Eletronet inaugura novos Pontos de Interconexão (PIX) no Brasil

Salvador, 21/06/2021 – A Eletronet, fornecedora de serviços de trânsito IP e circuitos de alta velocidade em longa distância por rede de fibra óptica, com mais de 17 mil km em todo o Brasil, anuncia a inauguração de mais quatro Pontos de Interconexão (PIX) no Brasil em 2021, localizados nas cidades de Teresina (PI), Maceió (AL), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). Ainda esse ano, a companhia pretende ativar mais três PIX nas cidades de Recife (PE), Aracaju (SE) e Campina Grande (PB).

Com isso, a Eletronet operará em 17 PIXs no Brasil e 26 no mundo, garantindo a liderança como a operadora brasileira presente no maior número de PIXs, gerando uma melhora significativa de conectividade para todos os que usufruem desse serviço.

O PIX, também conhecido como Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange (IX), é um ambiente no qual os provedores de internet, operadoras e as redes de fornecimento de conteúdos trocam tráfego de internet diretamente, permitindo a diminuição de latência, melhoria da qualidade e otimização do desempenho do roteamento dos dados.

“Usualmente, um provedor, para acessar os conteúdos que seus clientes procuram, precisa estabelecer links diretos com centros de concentração de conteúdo, como São Paulo ou Rio de Janeiro, diretamente ou por meio da contratação de links de dados, e com o PIX isso passa a não ser mais necessário”, explica Célio Mello, gerente de produto da Eletronet.

Um dos principais benefícios do PIX é o aumento da fluidez do tráfego pela rede, uma vez que os conteúdos presentes nos vários PIXs passam a estar disponíveis sem a necessidade de navegar a grandes distâncias e estabelecer múltiplas conexões. “O PIX possibilita o acesso otimizado e direto a sites de games espalhados pelo mundo, a sites de várias entidades governamentais distribuídos pelo Brasil, como os Detrans, Receita Federal, além de acesso a bancos, vídeos, streaming etc.”, completa.

Ampliação

De acordo com o executivo, a ampliação da presença nos PIXs faz parte do projeto de conectividade da rede IP Eletronet. “Entendemos que o valor da rede IP e da internet é tão maior quanto mais conectada ela for. Dentro desta linha, a rede IP Eletronet foi concebida e é operada com o conceito que intitulamos de hiperconectividade, cujo objetivo é disponibilizar o acesso aos conteúdos de forma mais otimizada e direta possível, para aqueles que utilizam a rede Eletronet, sejam os provedores ou os clientes destes provedores”, destaca Célio Mello.

Atualmente a Eletronet está presente e em operação em 14 PIXs espalhados pelo Brasil: São Paulo (EQX-IX e Nic.Br), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RG), Curitiba (PR), Campinas (SP), Goiânia (GO), Salvador (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Teresina (PI) e Florianópolis (SC), sendo os quatro primeiros próprios e nos demais, como participante.

No exterior, a Eletronet está presente em nove PIXs, sendo cinco nos EUA, em Ashburn (VA), Nova Iorque (DCIX e NYIX), Los Angeles (CA), São José (CA) e outros quatro PIXs localizados na Europa: em Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Frankfurt (Alemanha) e Sófia (Bulgária), totalizando a presença em 23 PIXs, distribuídos pelo Brasil e pelo mundo.

Além destes, a companhia pretende ampliar ainda mais sua presença nos PIXs. Em 2021, inaugurará a presença nos PIXs de Recife, Aracajú e Campina Grande. “Em nosso planejamento temos a expectativa de estar presente no maior número de PIX existentes, sejam públicos ou privados, nacionais ou internacionais. De imediato, todos os PIXs em operação do Nic.Br serão incorporados à medida que formos equacionando os aspectos operacionais de interligação nestes PIXs”, conclui Célio.

Full Routing

Como diferencial, a Eletronet disponibiliza todas as rotas (full routing) para os clientes acessarem sem restrição, em qualquer um dos PIXs onde estão presentes. Eles passam a ter as mesmas vantagens de quem está localizado em regiões centrais e com acesso abundante, como as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para exemplificar, quem é atendido por meio do PIX de Teresina, no Piauí, tem acesso aos mesmos conteúdos e com as mesmas facilidades de quem está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Quem se beneficia?

Além dos clientes da Eletronet, que passam a ter uma conexão direta com todos os provedores e participantes do novo PIX, melhorando o seu acesso a múltiplos conteúdos e amplificando a conectividade de sua rede, por meio da rede IP Eletronet, todos os participantes presentes nos PIXs se beneficiam, pois passam a ter a disponibilidade da rede e dos serviços Eletronet sem a necessidade de estabelecer novas conexões físicas com pontos distantes de sua região, otimizando as conexões atuais que eles já possuem com o PIX.

Outro beneficiado com a presença da Eletronet nos PIXs regionais é o IX.Br, uma vez que os provedores localizados na região passam a não  mais precisar ir até um centro distante, para acessar os conteúdos e, por conseguinte, fortalece a comunidade regional onde está localizado e onde atua, gerando mais engajamento.

Últimas notícias