V.tal conclui 90% das obras de seu novo Edge Data Center em Fortaleza

Salvador, 13/12/2022 – Com 90% de suas obras de engenharia concluídas, o mais novo edge data center da V.tal, que está sendo construído junto à sua estação de chegada de cabos submarinos (CLS – Cable Landing Station) na Praia do Futuro, em Fortaleza, CE, entra neste mês de dezembro em sua fase mais importante antes da inauguração, prevista para acontecer em janeiro de 2023.

As obras de alvenaria do “Projeto Big Lobster”, nome como internamente o novo edge data center é chamado, estão recebendo acabamento, pintura e instalação das últimas áreas envidraçadas. O mobiliário e também os racks que suportarão a operação já estão a caminho de Fortaleza, e os equipamentos de infraestrutura que já foram instalados, como ar-condicionado, geradores de energia e outros, começam a ser testados.

“Esta é uma etapa estratégica e fundamental porque permite identificar quaisquer necessidades de ajuste e correções em todas as partes, principais ou acessórias, antes que sejam conectadas aos sistemas dos clientes e comecem, efetivamente, a operar” explica Cícero Olivieri, Vice-Presidente de Engenharia da V.tal.

A V.tal possui um plano de expansão de edge data centers em diversas regiões do Brasil para atender às realidades localizadas de operadoras, provedores e OTTs e à crescente demanda por experiências em tempo real. “Manter a hospedagem de conteúdo na borda, ou seja, no local mais próximo possível do uso da aplicação pelo usuário final, é estratégico para as empresas que conseguirão viabilizar a baixíssima latência e a melhor experiência”, explica Olivieri.

O novo edge data center da V.tal em Fortaleza terá uma capacidade de 4MW e suporte para 400 racks e estará totalmente integrado à CLS (Cable Landing Station), com redundância de conexão. Quando finalizado o parque totalizará mais de 7 mil m2 de área construída.

A CLS, que já opera desde 2002, é fundamental para toda a internet brasileira. Nela encontra-se o PIX, o ponto de interconexão central no IXP (ponto de troca de tráfego) localizado em Fortaleza, que proporciona a ligação direta entre provedores, permitindo que muitos Sistemas Autônomos (AS) troquem tráfego diretamente. A interligação de diversos AS em um IX, ou Ponto de Troca de Tráfego (PTT), simplifica o trânsito da Internet e diminui o número de redes até um determinado destino.

V.tal adquire imóvel em Porto Alegre para construção de novo edge data center

A V.tal adquiriu um imóvel para comportar um edge data center de 4MW na cidade de Porto Alegre, que é um importante polo econômico e tecnológico, além de ter localização privilegiada em relação aos países do cone sul.

“A V.tal considera que a demanda por internet de alta velocidade e novas aplicações em tempo real no sul do Brasil e nos países fronteiriços deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, principalmente com a chegada do 5G e de novas tecnologias como Internet das Coisas, Realidades Aumentada e Virtual e Metaverso. A estratégica de lançar um edge data center visa justamente a atender tanto a clientes locais como aqueles que, tendo contratos mais amplos, precisam de mais capacidade para atender seus usuários na região”, explica Bento Louro, Vice-Presidente de Wholesale da V.tal.

A V.tal possui atualmente 3 edge data centers em funcionamento localizados em Fortaleza e no Rio de Janeiro, no Brasil e em Barranquilla, na Colômbia. E outros dois em construção localizados em Fortaleza, no Brasil e Baranquilla, na Colômbia.

Sobre a V.tal

A V.tal é uma empresa de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet e OTTs. A empresa possui 19 milhões de casas passadas disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 430 mil quilômetros de fibra óptica terrestre, conectando mais de 2.380 municípios no Brasil, e 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia. A empresa possui portfólio integrado de soluções de conectividade e infraestrutura e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual. Desde outubro de 2022 a V.tal é signatária do Pacto Global da ONU em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Últimas notícias