TIM obtém certificação ISO por ações contra suborno e corrupção

Salvador, 26/03/2021 – A TIM conseguiu antecipar uma meta do seu Plano ESG (da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e obteve com quase dois anos de antecedência o certificado ISO 37.001, demonstrando que seu modelo de integridade e transparência com normas e ações contra suborno e corrupção está em linha com as melhores práticas de governança do mercado. A emissão do certificado aconteceu no último dia 15, com reconhecimento nacional e internacional. No mundo, somente 389 empresas obtiveram este certificado.

Pioneira como a primeira operadora a ser reconhecida, há dois anos, como empresa Pró-Ética pela CGU (Corregedoria Geral da União), a companhia dá este novo sinal para o mercado e clientes e mostra que conta com planos robustos na área de Compliance se tornando também a primeira operadora brasileira com essa certificação.

“A TIM vem há algum tempo reforçando seus programas de integridade e ações de compliance baseados no seu Código de Ética e seguindo rigorosas políticas anticorrupção, o que consideramos condições imprescindíveis de sucesso de uma empresa. Acreditamos que trabalhar com procedimentos claros e definidos vai identificar e reduzir possíveis fatores de risco, funcionando como instrumentos de prevenção para as não conformidades. A obtenção da ISO 37.001 endossa nossos valores e posicionamento para a sociedade, e é fundamental para os índices externos, como ISE e Pro-ética. A certificação comprova a eficácia do nosso sistema de gestão antissuborno e anticorrupção, que está alinhado às melhores práticas internacionais”, afirma Pietro Labriola (foto), CEO da TIM Brasil.

O processo para obter a ISO 37.001 durou um ano e envolveu toda a empresa. Mesmo com o desafio da pandemia, a TIM conseguiu, de forma virtual, ouvir cerca de 400 colaboradores estratégicos, de várias áreas e níveis de trabalho diferentes. Foram revisados contratos, políticas internas e normas adotadas pela companhia nesta área de governança, além de diversas iniciativas de conscientização e treinamento que incluíram também fornecedores.

Últimas notícias