Infinera anuncia XR optics – tecnologia inovadora para a transformação das redes de transporte

Salvador, 07/10/2019 – A Infinera apresentou o XR optics, a primeira tecnologia do setor de agregação de subportadoras ópticas coerente ponto-multiponto, otimizada para padrões de tráfego de tipo “hub-and-spoke”.

O XR optics foi projetado para superar as limitações inerentes às soluções tradicionais de transmissão óptica ponto-a-ponto e abre o caminho para uma economia de rede disruptiva e uma mudança de paradigma nas arquiteturas de transporte.

Alimentadas por subportadoras Nyquist roteáveis de forma independente e por recursos de agregação óptica coerentes, o XR optics permitirá que os operadores de rede projetem redes de transporte mais eficientes, flexíveis e econômicas, otimizadas para os aplicativos que impulsionam o crescimento da rede.

As conexões em redes de transporte óptico foram historicamente implementadas usando a tecnologia ponto-a-ponto, que requer transceptores correspondentes de velocidade idêntica em cada extremidade do link de fibra. Essas soluções ponto-a-ponto são extremamente ineficientes ao lidar com fluxos de tráfego tipo “hub-and-spoke”, que dominam os padrões de tráfego nas redes de agregação. O resultado é um aumento das despesas de capital e operacionais (CapEx e OpEx), decorrentes de um número extremamente grande de transceptores, do aumento dos requisitos de espaço e energia e da “remoção e substituição” dos acessos físicos desnecessários à medida que os requisitos de tráfego aumentam. Além disso, à medida que as redes são dimensionadas, são necessários dispositivos adicionais de agregação digital em locais intermediários para suportar a conversão para velocidades mais elevadas. Os custos operacionais e a complexidade se agravam à medida que as operadoras se preparam para o aumento significativo na demanda de tráfego proveniente do 5G, de fibra profunda e de novos serviços e aplicativos de negócios baseados em nuvem.

Com os recursos de agregação de subportadoras coerente (CSA), a tecnologia XR optics permite que um único transceptor de alta velocidade envie e receba simultaneamente fluxos de dados independentes de/para vários transceptores de baixa velocidade. Ao aproveitar esses recursos, as operadoras de rede estarão posicionadas para reduzir significativamente o número de transceptores na rede, eliminar a necessidade de dispendiosos dispositivos de agregação intermediários e otimizar com mais eficiência a infraestrutura de transporte para fluxos de tráfego de usuário final tipo “hub-and-spoke”. O XR optics foi projetado para ser integrado a vários dispositivos, incluindo os conectores padrão do setor, desde interfaces de baixa velocidade com uma única subportadora até interfaces de alta velocidade (400G +) com várias subportadoras.

“Estamos entusiasmados em apresentar o conceito revolucionário de agregação coerente de subportadoras, que redefinirá a estrutura de custos das redes de transporte de próxima geração”, disse Dr. Dave Welch, Founder and Chief Innovation Officer. “O XR optics soluciona uma deficiência fundamental na tecnologia de comunicações ópticas e espera-se que tenha um impacto significativo em qualquer rede que implemente uma função de agregação.”

“O desenvolvimento de soluções 400ZR exige um grande investimento, e as empresas estão procurando maneiras de alavancar esses investimentos, ampliando seu mercado potencial. A Infinera deu um passo adiante em uma grande e ousada jogada: está combinando sua experiência única em fotônica, silício e gerenciamento de rede para criar novamente uma abordagem verdadeiramente diferenciada para resolver os desafios de engenharia enfrentados pelos operadores de rede”, disse Andrew Schmitt, Directing Analyst, AI Cignal.

“Estamos entusiasmados com o XR optics e seu potencial para tornar as redes ópticas mais eficientes”, disse Beck Mason, Lumentum SVP and General Manager Telecom Transmission. “Nossos produtos de transmissão coerente líderes de mercado, baseados em circuitos integrados fotônicos de fosfeto de índio de alto desempenho, são bem comprovados e implantados em volume e aplicações de transmissão coerentes, incluindo aquelas que empregam subportadoras digitais, a tecnologia inovadora na qual o XR optics se baseia.”

“A agregação óptica com XR optics é uma nova arquitetura atraente para agregar nós de borda, como rádios 5G, em portas de roteador de alta velocidade 400G, sem a necessidade de dispositivos de agregação ativos em campo. Congratulamo-nos com este esforço de vários fornecedores para reduzir fundamentalmente a complexidade e o custo operacional das redes de agregação”, afirmou Christophe Metivier, vice-presidente de engenharia de manufatura e plataformas da Arista Networks.

Últimas notícias