Ranking elege internet mais rápida do Brasil

Salvador, 23/01/2023 – Em tempos de trabalho remoto e híbrido, ter uma internet boa e rápida é essencial. O Prêmio Melhor Escolha 2023 aponta qual o melhor provedor de banda larga fixa do Brasil em cada estado, para ajudar o consumidor a ter uma decisão mais acurada no contrato e na negociação com as empresas. A Vivo teve os melhores resultados do levantamento em desempenho de velocidade, com média de 101 Mbps (megabits por segundo) — velocidade maior que a média nacional, que é de 79 Mega.

O estudo avaliou milhões de testes de velocidade de internet fixa de operadoras presentes em todo o Brasil, realizados de janeiro a dezembro de 2022, na plataforma de comparação de planos Melhor Escolha. “Com esses dados, é possível entender o cenário da internet no país. Assim, o consumidor consegue comparar os serviços prestados, enquanto que os provedores se atentam para oferecer uma internet de melhor qualidade”, diz Glauciana Nunes, head de Consumer Connection da empresa.

Paraná é o estado com a internet mais rápida

Paraná é o estado com a internet fixa mais rápida, com média de 88 megabits, segundo o Prêmio Melhor Escolha 2023. A operadora com a velocidade melhor avaliada na região é a Ligue, de acordo com o ranking, com média de 140 Mbps.

Dentre as maiores cidades do Brasil, Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) tiveram destaque ao registrarem velocidades de internet maiores que a média nacional, com média de 98, 95 e 95 megabits, respectivamente.

O levantamento levou em consideração dados oficiais de acessos da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) sobre os provedores com presença significativa no Brasil e em cada estado. Para serem elegíveis ao ranking do Melhor Escolha, as operadoras deveriam estar presente nas cinco regiões do país e ter por pelo menos 1,5% de participação de mercado e na amostragem da região geográfica avaliada.

O ranking completo pode ser conferido no site do Prêmio Melhor Escolha 2023.

Últimas notícias