no canal da Secti. Além disso, todas as informações sobre o Programa Inova Cidade, seus editais, projetos e como fazer a adesão à rede podem ser encontradas no endereço www.inovacidade.ba.gov.br.

Vídeo de apresentação do programa.

Últimas notícias