Equinix expandirá para a África com a aquisição da MainOne

Salvador, 07/12/2021 – A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, anunciou hoje a sua expansão na África por meio da aquisição pretendida da MainOne, uma das principais provedoras de soluções de data center e conectividade da África Ocidental, com presença na Nigéria, Gana e Costa do Marfim. A operação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

A transação tem um valor corporativo de US$ 320 milhões e deverá haver um aumento em termos de AFFO no fechamento, excluindo os custos de integração, marcando a primeira etapa na estratégia de longo prazo da Equinix para se tornar uma operadora neutra líder em infraestrutura digital na região. Com mais de 200 milhões de pessoas, a Nigéria é a maior economia da África e, juntamente com Gana, se tornou um polo de data centers estabelecido. Isso faz da aquisição um ponto de entrada crucial para a Equinix no continente.

A Equinix acredita que a MainOne é um dos negócios de tecnologia mais animadores a surgir na África. Fundada por Funke Opeke em 2010, a empresa possibilitou conectividade para a comunidade empresarial da Nigéria e agora tem ativos de infraestrutura digital, incluindo três data centers operacionais, com uma instalação adicional em construção prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2022. Após o fechamento, essas instalações adicionarão mais de 64.000 pés quadrados brutos de espaço à Plataforma Equinix, com 570.000 pés quadrados de terreno para futuras expansões. A MainOne possui e opera uma rede submarina da Nigéria até Portugal, bem como 1.200 quilômetros de rede de fibra terrestre confiável no sul da Nigéria. Isso melhora a conectividade de e para a Europa, países da África Ocidental e as principais comunidades empresariais da Nigéria. Quando concluída, esta aquisição estenderá a plataforma Equinix para a África Ocidental, dando às organizações sediadas dentro e fora da África acesso a um dos mercados que mais crescem no mundo.

“A aquisição da MainOne representará um ponto crítico de entrada da Plataforma Equinix no amplo e de rápido crescimento mercado africano. A posição de interconexão líder da MainOne e a experiente equipe de gestão representam ativos essenciais em nossas aspirações de sermos o principal provedor neutro de infraestrutura digital na África. O crescimento no consumo de dados na África está entre os mais rápidos do mundo e os nossos clientes estão procurando um parceiro confiável para buscar as oportunidades apresentadas pela ampla adoção móvel e maior conectividade em toda a região. A infraestrutura, o relacionamento com os clientes, o ecossistema de parceiros e a capacidade operacional da MainOne ampliarão o alcance da Plataforma Equinix e reforçarão as oportunidades para os clientes na África e em todo o mundo”, avalia Charles Meyers, presidente e CEO da Equinix.

“A Equinix acelerará a nossa visão de longo prazo para aumentar os investimentos em infraestrutura digital em toda a África. Agradeço aos nossos acionistas fundadores liderados pelo Sr. Fola Adeola, MainStreet Technologies, AFC, PAIDF, FBN, Polaris e AfDB por investirem na visão da MainOne de fechar a lacuna digital na África. Com valores e cultura semelhantes ao que construímos em conjunto em doze anos, a Equinix é a parceira preferida para a nossa jornada de crescimento. A equipe da MainOne está animada com a parceria criada por meio da aquisição e estamos ansiosos para escrever o nosso próximo capítulo juntos”, diz Funke Opeke, fundadora e CEO da MainOne.

Nos termos da transação, a equipe de gestão, incluindo Funke Opeke, continuará exercendo as suas respectivas funções. Opeke tem mestrado em engenharia pela Columbia University e foi nomeada uma das 50 mulheres mais importantes em termos de tecnologia do mundo pela Forbes em 2018 por seus esforços em estimular a adoção da internet. Ela também foi recentemente nomeada uma das 10 mulheres mais importantes do setor de data center pela revista Data Center Magazine.

Os ativos da MainOne incluem:

•Três data centers operacionais, com uma instalação adicional em construção, que deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2022. Essas instalações adicionarão mais de 64.000 pés quadrados brutos de espaço à plataforma Equinix, além de 570.000 pés quadrados de terreno para futuras expansões.

•Uma extensa rede submarina que se estende por 7.000 quilômetros de Portugal até Lagos, Accra e ao longo da costa oeste da África, com estações de cabos submarinos na Nigéria, Gana e Costa do Marfim.

•Uma rede terrestre de mais de 1.200 quilômetros de fibra confiável nos estados de Lagos, Edo e Ogun. A conectividade com locais terrestres se estende por 65 PoPs (pontos de presença) em cidades de Portugal, Nigéria, Gana e Costa do Marfim.

•Acesso às principais internet exchanges que permitem baixa latência às principais redes mundiais, incluindo Amazon, Microsoft, Apple, Google e Facebook.

•Estima-se que mais de 800 clientes business-to-business, incluindo grandes empresas internacionais de tecnologia, empresas de redes sociais, operadoras globais de telecomunicação, empresas de serviços financeiros e provedores de serviços de cloud.

•Cerca de 500 funcionários e uma equipe de gestão com conhecimento aprofundado dos mercados locais e internacionais.

•As instalações geram aproximadamente US$ 60 milhões de receita anual (LQA do 2o trimestre de 2021) com uma compra de aproximadamente 14x EBITDA.

•Globalmente, a Plataforma Equinix compreende 237 data centers em 65 áreas metropolitanas e 27 países, fornecendo data center e serviços de interconexão para 10.000 empresas no mundo, incluindo mais de 50% das empresas da Fortune 500.

“A África tem sido a peça que faltava no quebra-cabeças da Equinix, e esta aquisição da MainOne será um grande primeiro passo para o continente. A demanda por serviços de data center na África é forte, com a Nigéria no epicentro do crescimento econômico exponencial na África Ocidental. A Nigéria é o maior país da África em população e economia, e seus motores de crescimento incluem rápida adoção de dispositivos móveis e aumento do consumo de dados de sua população jovem, boa conectividade submarina e terrestre e um forte mercado empresarial. Isso está levando a região a uma economia mais digitalizada e impulsionando o crescimento e a expansão do data center para fornecer a infraestrutura digital necessária”, analisa John Dinsdale, Chief Analyst & Research Director do Synergy Research Group.

Últimas notícias