Scala Data Centers inaugura o maior data center vertical da América Latina

Salvador, 30/08/2022 – A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado hyperscale, anuncia o início das operações do SGRUTB04, o maior data center (DC) vertical da América Latina com capacidade total de 18MW. Localizado no Campus Tamboré, complexo da companhia em Barueri (SP), o empreendimento entra em atividade dedicado a um único cliente hyperscale, com compromisso para a totalidade da capacidade por mais de uma década.

Em quase 13 mil m2 de área total construída, este novo data center da Scala possui 56 metros de altura, sete andares, sendo quatro pavimentos dedicados aos data halls que, juntos, somam mais de 1.500 racks. Desenvolvido de acordo com os parâmetros da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), voltada para construções sustentáveis, o data center single-tenant contempla moderno sistema de refrigeração com indirect free cooling (tecnologia de otimização de uso de energia em baixas temperaturas), sistema redundante de UPS e altíssima eficiência energética com PUE (do inglês Power Usage Effectiveness) ao redor de 1,35, um dos menores índices da região. O SGRUTB04 está equipado ainda com sala para operadoras (meet-me rooms), doca, estoque e escritório dedicados ao cliente.

“Maior data center vertical da América Latina, o SGRUTB04 é um excelente exemplo da abordagem de construção múltipla da Scala. Com ela, introduzimos o conceito de capacidade construída reservada, trazendo uma capacidade de expansão sem precedentes para o setor latino-americano. Esta abordagem permite que nossos clientes suportem a dinâmica de crescimento de seus negócios de maneira sustentável e em prazo recorde por décadas”, explica Marcos Peigo, CEO da Scala.

O executivo afirma ainda que o SGRUTB04 materializa a bem-sucedida estratégia comercial da Scala, em que o cliente exerceu a capacidade reservada, duplicando a capacidade contratada antes mesmo da data de entrada em produção originalmente planejada. “Diferentemente do mercado em geral, a Scala não apenas entrega compromissos contratuais, nós investimos de fato nos nossos clientes, nos posicionando como verdadeiros parceiros”, detalha.

Para construir o SGRUTB04, a Scala aplicou uma metodologia própria chamada One Scala Template, especialmente desenhada pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da Scala para atender às demandas do mercado hyperscale. Iniciativa inédita no segmento na América Latina, o CoE consiste em um time de especialistas responsável por toda a cadeia de design, projeto, construção e comissionamento de novos data centers. Ao verticalizar todas as etapas, reduz-se o tempo de entrega, garantindo padronização que leva ao ganho de escala, além de permitir níveis de customização e dedicação ímpares aos projetos. Formado por mais de 150 profissionais entre arquitetos, engenheiros e especialistas em construção, design e comissionamento, o CoE desenvolve, ainda, novas tecnologias para trazer mais eficiência à construção e à operação dos data centers.

Com a conclusão do SGRUTB04, a Scala passa a dispor de cinco data centers em operação, sendo três no Campus Tamboré, um em São Paulo e outro em Campinas (SP). Além destas unidades, a companhia prossegue em seu plano de expansão acelerado, com novos projetos em desenvolvimento como o SGRUTB05, que terá capacidade de 10MW e está previsto para entrar em operação no início de 2023 e o SGRUTB06, com uma capacidade de 28MW para o início de 2024.

Os projetos citados asseguram ao Campus Tamboré da Scala 90MW de capacidade contratada e 170MW de capacidade contratualmente reservada para clientes hyperscale, o que o torna o maior da América Latina e um dos maiores do mundo já em sua primeira fase de desenvolvimento. Ainda no Brasil, a companhia desenvolve projetos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Jundiaí, Campinas e Fortaleza, todos ancorados por contratos com clientes hyperscale.

No restante da região, a Scala conduz processos avançados para a construção de data centers no Chile, México, Colômbia e Peru.

Últimas notícias