Portfólio aprimorado da Ericsson concentra-se em desempenho, sustentabilidade e Open RAN

Salvador, 21/02/2024 – A Ericsson acaba de anunciar amplas melhorias em seu portfólio de rádio, transporte e antenas com 12 novas soluções de hardware e software para provedores de serviços de comunicação (CSPs) implantarem em redes abertas, sustentáveis​​e de alto desempenho.

Apresentados no evento pré-Mobile World Congress 2024 da empresa em Londres, os aprimoramentos do portfólio são liderados pelo principal produto AIR 3255, um rádio duplex por divisão de tempo (TDD) Massive MIMO com mais de 25% de economia de energia e 20% menor pegada de carbono* incorporada em comparação com o rádio da geração anterior.

O AIR 3255 está equipado com uma nova tecnologia de filtro de metal pequeno que é escalável para todas as bandas de frequência TDD sub-6GHz para incentivar a implantação de banda média 5G. Este rádio também é o primeiro a usar a nova geração de Massive MIMO Ericsson Silicon (System on a Chip) com processamento aprimorado do receptor e maior eficiência energética. Além disso, o AIR 3255 utiliza apenas uma placa de circuito impresso que é exclusiva da indústria em termos de prática de construção, bem como de resfriamento passivo.

Mårten Lerner, Head of Product Area Networks da Ericsson, afirma: “Na Ericsson orgulhamo-nos de estar na vanguarda da tecnologia, criando os melhores produtos de rede em termos de desempenho, sustentabilidade e abertura no caminho para maximizar o potencial de inovação do 5G e mais. As novas soluções que revelamos irão alimentar a próxima fase de implantações 5G”.

Os seguintes novos rádios juntam-se ao AIR 3255 para impulsionar a linha de rádios da Ericsson, tornando-o o portfólio de rádios preparado para Open RAN (eCPRI baseado em fronthaul de pacotes) mais abrangente e sustentável do setor. Isto está alinhado com o objetivo da Ericsson de industrializar o Open RAN.

Para melhorar o desempenho 5G

•  Rádio Massive MIMO FDD de banda tripla AIR 3284 (32T/32R) fornecendo downlink 2x maior e capacidade de uplink 4x maior em comparação com 4T/4R.
•  Rádio 4823 (4T/8R), aumentando o desempenho do uplink (2x) com inclinação elétrica remota separada na banda de frequência de 2,6 GHz para ampliar a cobertura ou capacidade com base na escolha de implantação.
•  AIR 5343 para acesso fixo sem fio de alta capacidade e alto desempenho com implantação macro. Largura de banda total da portadora de até 1.600 MHz e cobertura estendida de 11 dB.

Rádios TDD ultraleves de banda média

•  Rádio 4461HP (alta potência) com 50% mais potência de saída e 42% menos pegada de carbono incorporada, e Rádio 8873 nas variantes de potência padrão e de alta potência (HP)

A Ericsson também está lançando três recursos de software:

•  FDD MIMO massivo multiusuário de uplink com até quatro camadas no uplink baseado em receptor avançado de combinação de rejeição de interferência total (IRC) para adicionar capacidade e velocidade.
•  Coordenação multicamada avançada com reconhecimento de uplink – identifica o melhor conjunto de células para cada usuário, levando em consideração a capacidade do UE, a configuração da rede, os requisitos de serviço, bem como a carga da célula de downlink e uplink.
•  Economia de energia automatizada – o ponto ideal entre desempenho maximizado e eficiência energética, executado de forma autônoma por meio de uma intenção definida pelo CSP para ajustar os recursos de rádio e melhorar a eficiência energética, garantindo ao mesmo tempo a melhor experiência do usuário.

E para completar as melhorias do portfólio, a Ericsson está introduzindo soluções de transporte e antena de próxima geração:

•  MINI-LINK 6355 – melhor desempenho de E-band com enredo de E-band totalmente externo de última geração. A potência de saída 2x e as interfaces 25GE estendem o comprimento do salto e a capacidade em configurações de múltiplas operadoras. Adicionado recurso de economia de energia Radio Deep Sleep para E-band.
•  Antena 4206 – duas bandas baixas e quatro banda média; 2,1m baseado na nova estrutura da antena. A mais recente solução de alto desempenho do Ericsson Antenna System com até 85% de eficiência de emissão e 49% de economia na pegada de carbono incorporada e 24% menos peso, usando radome 100% termoplástico e construção mais leve. Totalmente reciclável.

Luis Uribe, Corporate Network Manager da Entel, afirma: “Estamos muito satisfeitos com a nova geração do ultraleve Massive MIMO AIR 3255 da Ericsson. Este rádio Massive MIMO se enquadra muito bem em nossas políticas de sustentabilidade e em nossa estratégia de eficiência energética e descarbonização na operação de nossa rede”.

Iskra Nikolova, Executive for Network and Infrastructure da Telstra, afirma: “Como parceiros de longo prazo, a Telstra e a Ericsson têm um histórico de ampliar os limites do desempenho da rede com velocidades, capacidade e cobertura mais altas, proporcionando uma excelente experiência 5G aos nossos clientes. O espectro adicional de banda média recentemente adquirido, implantado com Massive MIMO TDD de banda larga, fornece capacidade significativa de downlink. No entanto, ele depende de um forte uplink FDD que aborda o crescimento do tráfego e melhora a experiência do cliente ao se movimentar pela célula. As inovações fornecidas por meio do Massive MIMO FDD com AIR 3284 e Radio 4823 trazem à tona o que há de melhor em nosso TDD de banda média Massive MIMO implantado. Estamos ansiosos para ver os novos rádios em nossa rede enquanto continuamos a aprimorar a experiência de rede para nossos clientes”.

Mark Düsener, Head of Mobile Network, Mobile Products and B2B Telco da Swisscom, afirma: “A sustentabilidade e a experiência do usuário são objetivos fundamentais para nós. Com a funcionalidade Automated Energy Saver, temos a oportunidade única de monitorar e gerenciar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que nos concede a capacidade de aumentar a economia de energia com complexidade operacional reduzida por meio de automação avançada”.

Tomohiro Sekiwa, Senior Vice President & CNO da SoftBank Corp. afirma: “Garantir a melhor experiência 5G para nossos clientes é a pedra angular de nossa colaboração estreita e de longo prazo com a Ericsson. Com a coordenação multicamada avançada com reconhecimento de uplink, estamos dando o próximo passo evolutivo na jornada avançada de direção de tráfego independente do 5G. Isso envolve carga de células de downlink e uplink para escolher o melhor conjunto de células para cada usuário e obter o desempenho máximo da rede. Esta inovação de software aborda a mudança no comportamento do usuário, onde a velocidade do uplink está se tornando cada vez mais crucial para casos de uso diário, como uploads de fotos e vídeos, interações de vídeo, bem como para aplicações como AR e VR. Os novos recursos oferecem tudo isso ao mesmo tempo em que otimizam o uso do espectro e encantam nossos clientes”.

Rémy Pascal, Senior Research Manager Mobile infrastructure do Omdia, afirma: “O alto desempenho e a sustentabilidade estão muito associados à Ericsson, e este último lançamento continuará a reforçar a forte reputação da empresa nessas áreas e a apoiar a evolução dos prestadores de serviços em direção ao 5G Advanced. Além disso, o recente anúncio da AT&T dá mais credibilidade ao compromisso da Ericsson com a Openness. Por fim, a automação é o quarto pilar que completa o objetivo holístico deste lançamento.”

Saiba mais sobre os novos produtos aqui.

Últimas notícias