NEC e Mavenir impulsionam adesão ao Open RAN com implantação de massive MIMO na rede experimental 5G SA da Orange, na França

Parceria entre as três empresas inicia um novo marco na implementação da arquitetura de rede com o equipamento fornecido pela multinacional japonesa. A tecnologia já está em execução utilizando interface Open Fronthaul – O-RAN Alliance

Salvador, 13/09/2022 – O software desenvolvido pela Mavenir para redes abertas virtualizadas (Open vRAN) foi implantado, juntamente com a unidade de antena ativa de alta tecnologia da NEC – a (AAU) 32T32R Massive MIMO -, na infraestrutura da nuvem da Orange, na França. A implementação foi realizada a fim de garantir alta capacidade e cobertura aprimorada. A interoperabilidade entre os rádios e as unidades DU (Distributed Unit) virtualizadas sobre a interface aberta Fronthaul da O-RAN Alliance é chave para que a arquitetura OpenRAN alcance objetivo de simplificar a implantação de redes formadas por vários fornecedores, de forma a evitar a dependência de um fornecedor (lock-in).

As tecnologias foram implantadas no campus Orange Gardens, em Chatillon, e fazem parte da extensão do projeto Pikeo – a rede experimental 5G SA totalmente automatizada e baseada em nuvem da Orange.

“A implantação bem-sucedida da tecnologia de software da Mavenir e da antena mMIMO, da NEC, na rede experimental 5G SA da Orange é um passo importante no caminho das implantações de Open RAN e ilustra o compromisso da operadora francesa em apoiar o desenvolvimento e as soluções de vários fornecedores com parceiros inovadores. Nosso Open RAN Integration Center, aberto a nossos parceiros em todo o mundo, contribui para o desenvolvimento de um forte ecossistema Open RAN na Europa”, afirma Arnaud Vamparys, vice-presidente sênior da Orange para RAN e microondas da Orange.

“A implantação do 5G SA mMIMO é significativa para o desenvolvimento da RAN aberta e na transição de redes virtualizadas para redes em nuvem. Estamos muito orgulhosos de nossa colaboração contínua com a Orange, a NEC e outras empresas que estão provando o potencial da abordagem baseada em uma nuvem nativa com múltiplos fornecedores”, enfatiza Hubert de Pesquidoux, presidente executivo da Mavenir.

“A mais recente implantação do Open RAN mMIMO na Europa é um marco para o conceito Open RAN, uma vez que exigiu estreita colaboração e forte integração entre vários fornecedores. Essa sinergia é exatamente o que a arquitetura de rede precisa para cumprir com sucesso sua proposta de ser um ecossistema composto por vários fornecedores verdadeiramente aberto. Este é o momento certo para que o setor de telefonia móvel siga o plano definido pelas operadoras líderes do setor rumo à migração para a nova era moderna de conectividade alimentada por OpenRAN”, diz Naohisa Matsuda, gerente geral de estratégia e negócios de 5G da NEC.

Últimas notícias