Primeira edição do Atualiza Telecom reuniu provedores de internet de Salvador e diversas cidades baianas

Salvador, 07/10/2021 – Com o tema: LGPD e Provedores – Exigência Legal de Adequação, o Advogado 4.0, Consultor Jurídico e palestrante especialista em Telecom, Dr. Celso de Morais, abriu a primeira edição do Atualiza Telecom, maior encontro de provedores de internet de pequeno e médio porte de todas as regiões da Bahia, no auditório 3 do SENAI Cimatec Piatã, em Salvador.

Com expertise em questões legais relacionadas à proteção de dados, com foco em Telecomunicações e ISP (do inglês, Internet Service Provider) ou Provedor de Serviço de Internet, Celso mostrou como as empresas podem buscar adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi criada em 2018, passando a vigorar em 2020.

“Na região Nordeste nós temos a ideia de que tudo chega depois, mas na verdade, muitas grandes empresas já estão adequadas e outras pequenas e médias estão tratando de se adequar. Ainda que tardiamente, esse movimento para adequação começa a acontecer de forma significativa, com as empresas se organizando perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que atua como agência reguladora do tema”, explicou Morais.

De acordo com o especialista, a adequação às exigências legais precisa ser pensada o quanto antes pelas empresas, pois o processo demanda tempo, até a geração do relatório de impacto de proteção de dados. Nesse contexto, o provedor de internet é duplamente impactado, pois como empresa, além de lidar com dados pessoais, ainda lida com a obrigatoriedade da guarda dos Logs de acesso, desde a criação do Marco Civil da Internet.

Tiago Silva, organizador do evento, primeiro do lado direito, de azul

Para o organizador do encontro, Gerente Comercial da Atualiza Telecom, Tiago Silva Ribeiro, este não é mais um evento, pois foi concebido para conectar provedores às grandes empresas do setor de Telecomunicações e aos fornecedores de equipamentos locais, regionais e nacionais.

“A grande importância deste encontro é justamente aproximar, de fato, os pequenos provedores aos grandes players, como a WT Telecom, que atende Bahia, Sergipe e Alagoas, como também a Soft Dados, que atende todo o Nordeste. Esse é o objetivo: quebrar a distância que existia do atendimento apenas por telefone ou site. Aqui a interação é feita no mesmo local neste evento que veio para ficar. E quem não participou desta primeira edição, se prepare para as próximas com muitas novidades”, completou o CEO.

Ataques Cibernéticos

Com o tema: Proteja seu Provedor contra Ataques DDoS, o CEO da Giovaneli Consultoria em Telecom, Alexandre Giovaneli tratou das formas como os provedores podem se defender contra as principais ameaças da web, visando evitar prejuízos financeiros e de imagem.

“Hoje temos novidades em ferramentas de mitigação de ataques, como A10, que fazem tudo sozinhos por provedor. O sistema monitora tudo que acontece na rede. Se houver algum incidente, a ferramenta atua sozinha, por meio de Inteligência Artificial, que analisa grande quantidade de dados da Rede Mundial de Internet (Big Data), com base nisso ele consegue tomar decisões, efetivando assim a proteção de dados”, detalhou.

Sediada em Minas Gerais, a Giovaneli trabalha com soluções de tráfego de “fim a fim”, como roteamento, engenharia de tráfego, melhoria constante de disponibilidade de redes, monitoramento e análise de tráfego, em parceria com fabricantes como Cisco, Juniper, Extreme Networks, Dell e Mikrotik, auxiliando clientes pelo Brasil, inclusive na Bahia.

Projeto e Documentação de Redes

O gerente de projetos da empresa de TI baiana Terabit, Claudvan Lima trouxe importantes insights sobre Projetos e Engenharia de Redes. “As principais razões para a elaboração de um projeto de rede são a melhoria dos serviços, com oferecimento de novos planos com maior largura de banda, link dedicado, link de transporte, gestão de infraestrutura e de recursos, documentação de rede e gestão de recursos físicos e lógicos. Nesse contexto, a Terabit oferece recursos para uma gestão eficiente, impulsionando o cliente à alta performance e escalabilidade”, resumiu Lima.

CEO da Terabit em entrevista ao TI Bahia

Para o CEO da Terabit, Rafael Lopes, a demanda por internet cresceu exponencialmente desde março de 2020, com o início da pandemia do Coronavírus, o que aumentou a procura pelos serviços dos provedores de acesso em mais de 30%. “O trafego de rede cresceu 50% em meio à atual situação de emergência sanitária, por conta do isolamento social. E a Terabit vem ajudando empresas a se adequar a essa nova realidade, investindo em pessoas, para atender à demanda gerada na pandemia no sentido de expandir a rede”, salientou Lopes.

Fundo de Universalização das Telecomunicações

O engenheiro de Telecom, Thiago Ribeiro, da THD Engenharia tratou do tema: Importância das Declarações da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. Ribeiro detalhou importantes orientações sobre como se adequar às normas da agência reguladora.

“O provedor precisa primeiramente buscar a regularização, depois o credenciamento, outorga SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Até a outorga de licenças STFC e Seac, necessárias à exploração comercial em áreas de conteúdo audiovisual e exploração de transmissão de voz de um ponto ao outro, com o compartilhamento de poste”, enumerou Thiago.

O encontro que segue nesta quinta-feira, 7 de outubro, conta com stands de expositores como Filadelfia Info, Terabit, Televit Tecnologia, Click Slim, Grupo Softcomp, Wanax Telecomunicações, WT Group Telecom, IT TV, Down Up Telecom, LGE Telecom, Giro Maps e traz temáticas instigantes como: Compartilhamento de postes; Regularização Junto a Concessionária não é bicho de sete cabeças; Cloud server e cybersecurity para sistemas de telecomunicações; Como implantar instalação grátis! (Allan Caldas).

MVNO: novas possibilidades para Agregar nos Provedores; Soluções Intelbras para provedores; Saiba como o serviço de TV por assinatura por IP pode revolucionar o seu provedor (IT Tv); Comunicação Estratégica para ganhar e manter clientes e Construindo uma carreira de sucesso na área de telecomunicações.

 

 

Últimas notícias